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As funções do professor de Educação Especial são abertas à articulação com as atividades desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores das escolas comuns, tendo em vista o benefício dos alunos e a melhoria da qualidade de ensino. São considerados eixos privilegiados dessa articulação, exceto:

Na publicação “Ensino Fundamental De Nove Anos - Orientações Para A Inclusão Da Criança De Seis Anos De Idade” (BRASIL,2007) os autores consideram relevante a distinção feita entre alfabetização e letramento. Ao conceito de alfabetização entende-se: 

No Art. 9º da Resolução Nº 5, de 17 De Dezembro de 2009 que Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o Ministério da Educação e Cultura prevê que “As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores ________________________”. Complete a lacuna corretamente, segundo o texto proposto. 

As problematizações, de acordo com Katia Smole devem ser uma constante nas aulas, desde a Educação Infantil. Sendo assim, no planejamento do professor deve sempre haver uma situação–problema a ser discutida e resolvida pelas crianças. Nesta concepção, existem várias propostas de resolução de problemas, entre elas, aquelas baseadas em: 

A aprendizagem baseada em projetos é uma maneira de trabalhar o conhecimento para compreensão da realidade. A partir desse pressuposto, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:

(   ) Com projetos, o aluno aprende a interpretar, analisar e investigar de acordo os objetivos de aprendizagem.  

(   ) Os projetos possuem um produto final.

(   ) Os projetos podem ser anuais, mensais, semanais ou de curto prazo.

(   ) Os projetos permitem que cada aluno escolha, comprometa-se, responsabilize-se, discuta e avalie.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

As mudanças para uma escola inclusiva fazem parte da vontade política do coletivo da escola, explicitadas, no seu Projeto Político Pedagógico - PPP e vividas a partir de uma gestão escolar democrática. Com base nesta afirmação, das alternativas, abaixo, qual não está de acordo com uma prática pedagógica inclusiva e democrática?

Quanto ao currículo escolar, a Declaração de Salamanca salienta que: 

A Resolução Nº 5, De 17 De Dezembro De 2009 Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Segundo o Art. 4º, “as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança,  ______________________________, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói ______________________, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009). Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas, segundo o texto proposto na Resolução. 

Considerando os estudos de Kátia Smole em relação a Resolução de Problemas, analise os itens a seguir: 

I – O conhecimento matemático não se constitui em um conjunto de fatos a serem memorizados.

II – Para resolver problemas adequadamente, a criança precisa dominar conceitos numéricos.  

III – É função do professor observar as ações das crianças na Resolução de Problemas e interferir para que avancem e superem obstáculos.  

Assinale a alternativa correta: 

O trabalho com projetos pedagógicos associa-se ao desenvolvimento do conhecimento globalizado e relacional, ou seja, na articulação dos conhecimentos escolares nas atividades de ensino, não de forma rígida e fragmentada, mas pensando na interdisciplinaridade.

A partir desta afirmativa, analise os itens abaixo, considerando uma pedagogia por projetos:

I - Facilita ao professor definir atividades e a duração do assunto, bem como dá oportunidade de escutar os desejos e as necessidades de seus alunos.

II - Permite aos alunos realizarem um trabalho cooperativo, favorecendo as relações intergrupais e incrementando a socialização e a autoestima.    

III- Os alunos deparam-se com situações reais nas quais precisam agir, fazendo com que sejam capazes de autoavaliar-se e aos colegas.

Assinale a alternativa correta: 

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009, consideram-se recursos de acessibilidade, na educação, aqueles que: 

Uma das contribuições da Declaração de Salamanca foi a implementação do termo “necessidades educacionais especiais”. Essa conceitualização refere-se: 

A publicação “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças” (BRASIL, 2009) aborda, em linguagem simples, normas, recomendações e diretrizes para o atendimento de crianças pequenas em ambiente de Creche. Quanto às políticas de creche  que respeita os direitos fundamentais da criança, assinale abaixo a única alternativa que não compõe esses direitos: 

Os instrumentos de avaliação estão fundamentados em valores morais, concepções de educação, de sociedade, de sujeito que regem o fazer avaliativo e, de acordo com Jussara Hoffmann, é necessário pensar primeiro como os educadores entendem a avaliação antes de mudar as metodologias, testagem e formas de registro. De acordo com esses pensamentos, assinale a alternativa correta: 

O papel do avaliador _________________, em termos de processo, transforma-se no de _______________ do sucesso ou fracasso dos alunos, uma vez que os percursos individuais serão mais ou menos favorecidos a partir das suas _______________ pedagógicas que dependerão, igualmente, da amplitude das _______________.  (HOFFMANN) 
 
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, na frase acima, é: 

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