O MVC (Model-View-Controller) é um padrão de arquitetura de software.
Com relação ao Padrão MVC, analise os itens a seguir.
I. No MVC, estão presentes três componentes: Model, que representam o negócio; View, que responde pela interface que será apresentada; e, Controller, que integra os componentes model e view, fazendo com que os models possam ser repassados para as views e vice-versa.
II. A semântica do MVC envolve um model, vários componentes Controller e apenas uma única View.
III. O Model encapsula o estado do aplicativo e a funcionalidade principal do negócio.
Está correto o que se afirma em:
A Information Technology Infrastructure Library (ITIL, ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é uma ferramenta de gestão de TI que auxilia as organizações a alcançarem a eficácia e eficiência nos seus serviços, por meio de uma estrutura prática e flexível para o gerenciamento de serviços.
Com relação a ITIL (4ª versão), analise os itens a seguir.
I. As práticas da ITIL podem ser adotadas e adaptadas para todos os tipos de organização e serviços.
II. A ITIL 4 tem como estrutura principal o Service Value System (SVS, ou Sistema de Valor de Serviço), que tem como principal característica possibilitar a criação e a cocriação de valor.
III. A ITIL compila melhores práticas estabelecendo cinco dimensões do gerenciamento de serviço, a partir das quais cada componente do SVS deve ser considerado.
Está correto o que se afirma em:
Considerando o paradigma da orientação a objetos, identifique os quatro pilares mestres que norteiam o fundamento da tecnologia.
O método de Storage (armazenamento) de dados Redundant Array of Independent Disks (RAID):
O PL/SQL do Oracle 19G disponibiliza para analistas e desenvolvedores duas funções de error-reporting que podem ser utilizadas nos códigos PL/SQL em tratamento de exceções.
Os nomes dessas duas funções são:
Julgue o próximo item, relativo a tolerância a falhas e continuidade de operação, implantação e administração de serviços de nuvem e administração e gerenciamento de ambiente de virtualização.
Com a virtualização de máquinas em nuvens IaaS, pode-se fazer a migração de máquinas virtuais enquanto elas ainda são operacionais, utilizando-se técnicas como a migração de
memória com pré-cópia, conhecida como migração viva (live migration).
No que concerne a governança de dados e ITIL v4, julgue o item a seguir.
No ITIL v4, a prática gerenciamento de risco visa garantir que a organização entenda e lide com os riscos de forma eficaz, como, por exemplo, no gerenciamento do nível de serviço, em que se deve identificar e gerenciar os riscos que possam afetar os níveis de serviço, bem como relatar esses riscos aos clientes e a outras partes interessadas.
A respeito de infraestrutura como código, Docker e Kubernetes, julgue o item a seguir.
O kube-scheduler é o escalonador do Kubernetes e sua função consiste em controlar o aumento e a diminuição da quantidade de pods de acordo com as configurações de consumo.
Acerca de monitoramento e observabilidade de sistemas de TI, julgue o item subsequente.
O Grafana é capaz de fazer queries em diferentes tipos de data source, transformar os dados obtidos e gerar a visualização em forma de dashboard.
Julgue o item subsequente, acerca de testes de software.
O TDD (test driven development) é um tipo de teste unitário em que a especificação de teste é escrita logo após o código para validar o comportamento desejado.
Julgue o próximo item, relativo a bancos de dados.
Um dos objetivos do sharding de arquivos em bancos de dados NoSQL é melhorar o balanceamento de carga entre os nós da aplicação.
Julgue o próximo item, relativo a Kanban e Scrum.
O Kanban é uma ferramenta que prevê o progresso de uma sprint no Scrum.
A área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Banco Central do Brasil (BCB) necessita disponibilizar determinado aplicativo para transações digitais que o BCB vem desenvolvendo, utilizando contêineres no Kubernetes junto ao seu provedor de nuvem. Existe o requisito de que essa aplicação seja gerida no modo serverless.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, julgue o próximo item, relativo a microsserviços e serverless.
No modelo FaaS (function as a service), os recursos de computação necessários para executar a lógica do aplicativo em resposta às solicitações são executados de forma orientada a eventos em contêineres stateless, totalmente gerenciados pelo provedor de serviços de nuvem.
Julgue o item subsecutivo, relativo a versionamento e automação do ciclo de produção de modelos de aprendizado de máquina em operações de aprendizado de máquina (MLOps).
A automação do ciclo de produção de modelos de aprendizado de máquina percorre diversas etapas, desde a ingestão de dados até a implantação, e inclui atividades como pré-processamento, treinamento de modelos e validação.
Julgue o item seguinte, acerca de DLT (distributed ledger technology).
Uma DLT é uma tecnologia de criptografia de chave assimétrica em que as chaves pública e privada ficam separadas, sendo utilizada para proteger livros-razão em blockchain, em que os dados são armazenados em blocos interligados em uma cadeia.