Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 274744 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q797624

A Ecologia estuda o meio onde os seres vivos vivem. Entretanto, essa ciência é bastante complexa, sendo responsável por estudar também a interação dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem. Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q797650

Os sistemas de contas da contabilidade pública são:

Carregando...
Q797636

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes estruturas citoplasmáticas:

  1. Os ribossomos são depósitos de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por pinocitose, por fagocitose, ou, então, organelas da própria célula.
  2. Os peroxissomos têm também um papel na desintoxicação. Por exemplo, cerca da metade do álcool etílico (etanol) consumido por uma pessoa é destruído por oxidação nos peroxissomos, principalmente nos peroxissomos do fígado e dos rins.
  3. Complexo de golgi é responsável pela síntese de proteínas solúveis e integrais da membrana, a maioria das quais é destinada para secreção no exterior das células.

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q797631

Sobre a histologia. Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

  • De origem mesodérmica, o tecido conjuntivo caracteriza-se por preenchimento dos espaços intercelulares do corpo e a importante interfase entre os demais tecidos, dando-lhes sustentação e conjunto. Além da função de preenchimento dos espaços entre os órgãos e manutenção, toda a diversidade do tecido conjuntivo em um organismo desempenha importante função de defesa e nutrição.
  • O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal; e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos por neurônios e gliócitos (ou células gliais). O neurônio se comunica fisicamente com outro neurônio e com a fibra muscular.
  • O tecido epitelial possui algumas especializações (junções intercelulares), que permitem a adesão e a comunicação entre as células. Além disso, a superfície das células epiteliais pode conter especializações, como microvilosidades (pequenas projeções do citoplasma), cílios e flagelos, as quais aumentam a superfície de contato e facilitam a movimentação de partículas.
  • O tecido muscular, originado do ectoderme (folheto embrionário) constitui os músculos, está relacionado ao mecanismo de locomoção e ao processo de movimentação de substâncias internas do corpo, As células desse tecido são caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especialização é a função de contração e distensão das fibras musculares, formada por numerosos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos).

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q797150

No feriado de 12 de outubro, Letícia, Paula e Viviane decidiram jogar boliche. Considere as proposições abaixo:

  1. Letícia derrubou mais pinos do que Paula.
  2. Paula derrubou menos pinos do que Viviane.
  3. Viviane derrubou mais pinos do que Letícia.

Se as duas primeiras proposições forem verdadeiras, é possível CONCLUIR que:

Carregando...
Q797681

Leia o trecho a seguir.

Nesse sentido, são competências específicas da Educação Física para o ensino fundamental, EXCETO:

Carregando...
Q797667

Analise as afirmativas sobre as dimensões históricas da Educação Física.

  1. A inserção da Educação Física no espaço escolar é permeada de referências históricas singulares. Associadas a ideais higiênicos, eugênicos e militares, a Gymnastica e a Educação Physica percorrem um particular caminho no interior dos recintos escolares.
  2. A Eugenia pretendia regenerar os indivíduos para melhorar a sociedade, controlando a população biologicamente, organizando a sociedade contra fatores de degeneração, evitando casamentos entre pessoas de menores valores sociais como os considerados tarados, degenerados e raças inferiores.
  3. A concepção militarista na educação física objetivava, como remete o nome, preparar a criança, o adolescente e o adulto para a guerra, então, suas atividades eram mais rígidas e visavam o preparo físico apurado.
  4. Tanto esporte quanto ginástica chegaram ao Brasil no contexto de mudanças socioculturais do século XIX e, principalmente nos anos finais daquele século, foram compreendidas como estratégia de controle corporal e de adequação aos novos ritmos de vida necessários e impostos com a modernidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
Q797679

O papel do professor de educação física, em qualquer modalidade de ensino, é o de intermediar novos aprendizados, apresentando ao seu aluno o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, o aluno tende a assimilar melhor o conhecimento, idealizando os recursos motores e mentais que possuem. Sobre as possibilidades de ensino da Educação Física na Educação Básica, é CORRETO afirmar que:

Carregando...
Q797674

O Professor de Educação Física Carlos Alberto estava assistindo ao jogo de futebol do seu filho de 8 (oito) anos. Analisando seus movimentos e sua idade, ele pode descobrir em qual fase do desenvolvimento motor o seu filho se encontra. Assinale a alternativa que indica qual é essa fase:

Carregando...
Q796070

Quanto a uma hipótese de cláusula necessária do contrato administrativo, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q797612

Em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), na NBCT 16.2, sobre patrimônio e sistemas contábeis, que estabelece o conceito de patrimônio público, sua classificação sob o enfoque contábil, o conceito e a estrutura do sistema de informação contábil. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que para efeito da referida norma, entende-se por conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até doze meses da data das demonstrações contábeis, como:

Carregando...
Q797605

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos:

Carregando...
Q797857

O gás liquefeito de petróleo (GLP) é uma mistura de moléculas de hidrocarbonetos gasosos como propano, propeno, isobutano, n-butano e buteno. Dentre as condições favoráveis à liquefação de gases, estão: 

Carregando...
Q797871

“A perspectiva sócio construtivista (...) concebe o ensino como uma intervenção intencional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com os objetos de conhecimento (...). Esse entendimento implica, resumidamente, afirmar que o objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no conhecimento e desenvolvimento do aluno. Tais ações devem pôr o aluno, sujeito do processo, em atividade diante do meio externo, o qual deve ser 'inserido' no processo como objeto de conhecimento, ou seja, o aluno deve ter com esse meio, (que são os conteúdos escolares) uma relação ativa, uma espécie de desafio que o leve a um desejo de conhecê-lo”

(CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Geografia, Linguagem, Psicologia. Cadernos CEDES.v.25n.66 Campinas maio/ago.2005)

A respeito do ensino de Geografia, analise as afirmativas:

  1. Na relação cognitiva de crianças, jovens e adultos com o mundo, o raciocínio espacial é necessário, pois as práticas sociais cotidianas têm uma dimensão espacial; assim, os alunos já possuem conhecimentos geográficos oriundos de sua relação direta e cotidiana com o espaço vivido e, portanto, o desenvolvimento de um raciocínio espacial depende apenas da relação intersubjetiva no contexto familiar.
  2. Como sujeito ativo de seu processo de formação e de desenvolvimento intelectual, afetivo e social, o aluno é o grande responsável por seu aprendizado; o professor fica com o papel secundário de mediador do processo de formação do aluno, ajudando o aluno a adquirir seus conhecimentos exclusivamente a partir dos conhecimentos já trazidos por ele.
  3. Os professores, ao ensinarem Geografia, necessitam despertar nos seus alunos a perspectiva da construção de uma Linguagem Geográfica que deve ser apreendida pelos educandos em uma perspectiva dialógica. A formação da consciência, das funções psicológicas superiores, ocorre, então, a partir da atividade do sujeito, com a ajuda de instrumentos socioculturais, que são os conteúdos externos, da realidade objetiva.
  4. O estudo da História e da Geografia deveria ser tratado nas series iniciais de forma mais integrada que já apontasse para as séries seguintes alguns conceitos, que serão depois aprofundados, como no caso da temporalidade. Sem um diálogo adequado, a transição dos educandos desses anos iniciais para os seguintes é bastante problemática.

Entre as afirmativas mencionadas, são verdadeiras apenas:

Carregando...
Q797864

“A representação de diferentes informações cartográficas é associada ao uso de diferentes símbolos, que são individualizados pela visualização e diferenciados pelo uso de diferentes variáveis visuais (Bertin, 1983). Assim, as variáveis visuais de diferenciação dos símbolos são definidas como elementos gráficos primários (Robinson et al., 1995). Existem pequenas diferenças entre as variáveis visuais apresentadas por Bertin (1983) e Robinson et al. (1995), porém, de maneira geral, as principais variáveis gráficas visuais são: cor, valor, tamanho, forma, espaçamento, orientação e posição”.

(MENZES, P. M. L. e FERNANDES, M. C. Roteiro de Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013).


Com base no texto e em seus conhecimentos sobre convenções, simbolizações e representações cartográficas, identifique a que variável gráfica se referem as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde a essas variáveis, na ordem em que aparecem:

_______________: essa variável gráfica quando utilizada sozinha, traduz fenômenos quantitativos e quando utilizada em suas variações, traduz fenômenos qualitativos.

_______________: essa variável gráfica é percebida quando ocorrem dimensões aparentes diferentes, tais como, diâmetro, área, comprimento e altura.

_______________: essa variável gráfica se refere à disposição direcional dada a componentes utilizados em uma simbologia.

_______________: essa variável gráfica é ilimitada, baseia-se na aparência e pode ser determinada pela geometria regular ou irregular.

_______________: essa varável gráfica deve ser restringir aos componentes que podem ser movidos como títulos, legendas e toponímias.

Carregando...
GABARITO:

  • 31) D
  • 32) D
  • 33) C
  • 34) C
  • 35) C
  • 36) C
  • 37) C
  • 38) D
  • 39) C
  • 40) D
  • 41) A
  • 42) B
  • 43) B
  • 44) E
  • 45) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282