A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:
(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.
Estão corretas
Releia a frase do Texto I:
“Minha mãe e eu o esperávamos, preocupados e famintos."
Assinale a alternativa em que o pronome obliquo se refere ao mesmo termo que na frase destacada acima.
Analise a tirinha da personagem Mafalda e o texto a seguir:
Levando em consideração a tirinha de Quino, interpretada como crítica a uma concepção específica de trabalho com a linguagem nas escolas, e a concepção defendida por Geraldi (2004), é correto afirmar que
O programa Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil e registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.
Grande parte da vegetação ainda existente em Minas Gerais se concentra nas bacias dos rios Pardo, São Francisco e Jequitinhonha. Essas áreas apresentam fragmentos de três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
Segundo o IBGE, no Brasil há seis tipos de biomas continentais. Sobre eles é correto afirmar que
Nesse fragmento, Martins utiliza a repetição de uma mesma palavra, borboleta, como recurso coesivo. Na frase “Ocupava-se em voar pela noite de árvore em árvore", o autor utiliza outro recurso, com a mesma finalidade. Assinale a alternativa que indica o recurso utilizado nessa frase.
O professor Paulo trabalhou a temática dança nas turmas de 9o ano do ensino fundamental e perguntou aos estudantes o que eles sabiam sobre o assunto, sobre a história e o que assistiam na mídia. Nas aulas seguintes, foram apresentadas diversas reportagens, textos e vídeos relacionados às questões de moda, política, gênero e padrão corporal. Foi realizada uma parceria com professores das disciplinas História e Sociologia para aprofundar as questões. No decorrer do trimestre, foram feitas muitas discussões, gerando belos trabalhos sobre os assuntos refletidos nas aulas. Assinale a alternativa que, com base nos estudos culturais, corresponde ao princípio no qual o trabalho foi realizado.
A professora Rafaela trabalha com o 4º ano do ensino fundamental e, neste ano de 2018, notou em uma de suas turmas a presença de um estudante de origem indígena. Com a intenção de ressignificar seu currículo e de valorizar outras culturas, resolveu incluir no seu planejamento uma gincana com brincadeiras e jogos dos povos indígenas, próximo ao Dia do Índio. Para separar os estudantes em grupo, fez uma parceria com a professora de Artes e confeccionou cocares e braceletes com penas de cores distintas. Na semana da gincana, os adornos foram distribuídos e as brincadeiras foram realizadas, a saber: corrida do saci (pular em apenas uma das pernas), vida (semelhante ao jogo queimada, em que a criança queimada sai do jogo) e o gavião e os passarinhos (semelhante ao jogo polícia e ladrão, no qual ganha quem aprisionar todos os passarinhos primeiro). Embora tivesse pontuação por equipes, no final todos levaram uma peteca para casa pela participação.
De forma a responder à diversidade étnica de sua turma, podemos afirmar que a professora trabalhou com a perspectiva denominada Multiculturalismo
Para Knijnik e Zuzzi, em Meninas e meninos na Educação Física: gênero e corporeidade no século XX (2010), a corporeidade culturalizada em matrizes de gênero normativas deve ser alvo de debate na escola.
Assinale a alternativa em que as matrizes de gênero normativas estão presentes.
Os princípios de uma proposta de ensino em Educação Física estão relacionados ao fazer e ao conhecer. “Os professores, de uma maneira geral, têm muita dificuldade em sistematizar os conteúdos. Quando ensinar, o que ensinar e para que ensinar" (PALMA, OLIVEIRA e PALMA, 2010).
No ano letivo de 2019, você se tornou um(a) professor(a) de Educação Física do Colégio Pedro II e está lotado(a) em um campus onde, após longas discussões pedagógicas, foi construída uma sistematização de conteúdos desta disciplina. Especificamente para o 5º ano de escolaridade, tem-se:
Assinale a alternativa que identifica o objetivo que se refere à ação docente.
Na figura a seguir, temos a representação de uma transformação T no plano, de polígonos localizados nos 1º e 2º quadrantes em polígonos localizados nos 3º e 4º quadrantes. A transformação gera polígonos semelhantes aos iniciais.
A matriz de transformação correspondente a T é
Considere a representação gráfica das funções f(x)=x2-4x e g(x)=2x-x2 no mesmo sistema cartesioano ortogonal.
A medida da área do plano delimitada pelas funções f e g é um número
Uma pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes de uma turma, durante a aula de Educação Física. Os dados obtidos foram tratados e os resultados estão apresentados na tabela a seguir:
Com as informações da tabela, podemos afirmar que a variável que apresenta o comportamento mais homogêneo é o(a)
Nas frases a seguir, extraídas do texto de Rubem Alves, as preposições compõem estruturas sintáticas diversas, estabelecendo diferentes relações de sentido:
I – “Transcorridos os nove meses de gravidez, ele nasceu." (linha 3)
II – “Sabia de cor todas as informações sobre o mundo cultural." (linhas 19-20)
III – “E os outros casais, pais e mães dos colegas de Memorioso, morriam de inveja." (linhas 22-23)
IV – “Levado às pressas para o hospital de computadores [...]." (linha 42)
Assinale a afirmativa correta acerca dos termos introduzidos pela preposição DE.
Vidas secas apresenta uma voz narrativa em terceira pessoa que, no entanto, consegue matizar-se pelo uso estratégico de recursos ligados à polifonia.
Considerando a leitura do Texto II, percebe-se essa elaboração multiperspectivada e polifônica da voz narrativa no(a)
Uma das marcas mais típicas da narrativa machadiana é a expressão de uma mundividência em que a desilusão com a vida, com a sociedade e com o ser humano são as tônicas.
O Texto V apresenta, sutilmente, a visão desiludida do narrador em relação à existência humana e à vida, por meio da