Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 167307 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As células eucariontes são aquelas que mantêm seu DNA num compartimento interno separado, o núcleo. Além disso, essas células são providas de compartimentos internos membranosos, cada qual com uma função específica.
Com relação a esse grupo de células, assinale a alternativa correta.

O corpo humano é dotado de um sistema sensorial eficaz que permite captar estímulos externos.
O corpo humano processa tais estímulos e é observada uma reação fisiológica em resposta a esses estímulos. A visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato são importantes estratégias do sistema sensorial humano.
A alternativa correta relacionada a esse tema é:

Os seres vivos são caracterizados por uma série de propriedades que os distinguem de outros conjuntos de matéria. Uma dessas características é um alto grau de complexidade química. Pode-se dizer que a química dos seres vivos é organizada em torno do átomo de carbono, que constitui mais da metade do peso seco das células.
Sobre a composição química dos seres vivos, assinale a alternativa correta.

A chuva ácida, formada por alguns gases que reagem com a água na atmosfera, provoca danos à florestas e, notadamente, às edificações e monumentos históricos.
O tipo da chuva ácida que se forma através dos óxidos de enxofre (SO2 e SO3), reagindo com a água, produz:

Em relação a Parmênides (séc. V a.C.), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) O ser, para este filósofo, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
( ) A continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) O ser é pensável e o não-ser é impensável.
( ) O ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) O ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A lógica tradicional distingue substancialmente a filosofia, cujo objeto é o universal e o imutável, da história, cujo objeto é o particular e o mutável, ao passo que a lógica Hegeliana (do filósofo alemão Hegel) assimila a filosofia com a história, enquanto o ser é vir-a-ser.
Considere essa noção de Hegel e das noções do não ser e do vir-a-ser, o que pensou este filósofo ao ligar a filosofia e a história e analise as afirmações a seguir.
l A lógica Hegeliana coincide com a ontologia, porquanto a realidade é o desenvolvimento dialético do próprio "logos" divino, que no espírito humano adquire plena consciência de si mesmo.
ll Hegel julgou dever deduzir a priori o desenvolvimento lógico da ideia e demonstrar a necessidade racional da história natural e humana.
lll A lógica clássica considera falsa que uma proposição fica demonstrada quando é reduzida, identificada a uma proposição já admitida.
lV Hegel concebe um processo racional original – o processo dialético - no qual a contradição não mais é o que deve ser evitado a qualquer preço. V Para Hegel a lógica vai do idêntico ao idêntico.
A história, ao contrário, é o domínio do mutável. O acontecimento de hoje é diferente do de ontem. Todas as afirmações corretas estão em:

Sobre o dualismo psicofísico, ou seja, a dupla realidade da consciência separada do corpo, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Para Platão, Eros amadurece com o tempo ao descobrir que a beleza da alma é mais preciosa que a do corpo.
( ) Como “cogito” a alma é consciente.
( ) A substância extensa é de natureza espiritual.
( ) O ser humano-máquina associado à ideia de corpo.
( ) O espírito como joguete e força determinista da natureza.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Sobre as obras de alguns dos expoentes da filosofia, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) A Estrutura das Revoluções Científicas
( 2 ) Temor e Tremor
( 3 ) A Lógica da Pesquisa Científica
( 4 ) Investigações Filosóficas
( ) Wittgenstein
( ) Popper, Karl
( ) Kuhn, Thomas
( ) Kierkegaard, Soren A sequência correta, de c
ima para baixo, é:

De forma bastante simplificada, o Daltonismo pode ser considerado como uma deficiência na visualização de cores atribuída a uma mutação num gene do cromossomo X.
Considerando esta uma anomalia hereditária recessiva ligada ao sexo, é correto afirmar:

“Um panda gigante recém-nascido morreu na manhã desta quarta-feira no zoológico de Tóquio com suspeita de pneumonia. Uma funcionária encontrou o filhote deitado sem respirar no peito da mãe. Foi feita uma tentativa de reanimá-lo com massagem cardíaca, mas o panda bebê foi declarado morto uma hora depois. O último filhote do programa de reprodução em cativeiro do zoológico de Tóquio havia nascido em 1988 e enviado à China. Pandas gigantes têm uma taxa de natalidade baixa e a inseminação artificial é comum para espé- cies que estão em contato com o público. O filhote havia sido, no entanto, concebido naturalmente e seu nascimento, que teve uma grande cobertura da mídia, foi muito comemorado em todo o Japão. O bebê ainda nem havia recebido um nome e passou o início da semana na incubadora. Ele havia voltado para os braços da mãe na terça-feira. A mãe, Shin Shin, e o pai , Riri, foram trazidos da China pouco antes do tsunami do ano passado e ficaram famosos ao sobreviver a tragédia. O zoológico de Tóquio gasta um milhão de dólares por ano com o casal”. (Panda gigante recém-nascido morre em Tóquio. Folha on line. 11/07/2012
Disponível em: http://f5.folha.uol.com.br/bichos/1118606- panda-gigante-recem-nascido-morre-em-toquio.shtml Acesso em: 31 ago. 2012)
O texto cita um mamífero que atrai bastante curiosidade pela sua aparência doce e tranquila.
Sobre o seu grupo zoológico, assinale a alternativa correta.

Considere a tabela a seguir.


A única sequência que define o tipo de relação

existente na primeira coluna da tabela, respectivamente

para as linhas I, II e III, é:

Observe a imagem a seguir.


Considerando X a concentração de um xenobiótico, a imagem pode ser considerada a representação de:

A observação científica é caracterizada pela objetividade, requer o abandono de ideias preconcebidas, das razões pessoais e subjetivas e exige do cientista o que se pode denominar de atitude de neutralidade em relação ao fenômeno estudado.
Contudo, esta exigência da objetividade na análise sociológica não é percebida do mesmo modo por Marx, Weber e Durkheim.
Neste aspecto, o pensamento de Marx se caracteriza por considerar:

“A década de 1950 é marcada por dois importantes pensadores, Florestan Fernandes e Gilberto Freire, responsáveis pela formação de duas grandes correntes do pensamento social brasileiro.”
Em relação às contribuições de Florestan Fernandes à sociologia no Brasil, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Escreveu “Sobrados e Mocambos”.
( ) Realizou importante pesquisa sobre os negros e a questão racial.
( ) Pioneiro da abordagem sobre a cultura no Brasil e as variadas formas de organização social.
( ) Fundador da sociologia crítica no Brasil.
( ) O espírito questionador e a perspectiva crítica permeiam toda a sua obra cultural.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

“A Constituição brasileira de 1988 atribuiu significado ímpar aos direitos individuais. Denominada Constituição Cidadã, aprofunda e cria novos direitos para os sujeitos, e novas obrigações do Estado para com os indivíduos e a coletividade.” Em relação aos direitos das mulheres, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Reconhece todos os tipos de família constituí- das, e os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal exercidos unicamente pela mulher.
( ) A Constituição Federal de 1988 foi um marco na conquista dos direitos das mulheres. Expressa a conquista fundamental entre homens e mulheres.
( ) Especifica a condição de maternagem das presidiárias.
( ) Acaba com a posição superior e de chefia atribuída legalmente ao homem na sociedade conjugal.
( ) A CF/88 considera a família como base da sociedade, garantindo-lhe especial proteção do Estado.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282