Julgue o item seguinte quanto a sistemas operacionais.
O gerenciador de memória tem como função, entre outras, manter o controle das partes da memória que estão em uso e das que não estão.
No que diz respeito à administração de sistemas Windows, julgue o item que se segue.
No Windows 8.1, por meio do item Mudar configurações do computador, disponível em Configurações, não é possível criar uma conta local, contudo é possível alterar os dados de uma conta de usuário.
No Linux, podem-se utilizar impressoras diretamente conectadas ao desktop, por exemplo, por meio de uma porta USB ou impressoras disponíveis na rede e configurá-las com o CUPS (Common UNIX Printing System).
Com base no CUPS, assinale a alternativa correta.
No Windows Server 2003, há um banco de dados hierárquicos que armazena uma série de informações de configurações sobre os seus usuários. Além disso, o hardware e o software do computador são de extrema importância para a inicialização do sistema operacional.
Assinale a afirmativa cujo termo melhor define esse banco de dados.
Muitas vezes um usuário do sistema operacional Linux Ubuntu precisa executar programas com permissão de superusuário. Para isso, ele pode usar o comando
Os sistemas de arquivos padrão utilizados no Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 5, 6 e 7 são, correta e respectivamente,
Sobre sistemas de arquivos, analise as afirmativas a seguir.
I. O sistema operacional Linux é capaz de ler/escrever dados em partições do tipo NTFS.
II. O FAT12 permite definir quem pode e como acessar pastas ou arquivos.
III. O FAT32 aloca o espaço em disco de maneira mais eficiente que o FAT16.
Está correto o que se afirma em:
O NFS (Network File System) é muito utilizado na montagem de servidores de arquivos de rede local, pois permite montar partições ou diretórios remotos, de outro computador, como se fossem um disco local.
Baseado nas características de funcionamento do NFS, assinale a afirmativa correta.
Julgue os próximos itens, relativos ao sistema operacional Android.
Mesmo controlando o login e a senha do usuário via contas Google, um aplicativo pode capturar e enviar arquivos armazenados no cartão SD do celular que utiliza o sistema Android.
Julgue os próximos itens, relativos ao sistema operacional Android.
Para garantir que o software gerado no servidor chegue ao usuário final, utiliza-se um certificado code signing, que altera o software e também insere uma assinatura do desenvolvedor ou fabricante.
Julgue os itens seguintes, a respeito de controlador lógico programável (CLP).
O CLP com entradas analógicas é normalmente utilizado em processos que exijam controle de alta precisão.
Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas operacionais.
O início da execução de um programa provocada pelo usuário leva à criação de processos deamons.
Ambientes de alta disponibilidade e escalabilidade são utilizados com a finalidade de balanceamento de carga, “failover” e replicação de estado. Com relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir. I. A técnica de checkpoint salva periodicamente o estado do processo durante a execução normal da aplicação, permitindo sua posterior restauração, no caso de uma falha no sistema. II. O processo de troca, através de transações, para um nó alternativo, devido a uma situação de falha em um dos nós do cluster é chamado de rollback. III. O processo de mover a aplicação crítica e os seus clientes de volta para o nó principal totalmente livre de defeitos, erros ou falhas é chamado de failback. Está correto o que se afirma em
A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um subsistema de armazenamento composto por várias unidades de discos individuais, de modo que elas funcionem como uma única unidade, com a finalidade de melhorar a disponibilidade, confiabilidade e/ou desempenho.
Considerando a construção de um RAID com discos idênticos, assinale a afirmativa correta.
Com relação a sistemas operacionais Windows Server e redes TCP/IP, julgue o item a seguir.
O Windows Server 2016 possui um servidor HTTP chamado de IIS (Internet Information Server), que pode ser usado para prover páginas e serviços web via Internet.