Acerca de monitoramento e observabilidade de sistemas de TI, julgue o item subsequente.
Uma ferramenta de APM é capaz de capturar traces de uma aplicação e registrar a taxa de erros de requisições com retorno HTTP 500.
DevOps é a fusão das primeiras letras de duas funções distintas dentro da TI: desenvolvedores (responsáveis por escrever software) e a equipe de operações (responsável por manter a infraestrutura na qual o software é desenvolvido e implantado). Já o DevSecOps, é uma combinação das primeiras letras de “desenvolvimento”, “segurança” e “operações”.
A esse respeito, analise os itens a seguir.
I. DevSecOps é uma extensão da mudança cultural em direção ao DevOps, incorporando todos dentro da organização, incluindo partes interessadas nos negócios, segurança, arquitetos, proprietários de produtos e engenheiros de desenvolvimento e de operações.
II. DevOps é a colaboração de pessoal e processos de desenvolvimento e operações para formar uma única equipe de entrega ágil composta por partes interessadas, clientes, engenheiros e testadores. Essa equipe trabalha em conjunto para fornecer software e infraestrutura em ritmo acelerado por meio de um pipeline automatizado de CI/CD.
III. É natural supor que o DevSecOps una engenheiros de requisitos, de dados e de redes com DevOps em uma única equipe. No entanto, a segurança é criada por um grupo multidisciplinar de indivíduos externos à organização, cada um com uma função específica, testar falhas e explorar vulnerabilidades em sistemas e bancos de dados.
Está correto o que se afirma em:
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica de confiança composta por diversos entes que viabilizam a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.
O ente responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora (AC) que tem por objetivo o recebimento, a validação, o encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes é:
Um DBA necessita fazer backups no SGBD MariaDB, porém existem diversos recursos e formas de se executar essas ações, analise os itens a seguir.
I. O programa mariadb-dump executa um backup lógico no MariaDB. É a maneira mais flexível de realizar backup e restore de dados, é uma boa opção quando o tamanho dos dados é relativamente pequeno. Para conjuntos de dados grandes, o arquivo de backup pode ser grande e o tempo de restauração demorado.
II. O programa mariadb-hotcopy é um fork do Percona XtraBackup com suporte adicional para compactação e criptografia de dados. O programa está disponível na versão MariaDB 10.1 ou posterior.
III. O programa mariadb-backup realiza um backup físico e funciona apenas para fazer backup de tabelas MyISAM e ARCHIVE. Ele só pode ser executado na mesma máquina que o local dos diretórios do banco de dados.
Está correto o que se afirma em:
Com relação à tolerância a falhas, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A tolerância a falhas é a capacidade de um sistema de continuar funcionando mesmo quando ocorrem falhas em seus componentes.
( ) A redundância é uma técnica comum usada para aumentar a tolerância a falhas em sistemas críticos.
( ) A tolerância a falhas é uma técnica que garante que um sistema nunca falhe.
As afirmativas são, respectivamente:
O utilitário do SGBD Microsoft SQL Server que faz cópia em massa de grandes quantitativos de dados entre uma instância do SGBD e um arquivo de dados em um formato especificado pelo usuário se denomina:
Na Infraestrutura de rede da Oracle (OCI, Oracle Cloud Infrastructure), o serviço de auditoria (Audit service), baseado no registro de logs, inclui as seguintes informações:
Um problema computacional é dito NP-completo quando
Considere o trecho de código a seguir, escrito na linguagem de programação Python.
import pandas as pd
dados = [['Distrito Federal', 61, 'DF'], ['Rio de Janeiro', 21, 'RJ'],
['São Paulo', 11, 'SP'],
['Acre', 68, 'AC'],
['Goiás', 62, 'GO'],
['Inexistente', 0, 'IX']]
df = pd.DataFrame(dados, columns=['Estado', 'DDD', 'Sigla'])
df.set_index('DDD') print(df.loc[0].values)
A execução desse código resultará em qual saída na tela?
A respeito da linguagem SQL, assinale a alternativa correta.
Em um cenário de teste de penetração, qual é o principal objetivo de uma equipe Red Team?
O modelo Open Systems Interconnection (OSI) é uma estrutura teórica desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO) para padronizar as funções de um sistema de comunicação de rede em sete camadas distintas, ajudando a entender e a projetar redes de computadores, separando funções específicas em camadas, o que simplifica a solução de problemas e a implementação de novos protocolos. Acerca desse modelo, assinale a alternativa que descreve corretamente uma dessas camadas.
O System Security Services Daemon (SSSD) é um serviço de sistema dos Linux para acessar diretórios remotos e mecanismos de autenticação. O SSSD conecta um sistema local (cliente SSSD) a um sistema back-end externo (domínio). Isso fornece ao cliente SSSD acesso a serviços remotos de identidade e autenticação usando um provedor SSSD. Por exemplo, um diretório LDAP, um domínio de gerenciamento de identidade (IdM) ou Active Directory (AD) ou um domínio Kerberos. O arquivo id_provider ad no diretório /etc/sssd/sssd.conf permite que um provedor de AD lide com domínios confiáveis.
Com relação a suas configurações, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O SSSD oferece suporte apenas a domínios em uma única floresta do AD. Se o SSSD exigir acesso a múltiplos domínios de múltiplas florestas, o administrador deve usar IdM com trusts (preferencial) ou o serviço winbshield em vez de SSSD.
( ) Por padrão, o SSSD descobre todos os domínios na floresta e, se chegar uma solicitação de um objeto em um domínio confiável, o SSSD tenta resolvê-lo. Se os domínios confiáveis não forem acessíveis ou estiverem geograficamente distantes, o que os torna lentos, o administrador poderá definir o ad_domains usando o parâmetro /etc/sssd/sssd.conf para limitar a partir de quais domínios confiáveis o SSSD resolve objetos.
( ) Por padrão, o administrador deve usar nomes de usuários totalmente qualificados para resolver usuários de domínios confiáveis.
As afirmativas são, respectivamente:
A prática de Test Driven Development (TDD, ou Desenvolvimento Orientado por Testes) se relaciona com o conceito de verificação e validação e se baseia em um ciclo para garantir a qualidade do código.
Entre as características do TDD, é correto o que se afirma em:
Com relação aos testes de software, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Testes unitários são aqueles que testam os métodos de uma classe de produção, são feitos de forma automatizada, podem ser executados pressionando um botão e não exigem necessariamente nenhum conhecimento do sistema em geral.
( ) Testes funcionais validam o sistema de software em relação aos requisitos/especificações funcionais, se concentram na simulação do uso real do software e podem ser automatizados como testes de aceitação, por meio de ferramentas como Selenium.
( ) Testes de integração garantem, de modo independente e determinístico, que os componentes em análise realmente produzem o comportamento esperado quando se executa a verificação de partes maiores do sistema que dependem de recursos externos, e, quando envolverem acesso à banco de dados precisam garantir o seu estado somente após sua execução.
As afirmativas são, respectivamente: