Como exemplo de pintor maneirista pode ser citado Parmigianino (Francesco Mazzola) cuja uma obra muito conhecida é:
Julgue as seguintes afirmativas:
I. Considerar educação musical como uma instância de construção e exercício da autonomia pessoal do aluno e de sua participação ativa em sociedade não representa mais uma visão romântica, idealista, utópica, como durante muitos anos foi feita a crítica.
II. Oportunizar novas percepções de si e do "outro" através de um meio potente como a música significa intensificar qualitativamente a dimensão formadora e a dinâmica social das escolas, sobretudo nos grandes centros como São Paulo, tão carentes de ações educativas criativas e humanizadoras.
III. Espera-se que a "música na escola" tão reivindicada seja um fazer musical pedagogicamente descompromissado, de lazer e passatempo.
IV. Os alunos, além de representantes sensíveis e inteligentes de estados musicais, são potenciais muito mais ricos do que se imagina, que merecem ser conhecidos e desenvolvidos com consciência e respeito.
São corretas:
Pode-se apontar algumas características de fácil reconhecimento da arquitetura do Renascimento como a utilização de elementos clássicos, ordens arquitetônicas, sobretudo romanas, ou sejam:
Leonardo da Vinci, além de incursões na arquitetura com projetos de igrejas, pesquisou novas técnicas pictóricas, sendo-lhe atribuído:
Assinale a alternativa incorreta sobre o ato de dramatizar:
Assinale a alternativa incorreta sobre a Semana da Arte Moderna:
Arte cuja origem se situa em Roma (Itália) no século XVII considerada no início um estilo exagerado e sem lógica, instintivo. Recebeu uma denominação pejorativa, como algo que é irregular e bizarro. Também pode ser considerado uma tendência artística com exuberância, extravagância e até mesmo com exagero. Trata-se:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, responda as próximas quatro perguntas.
Julgue as seguintes afirmativas:
I. O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo.
II. A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação.
III. Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, um produto cultural de uma determinada época e uma criação singular da imaginação humana, cujo valor é universal.
IV. As obras de arte mais modernas são mais avançadas, mais evoluídas, e mais corretas do que as de épocas mais antigas.
São corretas: