Mauro Wolf (1999) chama de noticiabilidade a capacidade que os fatos têm de virar ou não notícia. Quanto maior o grau de noticiabilidade, maior essa capacidade. Tecnicamente, essa capacidade pode ser avaliada tendo como referência:
Entendendo a linguagem jornalística como precisa, coerente, clara, coesa, fluente e concisa, é correto afirmar sobre o texto jornalístico:
Em relação às características da pauta jornalística na perspectiva de Cremilda Medina na obra “Entrevista
– O diálogo possível", é correto afirmar que:
No processo de edição de jornal, revista ou website, colocar uma matéria ou ilustração na zona visual primária significa localizá-la na parte da página que fica:
Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de
hipertexto.
De acordo com o Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros que trata da responsabilidade profissional do jornalista é incorreto afirmar que:
Sobre o controle social da mídia é correto afirmar:
Considere as seguintes funções:
1.Elaboração de releases para a imprensa e sugestões de pauta.
2.Organização de entrevistas coletivas.
3.Edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.
4.Atuação como mestre de cerimônias em eventos.
5.Promoção de venda.
São funções de uma Assessoria de Imprensa de uma instituição pública ou privada que devem ser exercidas exclusivamente por um jornalista habilitado:
Para agir de forma ética, o assessor de imprensa deve:
As noções de imparcialidade e objetividade no jornalismo são polêmicas. Sobre tais noções, qual das afirmações abaixo é verdadeira? Assinale apenas a alternativa correta.
O planejamento visual gráfico na comunicação impressa é essencial. Para diagramar o conteúdo editorial, trabalha-se com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem alterar o resultado final). Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário:
São ações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará:
I. Rádio Universitária e Jornal da Educação
II. Programa UFC TV e Jornal da UFC
III. Revista Universidade Pública e Boletim Semanal UFC Notícia
IV. Diálogos Acadêmicos e Folha Universitária
V. Guia de Fontes e Agência UFC
Marque a opção correta:
A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.
Revista semanal ilustrada que marcou época no jornalismo brasileiro foi criada em 1928, no Rio de Janeiro, pelos Diários Associados. Essas informações referem-se à revista: