Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.
Crescimento diz respeito essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano, enquanto o desenvolvimento engloba simultaneamente transformações quantitativas e qualitativas, visto que resulta de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à maturação biológica e, especificamente no caso da educação física e do esporte, ao desempenho motor.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A dinâmica da relação professor-estudante é fundamental para a ação didática.
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
A década de 1980 é reconhecida como paradigmática de uma educação física que se volta aos conhecimentos biológicos, em especial, da fisiologia do exercício.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
Os alunos devem compreender os conteúdos da educação física como conhecimentos sócio-históricos das práticas corporais e que possuem sentido e significado a partir da cultura.
Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.
Desenvolver o condicionamento físico dos alunos faz parte dos objetivos das aulas de educação física na escola.
Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
Abdominal, “canguru” e flexão de braço são exemplos de exercícios a serem considerados como parte de provas avaliativas da educação física na escola.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
Os determinantes sociais da saúde são elementos preponderantes para compreender a produção de saúde das coletividades

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
O futebol faz parte dos conteúdos da educação física escolar e integra os conhecimentos da cultura corporal.
Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assevera que a educação física é componente curricular obrigatório em todas as etapas da educação básica.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
A educação física é um componente curricular que fundamentalmente abrange seus conteúdos de ensino de forma polissêmica, considerando o ser humano em suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humano, historicamente definidas como jogo, esporte, dança, luta e ginástica.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer-entretenimento e(ou) o cuidado com o corpo e a saúde.
Com a promulgação da Lei n.º 9394/1996, a educação física passou a atender a educação básica do país, com o objetivo de enfocar, na educação infantil, o desenvolvimento psicomotor do estudante e, nas séries inicias do ensino fundamental, a promoção dos esportes de alto rendimento.
O Decreto n.º 69.450/1971 considerou a educação física como atividade que, por seus meios, processos e técnicas, visa desenvolver e aprimorar as forças físicas, morais,
cívicas, psíquicas e sociais do educando, com ênfase na aptidão física.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.
O Currículo de Pernambuco valoriza a educação por competências, que favorece a aprendizagem crítica e prática.