Em que período histórico a dança deixa de ser considerada apenas como uma atividade lúdica e passa a ser, efetivamente, um trabalho organizado, disciplinado e com o uso do palco para as apresentações?
Com relação a história da música popular brasileira, leia atentamente as afirmações abaixo, e escolha a alternativa CORRETA
I) Somente no século XVIII o piano aparece no cenário musical brasileiro e é restrito às classes mais abastadas;
II) Na segunda metade do século XVIII surgem, no Brasil, as modinhas, um estilo musical trazido pelos portugueses;
III) No período colonial os padres Jesuítas musicavam peças teatrais e autos para facilitar a compreensão de suas pregações religiosas;
IV) Em 1899, o cantor Lamartine Babo compôs a música "Abre Alas", uma das mais famosas marchinhas da história do carnaval brasileiro.
Quem foi o ator que, em 1833, influenciado pelo movimento do Romantismo, de cunho nacionalista, formou uma companhia brasileira de teatro, com o propósito de "Acabar assim com a dependência de atores estrangeiros para o nosso teatro"?
que movimento artístico brasileiro teve como principais características: individualidade e subjetividade; arte destituída de hierarquização; cotidiano banalizado, humor e crítica; realidade ambígua e multiforme, dentre outras:
Leia atentamente as afirmações, abaixo, e escolha a alternativa CORRETA: I) Em 1960 se instala o ensino da arte nas escolas brasileiras, caracterizando-se pela "livre expressão" II) Em 1930 é instituído o canto orfeônico nas escolas, por iniciativa do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos III) Em 1981 surgem os primeiros cursos de Licenciatura em Artes para a formação de professores IV) A "Semana de Arte Moderna", na verdade, não influenciou a modernização do ensino da arte no Brasil
os "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte" indicam, como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:
I) utilizar exclusivamente a linguagem plástica como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
II) perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
III) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
IV) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva.
Com relação as afirmações acima, escolha a alternativa CORRETA:
Qual foi o movimento artístico que contribuiu, decisivamente, para o surgimento da arte moderna e que se caracteriza, dentre outros, pelo uso de cores fortes, pinturas por manchas largas na formação de grandes planos, cujos artistas se diziam baseados no instinto "selvagem"?
O informalismo e a arte abstrata, surgidos no Brasil no período de 1960 a 1970, estão diretamente ligados a que artistas?
O professor precisa orientar tarefas em que os alunos percebam as qualidades da percepção das formas estéticas. Seu papel é o de proporcionar a flexibilidade da percepção com perguntas que favoreçam diferentes ângulos de aproximação das formas artísticas: aguçar a percepção, incentivando a curiosidade, desafiando o conhecimento prévio, aceitando a aprendizagem informal que os alunos trazem para a escola, como o único elemento capaz de proporcionar o desenvolvimento da percepção de qualidade estética.
Considerando como referência os "Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Arte", qual das alternativas abaixo está CORRETA?
Ligia Clark, Ligia pape, Amilcar de Castro e Franz Weissmann, são expoentes de que movimento artístico brasileiro?