Em seu livro, As Consequências da modernidade,
Anthony Giddens analisa a natureza e os efeitos da
modernidade nas instituições modernas e busca
explicar a natureza de suas descontinuidades, assim
como suas implicações nas culturas tradicionais. De
acordo com a reflexão de Giddens:
Assinale a alternativa correta que completa as
lacunas da frase a seguir.
A inserção inicial da sociologia nos _______ no Brasil
ocorreu a partir do __________, do qual foi extinta
nos anos 1940. Seu retorno acontece no ano de 1980,
quando volta a se fazer presente em alguns estados
brasileiros. Em 02 de junho de 2008 a sociologia passa
a integrar, de modo _______, o currículo do ensino mé-
dio por conta da __________ que alterou a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional.
Assinale a alternativa correta que completa as
lacunas da frase a seguir.
A socialização é um processo ______, transmitida de
geração para geração. A herança cultural é fruto do
convívio ________, e o meio pelo qual o indivíduo se
insere na sociedade, onde irá ocupar diferentes
posições na ________ social estabelecendo as
conexões sociais a partir das ______ sociais que ocupa.
A Proposta Curricular da Rede Estadual de Santa Catarina/1998 – Formação Docente em Educação Infantil e Séries Iniciais, coloca como desafio trabalhar o currículo fundamentado a partir da concepção dialética do materialismo histórico, Em relação a esta proposta é correto afirmar, exceto:
Max Weber compreendia a dinâmica do capitalismo moderno em seus próprios termos. Para este autor, o sistema econômico em questão era caracterizado por:
A indústria cultural, como conceito desenvolvido ainda no começo do século passado para descrever uma ampla cadeia de massificação de bens simbólicos, tem, como elemento definidor:
Conforme a concepção de Georg Simmel, o processo de socialização:
Raízes do Brasil é, sem dúvida, um dos livros mais famosos e centrais ao pensamento sociológico sobre o país. Nesse clássico, Sérgio Buarque de Hollanda, baseando-se em Max Weber, trabalha com dois tipos sociais ideais para pensar o Brasil.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que corresponde à noção CORRETA:
Norbert Elias é um dos mais conhecidos sociólogos contemporâneos que desenvolveu uma marcante contribuição à sociologia da cultura ao refletir sobre a sociogênese dos conceitos de cultura e civilização. Sobre sua abordagem é CORRETO afirmar:
Uma das concepções mais populares sobre ciência no Brasil é a apresentada por Antônio Carlos Gil da seguinte forma: A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. (GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999, p. 20.)
Partindo dessa definição geral, pode-se caracterizar a especificidade da produção sociológica como:
As mudanças tecnológicas e organizacionais do capitalismo contemporâneo pós/1980 apontam para a diminuição da classe operária tradicional e a expansão do trabalho assalariado no setor de serviços. A diferenciação do trabalho é resultado da incorporação do trabalho feminino ao mundo operário, expansão do trabalho parcial, temporário, precário, subcontratado e terceirizado. A reestruturação produtiva exige, ao mesmo tempo, que alguns ramos produtivos requeiram trabalhadores superqualificacados e outros não. (ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 6a ed. São Paulo: Cortez, 1999.)
A esse respeito é CORRETO afirmar que:
A Modernidade nasceu preocupada com a identidade e, em especial, com a subjetividade. Forjou uma nova concepção social, oposta à visão de mundo feudal (cosmovisão teocrática). O humanismo renascentista ressaltou a ideia de individualidade e subjetividade e imprimiu a bandeira racional de um mundo produzido pela ação humana. A derrocada das comunas medievais deu lugar ao surgimento do Estado moderno e à permanente tensão entre subjetividade individual e coletiva. Isso ocorreu, em grande medida, porque os princípios constitutivos do mercado e da propriedade privada favoreceram o triunfo da subjetividade individual. Do ponto de vista político-jurídico, o paradigma da modernidade liberal procurou equacionar esta contradição estabelecendo, por um lado, um tipo concreto de subjetividade e, por outro, uma concepção abstrata de subjetividade, sem tempo e espaço definidos. Desde então, a matriz desse projeto sociocultural contraditório tem sido acompanhada pelo advento de um supersujeito (Estado) preocupado em estabelecer o equilíbrio entre regulação social e emancipação social. (SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social. São Paulo, v.5 (1-2), pp.31-52, nov. 1994.)
Dado esse contexto, é CORRETO afirmar:
Roberto Da Matta analisa a 'casa e a rua' como duas
categorias sociológicas no sentido de Durkheim e
Mauss, para refletir como a sociedade brasileira
pensa seus espaços e suas relações sociais. Na
concepção de Da Matta, qual o significado para a
'casa e a rua'?
Como Max Weber conceitua uma ação social?
Emile Durkheim estabeleceu a sociologia numa
base empírica, centrada nos fatos que poderiam
ser observados, mensurados e analisados como
coisas.
Em relação ao pensamento de Durkheim é correto
afirmar, exceto: