Em relação às usinas de solos, é correto afirmar que:
Em relação ao tema equipamentos de terraplenagem utilizados nos serviços de escavação e carregamento, é correto afirmar que:
Segundo a especificação de serviço DNIT 106/2009 ES do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes relativa a serviços de terraplenagem realizados em cortes, é correto afirmar que:
Os documentos que fazem parte dos arquivos correntes do DNIT são aqueles
A estrutura de armazenamento de dados vetoriais em um sistema de informações geográficas considera a arquitetura conhecida como arco-nó. Analisando a figura abaixo, composta por três polígonos A, B e C, pode-se concluir que existem:
No início da década de 1990, as mesas digitalizadoras eram muito utilizadas em atividades de geoprocessamento, mas atualmente estão em desuso, principalmente por causa do:
A faixa de comprimento de onda que um determinado alvo com temperatura superior a zero graus Kelvin emite é dada pela seguinte equação: 
A temperatura de um incêndio florestal é da ordem de 1.000 o K. Portanto, a faixa espectral mais apropriada para identificar incêndios florestais é a do:
Uma determinada área de estudo possui uma extensão de 5 milhões de quilômetros quadrados e uma área desmatada da ordem de 6 mil quilômetros quadrados. O sensor imageador menos indicado para mapear essa área desmatada é o:
Estradas, mesmo com larguras bastante inferiores (exemplo: 2 metros) em relação à resolução espacial dos sensores imageadores (exemplo: 30 metros), geralmente aparecem nessas imagens. A explicação mais plausível para esse fato é:
Os termos HH e L, em sensoriamento remoto por radar, referem-se, respectivamente:
Sensores hiperespectrais são sensores que operam com centenas de bandas espectrais estreitas. Exemplo de sensor hiperespectral aerotransportado é o:
Um receptor GPS registrou as seguintes coordenadas geográficas de dois pontos A e B de um terreno:
Ponto A: latitude = -12º30; longitude = -42º15
Ponto B: latitude = -12º50; longitude = -42º15
Com base nesses dados, pode-se afirmar que o ângulo azimutal formado pela linha AB é de:
Acha-se em vigor, desde outubro de 2012, a Lei n. 12.727, que estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, além de prever instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Essa Lei também altera a Lei n. 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. Com base nessas leis, analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção incorreta.
Em relação à avaliação de impacto ambiental no Brasil, analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.
( ) Caso os impactos ambientais previstos para um dado empreendimento tenham sua área de ocorrência restrita a uma só Unidade da Federação, o responsável pelo licenciamento ambiental será o órgão ambiental estadual, distrital ou municipal, dependendo da extensão dos impactos, independentemente da natureza do empreendimento.
( ) Pela Resolução CONAMA 01/1986, é considerado impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
( ) Em um processo de AIA Avaliação de Impacto Ambiental, há, sistematicamente, a necessidade de se proceder a um julgamento subjetivo sobre a magnitude de um impacto ou do conjunto de impactos. Uma forma de se chegar a um julgamento subjetivo de caráter mais consensual é a consulta estruturada a um painel de especialistas.
Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.