Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 167307 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Planejamento, plano e projetos pressupõem:

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe

A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos.

III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola:

- A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo.

- A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre.

- A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida.

Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de

Certo tipo de processo que entra num tribunal do trabalho passa por três etapas de análise, antes de ser despachado. Os tempos de cada etapa de análise são variáveis aleatórias independentes, normalmente distribuídas, com média e variância dadas na tabela abaixo.

Imagem 048.jpg

Os processos, do tipo acima citado, que levam mais do que 26 dias para serem despachados correspondem à porcentagem de

Considere o modelo de séries temporais dado por Imagem 035.jpg é o ruído branco de média zero e variância 4.
Nessas condições, a variância de Imagem 036.jpg é

Em uma repartição pública, deseja-se saber se o número de processos autuados por dia útil, em uma semana, depende do dia da semana. Observando então o número de processos autuados nesta semana, obteve-se o quadro abaixo.

Imagem 004.jpg

Para concluir se o número de processos autuados depende do dia da semana, a um determinado nível de significância, utilizou- se o teste qui-quadrado. Se o número esperado de processos autuados por dia útil é igual a 16, então o valor do qui-quadrado observado para ser comparado com o correspondente qui-quadrado tabelado é

O intervalo de confiança [48,975; 51,025], com um nível de confiança de 96%, corresponde a um intervalo para a média µ' de uma população normalmente distribuída, tamanho infinito e variância populacional igual a 16. Este intervalo foi obtido com base em uma amostra aleatória de tamanho 64. Deseja-se obter um intervalo de confiança de 96% para a média µ'’ de uma outra população normalmente distribuída, tamanho infinito e variância populacional igual a 64. Uma amostra aleatória desta população de tamanho 400 fornecerá um intervalo de confiança com amplitude igual a

Trabalhos em estrada de ferro ou rodovias, redes de gás e petróleo, algumas obras de edificações em zonas urbanas, com limitação em uma das dimensões, são exemplos de canteiro de obras do tipo

Considere os traços de concreto descritos abaixo.

I. 1:2:3, com CPII-E-32, areia média, brita II, a/c=0,80.

II. 1:1:1, com CP-ARI, areia fina, brita I, a/c=0,80.

III. 1:2:4, com CPII-E-32, areia média, brita II e III, a/c=0,45.

IV. 1:3:8, com CPII-E-32, areia grossa, brita I e II, a/c=0,40.

Esses traços de concreto são adequados, respectivamente, para

Sobre a execução normatizada de um edifício de apartamentos, construído com uma super-estrutura de concreto armado, fechada com alvenaria de blocos cerâmicos
assentados e revestidos com argamassa industrializada, com acabamento externo em pintura acrílica e interno em pintura e cerâmica, considere:

I. O controle tecnológico, através de ensaios normatizados de resistência, deve ser aplicado ao concreto fresco e, conforme o caso, ao aço e/ou a corpos de prova de concreto armado já secos retirados da própria estrutura previamente moldada.

II. A argamassa industrializada, assim como o cimento ensacado que por ventura venha a ser usado, além de tintas e vernizes, tem os respectivos laudos e ensaios necessários ao uso e controle de qualidade por parte da obra, realizados em fábrica, durante seu processo produtivo.

III. Os blocos cerâmicos devem ser ensaiados pela obra, principalmente a compressão, apenas quando fizerem parte de estrutura de alvenaria estrutural ou quando tiverem contato com estruturas de aço não galvanizado.

Está correto o que se afirma em

Atenção: Para responder as questões de números 46 e 47,
considere as informações abaixo.

Durante o planejamento dos trabalhos de escavação de
um terreno, sabia-se, por projeto, que era necessário escavar
um terreno de 100 m × 50 m de área, chegando a profundidade
de 2,0 m. O empolamento foi considerado como igual a 50%.
Estimou-se densidade média de 1.500 kg/m3 (solo solto). Os
trabalhos foram executados durante o período de chuvas
intensas, sempre ao final da tarde (tempestades de verão) e
estiagem ao longo da noite e do dia. Ao serem finalizados os
trabalhos, foram contabilizados os tickets da balança do bota-
fora e chegou-se a um total de 22.500.000 kg de material
escavado, e cada caminhão teve capacidade de carga líquida
média de 10 m3. Os mesmos tickets do bota-fora indicaram que
ocorreram 1.250 viagens. Deve-se pagar ao empreiteiro
R$ 15,00/t. despejada no bota-fora, além de pagar R$ 50,00 por
cadaviagem de caminhão (ida e volta).

Com base nos dados apresentados,

Considere:

I. o sujeito que planeja faz parte da realidade juntamente com os outros.

II. admite-se que não há uma realidade única estática.

III. prega-se a neutralidade científica do planejador.

IV. não há dinamicidade nos fenômenos.

V. reconhece o conflito e as relações de poder com os quais trabalha.

São características do Planejamento Estratégico Situacional as que constam APENAS em

As lesões por esforços repetitivos (LER) ou Doenças Osteomusculares (DORT) estão relacionadas ao Trabalho. As lesões por esforços repetitivos

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282