De acordo com a Associação Educacional para Múltiplas Deficiências, Libras tátil é uma forma de comunicação simbólica que se caracteriza pelo uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela modalidade tátil, ou seja, mão sob mão, e destina-se a um determinado grupo de pessoas com deficiência, a saber:
Em artigo publicado na Revista Nacional de Reabilitação em 2009, o consultor Romeu Kazumi Sassaki propõe uma série de práticas focadas na inclusão escolar. Assinale qual das seguintes práticas NÃO está especificamente relacionada a pessoas com deficiência visual.
Define-se “direitos humanos” como aqueles inerentes a todas as pessoas, sem discriminação, e que apresentam, como características mais relevantes, serem:
Observa-se, na sociedade e nas ações do Estado, uma série de atitudes que podem ser consideradas discriminação em razão da deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência define ações e procedimentos que configuram discriminação, sendo passíveis de punição, dentre elas:
O Plano Nacional da Educação (PNE) instituído pela Lei nº 13.005/2014, composto por metas e estratégias, tratou da educação de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A esse respeito, o PNE prescreveu:
As instituições de ensino superior e de pesquisa e inovação devem contribuir para a inclusão e a participação das pessoas com deficiência na sociedade. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
É competência dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência:
Dentre as alternativas apresentadas, assinale a que representa uma diretriz para a oferta de Educação Especial.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), instituída pela Portaria nº 3088 de 23 de dezembro de 2011, visa a criação, ampliação e articulação dos pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas, fazendo parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os itens a seguir apresentam objetivos da RAPS, EXCETO:
A ação de saúde mental de crianças e adolescentes, em uma clínica ampliada, deve articular um cuidado multiprofissional, no território, envolvendo profissionais oriundos do campo da saúde, da educação, de direitos da criança, da assistência social, da justiça, além de outros que possam vir a se somar a essa rede. Ou seja, essa ação está relacionada ao conceito de:
A identificação de territórios vulneráveis no âmbito da cidade, do estado ou do país, assim como a verificação das famílias em situações de maior fragilidade, são essenciais para se realizar o monitoramento dos riscos e das violações de direitos e, neste sentido, desenvolver ações de prevenção e de inclusão em serviços, programas e projetos que atendam as suas necessidades.
Pode-se definir esta condução como:
Os direitos que são comuns e irrestritos a todas as pessoas visam à manutenção da vida individual e social no mundo moderno. Encontram-se previstos em um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão relacionados à Constituição Federal brasileira desde 1988. A partir deste princípio, no que se refere aos serviços oferecidos aos usuários, assinale a opção que contém o aspecto que o profissional deve considerar como prioritário.

Assim, é correto argumentar que:
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é formada por diferentes componentes – atenção básica em saúde, atenção psicossocial estratégica, atenção de urgência e emergência, atenção residencial de caráter transitório, atenção hospitalar, estratégias de desinstitucionalização e estratégias de reabilitação psicossocial – que são formados por diferentes pontos de atenção. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Segundo Betinho, o Estado e o Mercado precisam ser controlados pela cidadania, porque: