Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado

Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.

O Clicker e o Tracker são recursos, relacionados às TDIC, que cumprem as mesmas funções didáticas.

Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.

O software Tracker é um recurso didático que pode ser utilizado em aulas de física, particularmente naquelas em que se realizam experimentos científicos.

Em Pernambuco, o currículo da área de física para o ensino médio se estabelece em harmonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com relação a esse tema e suas ramificações, julgue os itens subsequentes.

A BNCC prevê ações relativas ao processo de alfabetização científica.

No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.

                                                                                         

Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.

Se a resistência interna da bateria fosse nula, a corrente sobre o resistor R5 mudaria de valor.

No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.

                                                                                   

Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.

A potência elétrica dissipada no resistor R5 é superior a 15 W.

O experimento proposto por Faraday consiste em uma bobina de cobre conectada a um amperímetro de alta sensibilidade, formando-se um circuito fechado, além de um ímã que pode ser afastado ou aproximado da bobina. Tendo como referência inicial o experimento de Faraday, julgue os itens seguintes.

Se a bobina tiver comprimento L e o seu eixo coincidir com o eixo z do sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, entre z = 0 e z = L, então, se o polo norte do ímã se aproximar da extremidade da bobina em z = L, a corrente gerada na bobina terá sentido anti-horário com referência ao plano xy.

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.

No ponto A, o vetor força responsável pelo início do movimento do esqueitista tem os mesmos módulo, direção e sentido que o vetor força gravitacional

A figura apresentada ilustra um experimento para o estudo do princípio de Arquimedes, no qual um objeto cúbico tem 50% do seu volume submerso em um volume inicial de 100 L de água.

Nesse experimento, o objeto está em equilíbrio.

Com base nessas informações e nos princípios que regem as teorias dos fluidos, julgue o item subsequente.

A densidade da água é menor que a densidade do objeto.

                     

Se forem submetidos a uma variação de temperatura, tanto o transferidor quanto a régua terão as suas precisões de medidas modificadas.

Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.

Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.

Ao passar pelas fendas, a luz é difratada de tal modo que, na tela, são formadas raias de luz devido a interferências construtivas e destrutivas.

Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.

Dentre os referenciais teóricos usados na construção de sequências didáticas, há aqueles destinados a apresentar os mecanismos psicológicos de aprendizagem dos estudantes.

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.

No ponto C, o jovem atingirá a velocidade máxima.