Em relação a comprometimento, constituição de equipes, gestão do conhecimento e qualidade de vida no trabalho, julgue o item seguinte.
Dada a crescente emergência de transtornos mentais relacionados ao trabalho, na atualidade, no tocante às ações para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, devem-se priorizar mais os aspectos de saúde mental dos colaboradores do que a saúde física.
Julgue o item subsequente, relativo aos planejamentos estratégico, tático e operacional e ao ciclo PDCA.
Utilizado durante o planejamento estratégico, o ciclo PDCA, ou ciclo de Deming, permite aliar os objetivos estratégicos com o planejamento orçamentário, facilitando a visualização da situação da organização e do impacto das ações executadas.
Em relação a comprometimento, constituição de equipes, gestão do conhecimento e qualidade de vida no trabalho, julgue o item seguinte.
O comprometimento do indivíduo que utiliza suas habilidades pessoais para o crescimento organizacional extrapola a mera lealdade à organização.
No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.
Os componentes básicos da motivação são dois: a direção e a intensidade do esforço.
Julgue o item subsequente, relativo aos planejamentos estratégico, tático e operacional e ao ciclo PDCA.
O planejamento tático é menos amplo que o planejamento operacional.
Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
Para que se alcancem impactos positivos significativos no desempenho organizacional, as ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas devem-se ater às necessidades individuais.
No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.
Os padrões de influenciação e de poder, assim como as percepções e as atitudes das pessoas, constituem exemplos de aspectos informais da cultura de uma organização.
Julgue o próximo item, a respeito das convergências e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, bem como acerca da excelência nos serviços públicos.
Tipicamente, tanto nas organizações privadas quanto nas públicas, os clientes pagam diretamente pelo serviço prestado.
Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
Flexibilidade e inovação são diferenciais competitivos fundamentais em equipes orientadas por uma gestão estratégica de pessoas em busca de sucesso organizacional.
Julgue o próximo item, a respeito das convergências e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, bem como acerca da excelência nos serviços públicos.
O estabelecimento de autonomia para o alcance de metas e resultados e a criação de oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento de competências constituem bases para a excelência nos serviços públicos.
Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
Na formulação de processos de gestão de pessoas por competências, devem-se priorizar a estrutura organizacional, em vez dos macroprocessos empresariais, e a estrutura de cargos, em vez da complexidade das atribuições exercidas pelos colaboradores.
No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.
Caracteriza-se integração como a possibilidade de resolução de conflitos quando as partes, para evitarem a colisão frontal de interesses, negociam entre si por meio de um acordo ou compromisso no qual a derrota e a vitória são apenas parciais.
Em relação a comprometimento, constituição de equipes, gestão do conhecimento e qualidade de vida no trabalho, julgue o item seguinte.
É recomendado que as organizações envolvam seus colaboradores em atividades e contextos de criação e compartilhamento de conhecimentos, dado que a geração de conhecimento organizacional depende do fator humano.
Em relação a comprometimento, constituição de equipes, gestão do conhecimento e qualidade de vida no trabalho, julgue o item seguinte.
Na constituição de equipes de trabalho, cujo propósito é que o desempenho individual de seus membros impacte positivamente o ambiente organizacional, são desnecessários engajamento coletivo e sinergia entre os membros.
Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
O nível de satisfação de clientes internos e externos é um indicador de desempenho adequado à mensuração da qualidade dos serviços prestados, desde que se baseie em informações objetivas.