Um fabricante de pneus afirma que seu produto pode rodar, em média, 60.000 km. Para averiguar tal afirmação, um pesquisador seleciona 49 pneus e obtém uma média de 58.000 km e um desvio padrão de 7.000 km.
Se as hipóteses a serem testadas são H₀ : μ = 60.000 H₁ : μ < 60.000, conclui-se que o p-valor é
Uma população de interesse é tal que nela se reconhecem grupos heterogêneos uns dos outros, mas cada grupo é composto de elementos com características comuns do estudo. O planejamento amostral é feito a partir da seleção de amostras de cada grupo em proporções adequadas. A técnica de amostragem assim descrita é denominada amostragem
O Quadro abaixo contém medidas estatísticas a respeito de uma variável de interesse, a partir de uma amostra de N = 25 elementos, sendo Q1 e Q3 o primeiro e o terceiro quartis da distribuição, respectivamente.
Com base nos dados obtidos, considere as afirmações a seguir.
I - O coefi ciente de variação é de 20% com os dados considerados homogêneos.
II - 25% da informação obtida se situa entre 545 e 620.
III - A distribuição é assimétrica positiva.
IV - O valor de 520 divide a distribuição ao meio.
É correto o que se afirma em
Com o objetivo de se estimar a média desconhecida de uma população normalmente distribuída, foi selecionada uma amostra de tamanho 90. A um nível de significância de 5%, a estimativa intervalar gerou um erro de 2. Quantos elementos a mais deveriam ser incorporados à amostra, se desejássemos reduzir o erro para 1,5 em torno do valor da média, mantendo-se o mesmo nível de significância?