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O Quadro abaixo foi elaborado por um engenheiro naval para a estimativa de pesos do navio hipotético “HOLONSEA", no final de sua fase de concepção.

Considerando-se uma margem de 10% para se minimizar a incerteza dos pesos dos grupos nesta fase de projeto, qual o valor do deslocamento leve do navio, em toneladas?

Considere os dados abaixo, relativos à estimativa da resistência residual de um navio (escala real), obtida com base no ensaio de reboque do modelo do casco (escala reduzida) em um tanque de provas.

• VS: velocidade do navio
• VM: velocidade do modelo
• LS: comprimento do navio
• LM: comprimento do modelo
• λ: razão de escala entre os comprimentos

Segundo a Lei de Comparação de Froude, a razão entre as resistências residuais do navio e do modelo será diretamente proporcional a λ3, se a razão entre velocidades for igual a

Considere os dados abaixo, referentes a uma movimentação de pesos realizada durante o teste de inclinação de um navio com a utilização de pêndulos.

• Deslocamento do navio na condição do teste: Δ = 6000 t
• Peso movimentado: P = 20 t
• Distância transversal em que o peso foi movimentado: D = 12 m
• Comprimento do pêndulo: l = 3000 mm
• Deflexão do pêndulo medida na régua: d = 100 mm

Na inclinação provocada pela movimentação do peso, o valor da altura metacêntrica, em metros, é igual a

A Figura abaixo mostra um tanque aberto contendo água (γ = 104 N/m3 ) na altura indicada.

A pressão atmosférica atua sobre todas as superfícies externas do tanque.

Qual o valor, em kN, da força resultante que a água exerce sobre a parte inclinada do fundo do tanque?

A Figura mostra uma viga prismática de comprimento L, em m, engastada em sua extremidade direita e submetida a uma carga concentrada W, em kN, de cima para baixo em sua extremidade esquerda.

O posicionamento da seção genérica S-S está a x m da extremidade esquerda, origem do referencial X0Y.

Admitindo-se que a viga possui rigidez constante ao longo de todo o seu comprimento, onde o módulo de elasticidade E é medido em GPa, e o momento de inércia I da viga, em relação ao eixo X, é medido em m4, qual é o valor ymáx da deflexão máxima da viga, em m?

A ação das ondas do mar sobre o navio altera, constantemente, a distribuição de sua curva de flutuação ao longo do seu comprimento. Quando as cristas das ondas suportam os extremos do navio, ou seja, o comprimento crista a crista é da mesma ordem de grandeza do comprimento do navio, o casco do navio tende a tosar Nesse contexto, tem-se, na estrutura do casco a meio navio, a(o)

Do ponto de vista do balanço de energia dos motores de propulsão marítima, considera-se o motor diesel, de baixa rotação, uma máquina térmica eficiente. Contudo, cerca de 50% da energia proveniente do combustível não é aproveitada para acionar o eixo propulsor, ou seja, é perdida, direta ou indiretamente, na forma de energia térmica. Nesse contexto, verifica-se que as duas maiores parcelas dessa perda de energia estão associadas à

A Figura 1 e a Figura 2 apresentam, respectivamente, gráficos de EHP (Effective Horse Power) versus velocidade V e gráficos de BHP (Break Horse Power) ou SHP versus velocidade V, para um mesmo navio. Cada gráfico é composto de duas curvas de potência distintas: o primeiro com as curvas 1 e 2 de EHP x V e o segundo com as curvas 3 e 4 de SHP x V.

Analisando os gráficos, constata-se que a(s) curva(s)

Considere as características abaixo relativas a um navio que flutua em água salgada (γ = 1,025 t/m3) sem banda e sem trim.

• Comprimento entre Perpendiculares: LPP = 200 m
• Boca Moldada: B = 30 m
• Calado Moldado: T = 8 m
• Deslocamento: Δ = 30750 t
• Coeficiente de Seção Mestra: CM = 0,95

De acordo com essas características, qual o valor do coeficiente prismático longitudinal (CP) do navio?

O histograma abaixo apresenta as alturas médias de ondas (H m), obtidas a partir do número de ocorrências de alturas de ondas dentro de determinadas faixas, em função de suas frequências, caracterizadas pela função densidade de probabilidade f(x).

Com base nesse gráfico, pode-se inferir que a altura significativa de ondas (H1/3) é igual a

Nos fluidos em escoamento, podem estar presentes diferentes tipos de força: inércia, viscosidade, pressão, gravidade, tensão superficial e compressibilidade. A razão entre duas dessas forças quaisquer será adimensional.

Um importante adimensional é o número de Reynolds (Re), que relaciona forças de inércia com força(s) de

Uma viga homogênea de seção transversal uniforme possui comprimento L e rigidez EI. Uma massa M é fixada de forma concentrada na extremidade livre dessa viga, conforme mostrado na Figura abaixo.

Se a massa da viga for considerada desprezível quando comparada à massa M, a frequência natural do sistema para vibração vertical será dada por

A Figura abaixo representa um eixo vazado de diâmetro externo D igual a 240 mm, submetido ao esforço de torque T.

Se a espessura da parede do eixo e a tensão de cisalhamento admissível forem, respectivamente, iguais a 30 mm e 80 MPa, qual o maior valor possível, em kN.m, para o esforço de torque T?

De acordo com a Convenção SOLAS, são requisitos a serem atendidos de modo a possibilitar a contenção de um incêndio em seu compartimento de origem, EXCETO:

Em motores navais de ignição por faisca, uma primeira aproximação para análise da sua eficiência é o Ciclo Otto, representado na Figura pelos diagramas P-V e T-S.

Considerando-se as informações apresentadas, nos processos relativos a esse ciclo, o ar:

I - é comprimido adiabática e irreversivelmente de 1 para 2.
II - é aquecido de 2 para 3, recebendo calor a volume constante.
III - sofre uma expansão adiabática irreversível entre 3 e 4.
IV - é resfriado de 4 para 1, cedendo calor a volume constante.

Está correto o que se afirma em

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