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Em relação à resistência ao avanço dos navios, considere as afirmações a seguir.

I - Os modelos utilizados no cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a influência da forma do casco sobre a resistência viscosa, através da adoção do fator de forma.

II - A parcela correspondente à resistência friccional está associada a escoamentos sobre o casco dos navios com baixos números de Reynolds, ou seja, são, tipicamente, escoamentos laminares.

III - A parcela de resistência que surge sobre o casco, devido à geração de ondas na superfície da água, é denominada resistência de ondas, sendo essa parcela controlada por um parâmetro físico denominado número de Froude.

É correto, APENAS, o que se afirma em

Um flutuante com boca e pontal iguais, respectivamente, a B e D tem seção transversal retangular uniforme ao longo do seu comprimento total L. Para um calado de flutuação, sem banda e sem trim, igual a T, a altura metacêntrica transversal KM pode ser expressa por

A Figura abaixo ilustra parte de um painel estrutural do chapeamento do fundo de um navio.

De acordo com o princípio da superposição de efeitos, quais pontos estão sujeitos, somente, à combinação de deflexões primárias e secundárias?

A Figura abaixo representa o estado plano de tensões de um elemento quadrado e o seu respectivo círculo de Mohr.

Se o elemento for submetido à condição de carregamento axial de tração na direção do eixo x, a tensão de cisalhamento máxima será igual a

No projeto de um navio, a determinação do parâmetro Numeral de Equipamento (NE) tem como objetivo o dimensionamento dos equipamentos de

A Figura abaixo mostra o arranjo físico das palhetas de dois tipos de turbinas a vapor: de ação e de reação.

Considerando que a entrada do fluxo de vapor se dá sempre pelo lado esquerdo em ambas as turbinas, haverá queda de pressão e aumento de velocidade do vapor, respectivamente, em

Considere um projeto de sistemas oceânicos flutuantes como as plataformas do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), desenvolvido segundo uma determinada filosofia de projeto que apresenta as seguintes características:

• As fases do ciclo de vida da FPSO são integradas num processo de feedback contínuo, com a minimização dos custos ao longo de todas as fases do ciclo de vida e a maximização das qualidades e desempenho do projeto.

• A equipe de projeto é incentivada, em todas as fases de projeto, a considerar todos os elementos do ciclo de vida da FPSO.

• Há o emprego intensivo de técnicas de CAD (Computer Aided Design), de cálculos de engenharia CAE (Computer Aided Engineering) e metodologias de produção CAM (Computer Aided Manufacturing) para dar suporte ao projeto integrado CIM (Computer Integrate Manufacturing) da FPSO.

Tais características referem-se a que metodologia de projeto?

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