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Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.

Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.

O fenômeno que faz a luz passar por uma fenda é chamado de polarização.

Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.

Os referenciais teóricos servem apenas de guias genéricos para a elaboração de sequências didáticas, uma vez que o que importa e dá coerência a uma aula é a experiência do professor.

Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.

Recentemente as TDIC têm ganhado lugar de notoriedade entre os recursos didáticos utilizados em sala de aula.

Em Pernambuco, o currículo da área de física para o ensino médio se estabelece em harmonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com relação a esse tema e suas ramificações, julgue os itens subsequentes.

As habilidades previstas no currículo em questão não fazem referência direta aos desenvolvimentos específicos da física quântica.

Eratóstenes (século VII a.C.) observou que, durante o solstício de verão, na cidade de Siena, ao meio-dia, o Sol se posicionava exatamente no zênite, ou seja, os raios solares incidiam perpendicularmente ao solo. Ele observou também que, em Alexandria (ao norte e distante 800 km de Siena), no mesmo horário, a luz do Sol, ao incidir em um objeto, projetava uma sombra posicionada verticalmente ao solo, formando um ângulo de 7,2º, como ilustra a figura a seguir.

                                                               

Considerando essas informações e assumindo 3,14 como o valor de , julgue o item a seguir.

A partir do modelo de Eratóstenes, conclui-se que o raio da Terra é de aproximadamente 6.370 km.

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.

Se o jovem partisse do ponto P com uma velocidade inicial nula, o seu movimento sobre a pista de treino seria do tipo movimento uniformemente variado.

A figura apresentada ilustra um experimento para o estudo do princípio de Arquimedes, no qual um objeto cúbico tem 50% do seu volume submerso em um volume inicial de 100 L de água.

Nesse experimento, o objeto está em equilíbrio.

Com base nessas informações e nos princípios que regem as teorias dos fluidos, julgue o item subsequente.

O teorema de Stevin estabelece que a pressão absoluta em um ponto de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade p e à profundidade ℎ, é igual à pressão atmosférica (exercida sobre a superfície desse líquido) mais a pressão efetiva.

Para o diagrama apresentado, as projeções nos planos A1, A2 e A3, indicadas pelas setas, referem-se às leis de Boyle, de Gay-Lussac e de Charles, respectivamente.

No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.

                                                                                           

Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.

A resistência equivalente vista dos pontos a e b (pontos externos da bateria) é igual a 8 Ω.

No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.

                                                                             

Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.

Em funcionamento, a bateria gera 81 W e fornece ao circuito externo 72 W.

        Dois pêndulos simples têm fios de suspensão finos, com comprimentos iguais, e a massa de um deles é o dobro da massa do outro. Eles estão pendurados verticalmente em uma mesma corda esticada horizontalmente, um próximo ao outro.

A partir da situação apresentada, julgue o item que se segue.

Se um dos pêndulos for colocado para oscilar, o outro pêndulo também irá oscilar na mesma frequência do primeiro, mesmo que não haja contato entre eles.

Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.

Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.

As raias formadas na tela são tais que os picos dos máximos estão separados uns dos outros por uma distância superior a 4 cm.

Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.

Alguns referenciais teóricos usados na construção de sequências didáticas possuem caráter normativo.

Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.

A tecnologia da educação conhecida como ensino por investigação preconiza que se deve sempre permitir aos estudantes a manipulação da situação experimental, sob o argumento de que isso induz à construção de hipóteses a serem testadas.