Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 59 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado

Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.

Crescimento diz respeito essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano, enquanto o desenvolvimento engloba simultaneamente transformações quantitativas e qualitativas, visto que resulta de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à maturação biológica e, especificamente no caso da educação física e do esporte, ao desempenho motor.

Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.

A década de 1980 é reconhecida como paradigmática de uma educação física que se volta aos conhecimentos biológicos, em especial, da fisiologia do exercício.

Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.

Os alunos devem compreender os conteúdos da educação física como conhecimentos sócio-históricos das práticas corporais e que possuem sentido e significado a partir da cultura.

Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.

Desenvolver o condicionamento físico dos alunos faz parte dos objetivos das aulas de educação física na escola.

Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.

Abdominal, “canguru” e flexão de braço são exemplos de exercícios a serem considerados como parte de provas avaliativas da educação física na escola.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.

Os determinantes sociais da saúde são elementos preponderantes para compreender a produção de saúde das coletividades

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.

O futebol faz parte dos conteúdos da educação física escolar e integra os conhecimentos da cultura corporal.

Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assevera que a educação física é componente curricular obrigatório em todas as etapas da educação básica.

Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

A educação física é um componente curricular que fundamentalmente abrange seus conteúdos de ensino de forma polissêmica, considerando o ser humano em suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humano, historicamente definidas como jogo, esporte, dança, luta e ginástica.

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.

Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer-entretenimento e(ou) o cuidado com o corpo e a saúde.

Com a promulgação da Lei n.º 9394/1996, a educação física passou a atender a educação básica do país, com o objetivo de enfocar, na educação infantil, o desenvolvimento psicomotor do estudante e, nas séries inicias do ensino fundamental, a promoção dos esportes de alto rendimento.

O Decreto n.º 69.450/1971 considerou a educação física como atividade que, por seus meios, processos e técnicas, visa desenvolver e aprimorar as forças físicas, morais,
cívicas, psíquicas e sociais do educando, com ênfase na aptidão física.

Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.

O Currículo de Pernambuco valoriza a educação por competências, que favorece a aprendizagem crítica e prática.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282