Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso UFAM – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 474 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia o texto a seguir, antes de responder às

questões 01 a 03:

A formação da cultura na Amazônia tem estado

intimamente ligada à colonização e à economia.

O primeiro esforço de disciplinar as atividades

regionais devemos aos missionários, que intentaram o

aldeamento dos gentios e sua incorporação à civilização

do tipo europeu; e aos reinóis, que se fixaram nestas

paragens, em busca de aventuras ou no desempenho

de funções administrativas. A rebeldia dos indígenas, a

rarefação populacional, a extensão imensa da terra, a

luta contra os invasores nas suas tentativas sortidas, o

desenvolvimento econômico precário – tudo isso

contribuiu para que nada ou quase nada resultasse em

favor da cultura, nesses primeiros tempos, sobretudo

porque pretenderam os brancos fazer que os pelestostadas

ascendessem, de um salto, do totemismo ao

monoteísmo, da barbárie ao cristianismo, do

nomadismo à atividade sedentária, da colheita aleatória

dos bens da terra e da água à cultura sistemática. O

fato, tal qual aconteceu nos longes de 1600 a 1700, se

repete hoje, historicamente, no pouco rendimento

cultural do trabalho da catequese.

Só mesmo o surto da borracha, atraindo massas

humanas para o desertão da Hileia Brasileira, permitiu,

sob bases econômicas favoráveis, a criação de uma

sociedade em que a cultura, na sua extensa gama de

valores, pôde tomar corpo e ser aferida pelos padrões

comuns. (Do livro "Amazônia: Cultura e Sociedade", de

Djalma Batista, p. 68-69)

Assinale a alternativa que apresenta a ideia principal do texto:

Assinale a alternativa que apresenta pontuação CORRETA:

Um documento de 20 páginas foi produzido no MS Word 2007. Para você imprimir somente as páginas 2 e 5 e todas as páginas da página 15 até à página 20, a sequência CORRETA de ações que você deve executar é:

Quanto à estruturação do Plano de Carreira dos

Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no

âmbito das Instituições Federais de Ensino

vinculadas ao Ministério da Educação, conforme

previsto na Lei n.º 11.091/2005, seguem as

seguintes afirmativas:

I.A gestão dos cargos do Plano de Carreira

observará o princípio e diretriz da investidura

em cada cargo, condicionada à aprovação em

concurso público e à qualidade do processo de

trabalho.

II.Considera-se como Plano de Carreira o

conjunto de princípios, diretrizes e normas que

regulam o desenvolvimento profissional dos

servidores titulares de cargos que integram

determinada carreira, constituindo-se em

instrumento de gestão do órgão ou entidade. O

Plano de Carreira está estruturado em 5 (cinco)

níveis de classificação, com 4 (quatro) níveis de

capacitação cada.

III. A liberação do servidor para a realização de

cursos de Mestrado e Doutorado está

condicionada ao resultado favorável na

avaliação de desempenho.

Assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que NÃO é um fator de aspecto cultural dos surdos:

A atuação do intérprete de Libras requer atitudes que fazem parte do código de ética; por isso, podemos afirmar que: I.Em relação aos colegas, o intérprete deve esclarecer o público, no que diz respeito ao surdo sempre que possível, reconhecendo que muitos equívocos (má informação) têm surgido devido à falta de conhecimento do público sobre a área da surdez e a comunicação com o surdo. II.Em relação profissional, o intérprete deve considerar os diversos níveis da Língua Brasileira de Sinais, bem como da Língua Portuguesa; III.A interpretação não necessita ser totalmente fiel; a discrição e a parcialidade são essenciais ao trabalho profissional do intérprete de Libras. Assinale a alternativa correta:

Na tradução-interpretação simultânea, o intérprete:

Você está interpretando avisos de uma avaliação na Universidade e o professor é surdo. Inesperadamente percebe que os alunos estão se aproveitando da situação e colando. Como você resolve está questão? Assinale a alternativa CORRETA:

Um professor surdo de uma Universidade, estudante de pós-graduação chega na aula com duas horas de atraso. Quando ele chega, pergunta a você o que foi dito durante a sua ausência. Qual seria a sua resposta apropriada? Assinale a alternativa CORRETA:

Assinale a alternativa em que a pontuação,

considerando o sentido do texto, está INCORRETA,

devido à ausência ou à colocação de vírgula(s ):

Sobre o texto fazem-se as seguintes afirmativas: I. Pertence a um gênero textual que podemos chamar de expositivo, caracterizando-se como memória.
II. Em “Você é linda como a areia que a onda ondeou”, observa-se um pleonasmo não vicioso, cujo objetivo é dar ênfase à frase.
III. O autor do texto admira a beleza da mulher a quem convida a passear na infância, mas procura se conter quanto à admiração que sente.
IV. No trecho “Não catemos pedrinhas redondas para atiradeira, porque é urgente subir no morro”, a conjunção “porque” tem valor explicativo.
V. A figura de linguagem predominante é a ironia, que perpassa todo o tempo as recordações do autor.
Assinale a alternativa correta:

Sobre as organizações e o trabalho foram feitas as seguintes afirmativas:
I. O trabalho é uma categoria transversal que existe mesmo quando não está inserido em uma organização.
II. O psicólogo organizacional deve intervir no comportamento dos trabalhadores para garantir a manutenção do status quo da organização.
III. As organizações formais e informais de trabalho são consideradas sistemas complexos. Diante da complexidade dessas organizações, os profissionais de psicologia têm como objeto de investigação e intervenção não apenas os comportamentos individuais e grupais, mas a própria organização do trabalho.
IV.As organizações são unidades multidimensionais, socialmente construídas e articulam indivíduos e coletivos.
Assinale a alternativa correta:

Em meados do século XX, a tão aludida Administração Científica do Trabalho de Taylor parte da valorização do conhecimento científico, no sentido da formulação de métodos objetivos de execução, uniformes e heteroprescritos. Essa racionalização da organização do trabalho, a partir da introdução de normas e procedimentos sistemáticos e uniformes, visava identificar e caracterizar a melhor e única forma de execução do trabalho. Acreditava-se, portanto, em uma possível adequação perfeita entre o trabalho concebido pela gerência e a execução por parte dos operadores. Entretanto, ao se aproximar do trabalho humano em situações reais, a Ergonomia revelou que o trabalho efetuado não correspondia ao trabalho esperado. Essa defasagem entre o trabalho prescrito e a forma como ele realmente é efetuado foi amplamente incorporada à Psicologia do Trabalho e possibilitou a construção de conceitos como o de Inteligência Prática. A partir desse entendimento, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Para a Ergonomia, a Atividade corresponde ao trabalho prescrito, ou seja, a forma como o trabalho é concebido.
II. Em acordo com a teoria dejouriana, o trabalhador, ao constatar a impraticabilidade exata da prescrição, inevitavelmente será afetado, inicialmente, por uma experiência penosa – a experiência de fracasso. III. O trabalhador, ao ser afetado pela impossibilidade de seguir estritamente a prescrição, mobilizará sua busca por solução. Nessa busca por soluções, o trabalhador pode recorrer à Inteligência Prática.
IV. Cinco características metapsicológicas da Inteligência Prática apresentadas na teoria dejouriana são: a Inteligência Prática é fundamentalmente enraizada no corpo; concede maior importância aos resultados da ação do que ao caminho empreendido para alcançá-los; está presente em todas as atividades de trabalho; possui poder criador; é amplamente difundida entre os homens em seu aspecto potencial.
Assinale a alternativa correta:

Dejours (2012) defende que, para haver um trabalho coletivo, é necessária a reunião de inteligências singulares inscritas em uma dinâmica coletiva comum. Sendo assim, para descrever um trabalho coletivo, faz-se mister expor a cooperação e as condições que a tornam possível. Dentre as condições, ele relaciona: visibilidade, confiança, deliberação e arbitragem das controvérsias. A esse respeito, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas:
( ) Um aspecto que contribui para a cooperação é a visibilidade, ou seja, deve-se fazer conhecer aos colegas explicitamente como se faz, em que medida se respeita ou se afasta das regras.
( ) A cooperação só é possível de forma horizontalizada, entre os pares.
( ) O trabalho como atividade coletiva de cooperação permite viver junto a indivíduos movidos por interesses egocêntricos.
( ) Para que se possa cooperar e trabalhar junto, colocam-se em debate as diferentes formas de trabalhar, selecionando-se aquelas que contribuam com a cooperação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

São estratégias eficientes para atração e retenção de talentos na organização as afirmativas a seguir, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282