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A obra de Jessé Souza tem inspirado as pesquisas recentes sobre a nova estrutura de classes da sociedade brasileira. Dada a perspectiva adotada pelo autor, essas pesquisas têm criticado:

“Seja como for, a era moderna continua a operar sob a premissa de que a vida, e não o mundo, é o bem supremo do homem (…).” (ARENDT, 1999: 332).
Em “A Condição Humana”, Hannah Arendt discute como o advento do cristianismo esvaziou a importância que o espaço público tinha na Antiguidade, ao valorizar a vida e a luta pela sua continuidade, através do labor e do trabalho, em detrimento do pensamento, da refl exão e da participação na vida pública. Expressando uma preocupação presente em outro de seus trabalhos, para a autora, a consequência para o homem moderno dessa inversão de valores é a perda:

O meio ambiente como um bem universal e uniforme não existe no campo das relações sociais. Nem tampouco existe um sujeito universal preocupado com a proteção ambiental. Existem, sim, situações concretas, passíveis de se transformarem em mobilização de grupos sociais específicos, que contam com acervos definidos de recursos (simbólicos e organizacionais) e que falam a partir de percepções, valores, projetos, necessidades e interesses pertinentes ao lugar que ocupam. Isso significa que esses grupos atribuem valores próprios, apresentam demandas específicas e elaboram as suas compreensões a respeito do meio ambiente. (FUKS, M. Conflitos ambientais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. p. 97) Na perspectiva do autor, tratado como um espaço de conflitos, o meio ambiente representa:

No que se refere à legitimidade, às dimensões do poder, ao Estado e à sociedade, julgue os itens a seguir

A especialização do Estado moderno, responsável pela diferenciação entre Estado e sociedade, contribuiu para o surgimento do conceito de sociedade civil.

Sobre a dominação carismática, Max Weber afirma:

"o sempre novo, o extracotidiano, o inaudito e o arrebatamento emotivo que provocam constituem aqui a fonte da devoção pessoal. Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo"".

("Os três tipos puros de dominação legítima". Em: Sociologia. Org.: Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 2006, p. 135)

Com base na definição weberiana de dominação carismática, assinale a alternativa que identifica corretamente um exemplo histórico desse exercício de poder.

É correto afirmar, EXCETO:

Luiz Carlos Bresser Pereira adota uma classificação socioeconômica dos agentes

econômicos com três categorias. São elas:

Para Luiz Carlos Bresser Pereira, a "etapa contemporânea" da sociedade brasileira tem

início com

Liberalismo e Socialismo são correntes teóricas herdeiras da

Revolução Industrial e da Revolução Francesa.

Assinale a opção que identifica corretamente o ideário liberal e o

socialista, a partir dessa dupla herança.

Quem pretende explicar a experiência partidária brasileira precisa se defrontar com dois traços que mais chamam atenção. O primeiro aspecto diz respeito à falta de continuidade das formações partidárias que emergiram e, por conseguinte, à curta duração de tais experiências, cujo término deveu–se, na maioria das vezes, a rupturas institucionais por que passou o País. O segundo aspecto que chama a atenção em nossa história partidária está relacionado com o contexto ou meio em que os partidos surgiram e se desenvolveram inicialmente.”
(BRAGA, M. do S. S.; INÁCIO, M. M. “Partidos, eleições e governo”. In: MORAES, A. C. (coord.). Sociologia: ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Brasília: 2010. Cap. 13: p. 267–288. p.276.)

Com relação ao processo de formação e à história dos partidos políticos atuantes no Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Dois dos três principais partidos políticos do atual sistema partidário nasceram no último governo da ditadura civil– militar (1964–1985).
( ) No atual sistema partidário, a competição político–eleitoral se organiza em torno de partidos sem tradição histórica, constituindo uma das experiências partidárias mais incipientes da história nacional.
( ) O sistema eleitoral que emergiu da última redemocratização do país tornou praticamente nula a representação dos partidos menores no Congresso Nacional.
As afirmativas são, respectivamente,

A terceira via é uma resposta ideológica às reformas neoliberais da década de 1980. Como corrente da ideologia social-democrata defende um Estado necessário, cuja interferência na vida social não seja máxima como no socialismo, nem mínima como no liberalismo. Por essa visão, o Estado continuaria sendo responsável pelas seguintes áreas:

Sergio Buarque de Holanda, em “Raízes do Brasil”, dedica um capítulo à cordialidade do povo brasileiro. Para o autor, os brasileiros geralmente pensam e fazem tudo a partir de uma espécie de conduta básica:

Assinale a alternativa que indica os três elementos que definem o Estado.

Analise o fragmento a seguir. “Estarei fazendo o papel de um sociólogo típico se começar dizendo que pretendo dividir o conceito de cidadania em três partes. (...) Chamarei estas três partes, ou elementos, de civil, política e social.”
(MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar,s.d., p. 63.)

Com base na formulação sociológica acima, a análise do processo histórico de construção da cidadania no Brasil independente indica que as condições para o exercício de direitos políticos foram

Lembrando que tentar definir liberalismo é como “buscar um alvo móvel”, pode‐se conceber que tal doutrina política alega que o propósito do Estado é facilitar os projetos de seus membros em detrimento da imposição dos seus próprios. Neste sentido, é correto afirmar que

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