Segundo Paulo Netto, a Renovação do Serviço Social apresenta três direções: a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.
As ações afirmativas assumem diferentes desenhos, sendo um dos mais expressivos o sistema de cotas que estabelece um determinado número ou percentual a ser ocupado, em área específica, por grupo definido.
No caso de constatação de inadequações quanto às condições éticas, físicas e técnicas para o exercício da sua atividade profissional, o(a) Assistente Social deve informar, por escrito, à instituição ou ao órgão em que trabalha acerca das inadequações, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados.
As políticas sociais, no Brasil, são derivadas da ampliação das políticas sociais desenvolvidas nos países do capitalismo central.
Iamamoto e Carvalho compreendem a questão social como um problema social cuja resolução depende de ações imediatas dos(as) profissionais de Serviço Social.
O neoliberalismo caracteriza-se pela universalização dos serviços públicos
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme Carmelita Yazbek, tem como principal objetivo a gestão integrada de ações descentralizadas e participativas da assistência social no Brasil.
O conservadorismo, conforme Iamamoto e Paulo Netto, foi totalmente superado no Serviço Social brasileiro, no marco do Movimento de Reconceituação.
O Código de Ética Profissional de 1986 significou para a categoria dos(as) Assistentes Sociais uma ruptura importante na negação da base filosófica tradicional atrelada ao conservadorismo.
De acordo com Iamamoto, são inúmeros os desafios que se apresentam aos(às) profissionais de ServiçoSocial, dentre os quais está o cultivo de uma atitude crítica e firme na defesa das condições de trabalho e da qualidade dos atendimentos.
A modalidade de estágio não obrigatório desobriga o acompanhamento direto de estagiários(as) de Serviço Social por assistentes sociais para a supervisão de campo.
De acordo com Francisco de Oliveira, o Estado de Bem-Estar Social foi uma experiência própria dos países do capitalismo periférico.
A respeito da história e das influências teórico–metodológicas do serviço social no Brasil, julgue os itens a seguir.
A influência da teoria social de Marx na categoria profissional vincula–se à compreensão de que as relações sociais são sempre mediatizadas por situações e instituições que revelam/ocultam relações sociais imediatas.
Com relação à ética profissional e ao projeto ético–político profissional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
É vedado ao assistente social o uso da técnica de devolução — baseada em informações colhidas em estudo e comumente utilizadas pela área de psicologia —, visto que se trata de terapia não prevista nas competências do assistente social.
Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná–las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento resultou, tal como encontramos hoje, o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento. M. V. Baptista. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação.
São Paulo: Veras Editora, 2000, p.14 (com adapatações).
Considerando o tema abordado no texto, julgue os itens seguintes.
Análises sobre a avaliação de programas sociais têm demonstrado que, quanto mais rigorosos e restritos forem os critérios de acesso e permanência dos usuários nesses programas, mais focados e seletivos tendem a ser tais programas. Portanto, é essencial associar os critérios de acesso e de permanência à abrangência do programa social, a fim de indicar a universalidade dele.