Observe o mapa para responder à questão.
As formas de relevo predominantes na área X destacada no mapa são:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico que se desenvolve por alguns princípios, dentre os quais o da conexão, que pode ser descrito como
A Constituição Federal dispõe, em seu artigo 206, sobre os princípios que fundamentam a educação brasileira. Apresenta corretamente princípios definidos no referido artigo:
Leia os textos extraídos do Currículo do Espírito Santo.
A é uma modalidade educacional que se destina a atender as populações que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, como os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos, entre outros [...] Oferecida em instituições próprias, contemplando todas as modalidades da educação básica, a
deve pautar-se nos princípios da igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo e da interculturalidade, valorizando suas línguas e conhecimentos tradicionais, o que corrobora as concepções da diversidade do Currículo do Espírito Santo. Completam, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
A educação de qualidade, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, possui três conceitos importantes:
I. Reporta-se à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal.
II. Refere-se à possibilidade de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.
III. Alude à importância de tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, assegurando a todos a igualdade de direito à educação.
Os itens I, II e III descrevem, correta e respectivamente, os conceitos de
Várias são as categorizações existentes acerca das abordagens de ensino ou concepções pedagógicas. Independentemente dos termos usados pelos diversos autores, há certo consenso de que, no Brasil, dentre as tendências marcantes estão o tecnicismo (aprender a fazer) e o progressivismo (que representa correntes teóricas como o construtivismo, o sociointeracionismo etc.).
Considere os pensamentos abaixo.
I. A tarefa da educação é desenvolver um repertório de comportamentos que sejam eventualmente reforçados na vida diária e profissional do graduado.
II. A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.
III. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa. Na ausência do outro, o homem não se constrói.
IV. Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação.
Representam as correntes tecnicista e progressivista, respectivamente, o que se afirma APENAS em
O professor de Química, Pedro, decidiu aprofundar seus conhecimentos em práticas avaliativas, sobretudo quanto ao princípio de avaliação formativa. Buscou considerar esse aprendizado ao preparar o plano avaliativo de seus alunos. Das práticas listadas abaixo, a que melhor reflete o conceito de avaliação formativa é
O ano é 2022. Beatriz está feliz porque vai voltar à escola após dois anos de isolamento social, para terminar o Ensino Médio, interrompido bruscamente devido à pandemia do coronavírus. Nas primeiras aulas, ela ficou desanimada. Procurou a coordenadora pedagógica da escola para dizer que os professores estavam fazendo provas diariamente sem terem ensinado novos conteúdos e que iria faltar às aulas até que começassem a trabalhar com o livro didático. A reação correta do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) deve ser:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

De acordo com o Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, os dêiticos são “expressões linguísticas que se referem a situação em que o enunciado é produzido, ao momento da enunciação e aos atores do discurso”. Por exemplo, “eu” designa a pessoa que fala “eu”. Expressões como “aqui”, “agora” devem ser interpretadas em função de onde e em que momento se encontra o locutor, quando diz “aqui” e “agora”.
Verifica-se a ocorrência de dêitico que se refere ao momento da enunciação no seguinte trecho:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Gatos somem no Rio de Janeiro. Dizia-se que o fenômeno se relacionava com a indústria doméstica das cuícas, localizada nos morros. Agora ouço dizer que se relaciona com a vida cara e a escassez de alimentos. À falta de uma fatia de vitela, há indivíduos que se consolam comendo carne de gato, caça tão esquiva quanto a outra (3o parágrafo).
No trecho acima, o pronome relativo “que” retoma o seguinte termo antecedente:
Atenção: Para responder às questões de números 11 e 12, examine a tirinha do cartunista André Dahmer.

Verifica-se o emprego de vírgula para assinalar a elipse de um verbo APENAS no
O currículo do ensino fundamental – anos finais, do Espírito Santo, possui seis temas integradores, dentre eles, o tema Gênero, Sexualidade, Poder e Sociedade. A escolha deste tema [...] decorre de o fato da sociedade brasileira carregar uma marca autoritária: já foi uma sociedade escravocrata, além de ter uma larga tradição de relações políticas paternalistas e clientelistas, com longos períodos de governos não democráticos. Até hoje é uma sociedade marcada por relações sociais hierarquizadas e por privilégios que reproduzem um altíssimo nível de desigualdade, injustiça e exclusão social.
Especificamente sobre as questões de gênero, a importância de a escola debater esta questão relaciona-se ao fato de
A célula apresenta um núcleo na região basal, que é rica em retículo endoplasmático rugoso. Acima do núcleo podem-se observar o complexo golgiense bastante desenvolvido e vesículas arredondadas na região apical.
A descrição acima corresponde a
Considere as sequências hipotéticas de DNA abaixo, em que uma delas é a original e a outra sofreu uma mutação.
A sequência mutante originou-se a partir de uma