Dispositivos legais associados a recursos de Tecnologia Assistiva possibilitam, atualmente, o pleno acesso ao conteúdo de um livro impresso a pessoas com deficiência visual. De acordo com Silva (2014), as palavras que podem ser associadas a “acessível” e “acessável”, são, respectivamente:
De acordo com Lima (2010), o audio-descritor “se ocupa do estudo, construção, socialização, oferta e defesa da áudio-descrição”. É um elemento de extrema relevância no processo de inclusão social da pessoa com deficiência visual e deve atuar a partir de alguns princípios, EXCETO:
Historicamente, as pessoas com deficiência recebem tratamento segregacionista e assistencial, seja em instituições de asilamento ou em escolas separadas. No século XX, evoluiu-se para o modelo biomédico, e deste, para o modelo social da deficiência. Nesse contexto, pode-se afirmar que:
A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi ratificada pelo Brasil em 2008 e promulgada por meio do Decreto nº 6.949/2009. Sobre a ratificação, pode-se afirmar que:
Considera-se tecnologia assistiva ou ajuda técnica para pessoas com deficiência o conjunto que inclui:
Uma pessoa que apresenta uma deficiência motora e, ao mesmo tempo, uma deficiência intelectual é classificada como portadora de deficiência:
Podem ser considerados produtos que promovem a autonomia, a independência, a qualidade de vida e a inclusão social da pessoa com deficiência:
Visando promover a inclusão das pessoas com deficiência em todos os níveis da educação, a Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência determina que os Estados signatários devem garantir que:
Barreiras são entraves, obstáculos, atitudes ou comportamentos que limitam ou impedem a participação social da pessoa e o exercício de seus direitos, entre eles, à liberdade de movimento e de expressão. Assinale a alternativa que classifica INCORRETAMENTE tais barreiras.
O cuidado ampliado em saúde mental também deve estar presente na atenção básica. As equipes da atenção básica contam com o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Assinale a opção que descreve corretamente uma atribuição do NASF.
Uma das especificidades do atendimento de crianças e adolescentes é o fato de que geralmente não chegam ao serviço de saúde por si mesmo, mas levados por um adulto que tem a responsabilidade de seu cuidado. Estes últimos podem buscar o serviço também a partir do encaminhamento feito por outras instituições, como a escola, ou outro serviço de saúde, por exemplo. Com relação ao encaminhamento de crianças e adolescentes para avaliação na rede de saúde mental é recomendado que:
Cada criança e adolescente é um sujeito singular, tem sua própria história, seu jeito de ser e suas questões subjetivas, familiares e sociais. Mesmo que tenham diagnósticos semelhantes, são pessoas únicas, que vivem sob dinâmicas familiares também próprias. Essa perspectiva deve orientar o modo de acolhimento de uma criança ou adolescente e sua família para avaliação em saúde mental. Assim, é INCORRETO afirmar que:
O trabalho intersetorial na Atenção Psicossocial está voltado, entre outras funções, para o cuidado em uma perspectiva ampliada, visto que objetiva uma inscrição cidadã do usuário e de sua rede de proteção. Em especial, diante dos grupos que estejam em situações particulares de __________________, esta estratégia será capaz de mobilizar com mais rapidez os serviços existentes no território. Assinale a opção que melhor completa o espaço em branco.
O relacionamento dos profissionais do serviço de saúde com os familiares de uma pessoa com sofrimento psíquico é muito importante na condução do tratamento e deve ser construído de maneira muito cuidadosa. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte da rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e são organizados de acordo com sua especificidade e com o porte populacional dos municípios onde estão instalados. Sobre os CAPSi (CAPS infanto juvenis) é correto dizer que: