No Brasil, as políticas de assistência social são, tradicionalmente, marcadas por um caráter ambíguo e limitado. Esse perfil deve-se a características como:
Larissa trabalha em um hospital que possui uma grande demanda por atendimento pediátrico. Ela deseja conhecer um pouco mais sobre esses pequenos usuários, seus familiares e suas vidas, a fim de prospectar demandas e gerar conhecimento sobre esta realidade. Para tanto, utiliza o materialismo histórico e a análise qualitativa como metodologia. O processo que envolve uma metodologia científica para a geração de novos conhecimentos da realidade social é:
Nos anos 1970, o espaço acadêmico oferecia inicial solidez com a graduação e a recente pós-graduação em Serviço Social, o que proporcionava um caminho mais seguro para os questionamentos e o trabalho teórico-metodológico pretendido pelos protagonistas da intenção de ruptura. Acerca da inserção da profissional no espaço acadêmico, assinale o item INCORRETO:
Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (LEI Nº 8.069, DE 13 DE
JULHO DE 1990), assinale verdadeiro (V ) ou falso(F ):
( ) Considera criança a pessoa até 11 anos de idade incompletos.
( ) O ECA também se aplica, excepcionalmente, as pessoas entre 18 e 24 anos de idade.
( ) Casos de suspeita ou confirmação de maus tratos ou castigo físico, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar.
( ) Dispõe sobre a prevenção integral à criança e ao adolescente como sujeitos de direitos e pessoas em desenvolvimento.
( ) Estabelece que a colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.
A sequência correta está no item:
Com base na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/93), qual entre os itens abaixo corresponde a um dos objetivos da assistência social?
Com relação a instituições e à família, analise as assertivas abaixo. I.As instituições são marcadas pelos homens, sendo representadas pelo conjunto de valores e princípios estabelecidos tradicionalmente. II.Fazem parte da estrutura social as relações de parentesco, marcadas por um modelo de relação familiar que condiciona um padrão de funcionamento da família. III.A família é uma instituição social que exerce sua função na vida social. É correto o que se afirma em
É correto afirmar que o Estudo Social, no âmbito do Serviço Social, representa
Com relação à Intervenção Sistêmica empregada por grande parcela dos assistentes sociais no atendimento às famílias, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Caracteriza-se por fazer uma leitura da realidade como um processo que inclui todas as partes envolvidas em constante interação e com responsabilidades compartilhadas na construção do todo. ( ) Caracteriza-se por fazer uma leitura do problema localizado, sua causa e a melhor conduta para resolvê-lo. ( ) Faz atendimento sistemático, objetivando verificar o cumprimento das orientações e dos encaminhamentos efetuados.
O Modelo Grupal Narrativo, utilizado na Mediação, é
Entre os desafios dos assistentes sociais, faz-se necessário o conhecimento de forma aprofundada dos grupos e das organizações não governamentais (ONGs) e das funções que estes desempenham nas políticas públicas. O chamado Terceiro Setor, do qual as ONGs fazem parte, é representado pelo conjunto de
É função do Conselho Nacional de Assistência Social, conforme descrito na Lei Orgânica da Assistência Social:
O Assistente social, por meio de sua ação técnico-política, passou a ser requisitado para responder às necessidades vinculadas à reprodução material da força de trabalho e ao controle das formas de convivência entre empregado e empresa, exercendo funções de apoio à administração do trabalho, intervindo na repressão dos conflitos e na promoção da integração dos trabalhadores às exigências do processo produtivo. É correto afirmar que a ampliação dessas demandas fez com que o Assistente social passasse a atuar
Na compreensão do Conselho Federal de Serviço Social, as ações que devem predominar no atendimento direto aos usuários da política de saúde são aquelas caracterizadas como:
Constitui-se como uma categoria histórica e como valor central do Código de Ética dos Assistentes Sociais brasileiros:
No debate sobre as particularidades do trabalho profissional do assistente social, Iamamoto (2007), a partir da análise da literatura especializada, identifica diferentes teses. A que se refere à identidade alienada é sustentada pelo seguinte autor: