Nas línguas de sinais, as marcações não manuais que indicam determinados tipos de construção, como sentenças negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais, relativas, construções com tópico e com foco, caracterizam a organização do nível fonológico e lexical.
Na Libras, as relações de tempo são marcadas, sintaticamente, por meio do uso de adjetivos.
A pedagogia visual é o jeito surdo de ensinar e aprender e requer o ensino por imagens, de forma que o conhecimento áudio-oral se torne acessível através de imagens geradas por gravuras, fotografias, desenhos, filmagens, cenas de teatro, dramatizações etc.
Quando um paciente questiona ao médico o significado de um termo técnico por ele utilizado e o profissional prontamente lhe esclarece, ocorre, nesse momento, uma tradução intralinguística.
A tradução interlingual está presente em diversos setores, como no de softwares, medicamentos e automobilístico e, no Brasil, representa cerca de 75 % dos textos publicados, sendo que 60 a 80% são do saber científico e tecnológico.
Conforme Canale (1983), a proficiência linguística é a produção e a compreensão das expressões nos diversos contextos, levando em conta as normas de intercâmbio linguístico da comunidade envolvida.
O sigilo profissional é uma característica importante para o desenvolvimento da profissão de Secretário (a) e está presente no Código de Ética Profissional, Capítulo IV, Art. 6o.
Existem diversos tipos de eventos que são realizados de acordo com o objetivo da organização, sendo o Colóquio, por exemplo, um deles, apresentando como característica a reunião fechada, que visa esclarecer determinado tema ou tomar alguma decisão, sendo utilizado por classes de profissionais.
Os documentos mais utilizados e o recebimento de novos documentos constituem o arquivo inativo.
Para o atendimento telefônico de qualidade, é necessário o conhecimento de alguns princípios básicos, como cortesia, tranquilidade, atenção e modulação da voz.
A finalidade da linguagem é comunicar, seja através da fala ou da escrita, visto que, para que haja a comunicação devem existir os seguintes elementos: alguém que comunique, algo a ser comunicado e alguém que receba essa comunicação.
Uma característica importante nas comunicações oficiais é a impessoalidade.
Para desenvolver as atividades secretariais, é necessário que o profissional de secretariado possua a competência técnica e a comportamental, sabendo-se que o(a) Secretário(a) tem competência técnica quando possui o conhecimento e a habilidade (saber e saber fazer) e tem competência comportamental quando possui atitude (querer fazer).
São considerados estilos de liderança a autoritária e a democrática.
No assentamento dos pisos cerâmicos ou porcelanatos deve ser observada a espessura das juntas entre as peças de acordo com as dimensões das unidades utilizadas. Essas juntas se fazem necessárias tanto para impedir a propagação de tensões entre as peças como para favorecer os ajustes, que vão dar um perfeito alinhamento e uma compensação de eventuais diferenças de dimensões entre as unidades.