O Serviço Social constituiu democraticamente a sua normatização, expressa no Código de Ética de 1993. Assinale a alternativa correta que corresponda a um dos princípios fundamentais.
Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:
• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;
• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;
• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;
• Helena, enfermeira graduada.
Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.
De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.
Caso desrespeitem seu código de ética profissional, as assistentes sociais poderão responder perante o respectivo conselho regional da profissão, uma vez que esse conselho tem competência para orientar, normatizar e defender o exercício da profissão.
Julgue o item que se segue, relativo ao serviço social e ao seu compromisso com implementação dos princípios previstos em lei.
Tomando como exemplo os princípios contidos no Estatuto da Igualdade Racial, percebe-se que é no âmbito da defesa de direitos que o profissional de serviço social é convocado a intervir, sendo esse um cenário constituído de tensões e contradições, limites e possibilidades.
Com base no projeto ético-político do serviço social, na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993) e no Código de Ética do(a) Assistente Social (1993), julgue o item a seguir.
O Código de Ética do(a) Assistente Social nega valores historicamente presentes em uma sociedade capitalista, a exemplo da competitividade.
Analise as afirmativas elaboradas a partir do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, de 1993, e coloque (v) para verdadeiro e (f) para falso:
( ) A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, com dominação-exploração de classe, etnia e gênero, se constitui como um dos seus princípios fundamentais.
( ) O desagravo público por ofensa que atinja a honra profissional do Assistente Social e sua vida financeira está previsto como um dos direitos do Assistente Social.
( ) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão representa um dever do Assistente Social.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:
A ética profissional, expressa e materializada no atual Código de Ética do Assistente Social (1993), afirma a defesa:
O Serviço Social constrói historicamente uma identidade e adquire legitimidade social tanto a partir da explicitação da função social da profissão quanto dos contornos éticos que assume o trabalho profissional. Há também uma profunda interação entre o que preconiza a ética profissional e o modo de ser e viver dos/as assistentes sociais. Nesse sentido, a ética profissional
A ética é uma ..I....dos homens. Assim, parte-se do pressuposto que, para chegar aos fundamentos da ética, necessita-se
passar pelos fundamentos .II..... . Esses fundamentos têm uma existência objetiva: são
III ......
que expressam modos de ser existentes
na realidade sócio-histórica. Nesse sentido, além de reflexão e sistematização filosófica, a ética deve ser compreendida
como .
IV..... .
As lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidos por
As infrações ao código de ética profissional de 1993 acarretarão ao(à) assistente social as seguintes penalidades:
De acordo com o Código de Ética profissional, art. 9, é vedado ao assistente social:
O "reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais" - consta no Código de Ética do Assistente Social, Lei n° 8.662/1993, como um:
O atual Código de Ética Profissional não se constitui como um dogma. A perspectiva ética e normativa do Código só é legítima na medida em que seus valores e princípios são incorporados pelos profissionais. Esta incorporação deve-se dar de forma consciente, autônoma e responsável. O Código de Ética fundamenta-se em valores e princípios historicamente situados, rompendo com
Os/as assistentes sociais brasileiros/as, independentemente do local de atuação ou política social em que atuam, das competências e atribuições a que recorram, afirmam, em sua maioria, que suas ações são pautadas pelo projeto ético-político do Serviço Social. Assim, ao nos apropriarmos do Código de Ética profissional, podemos apreender, além da sua dimensão normativa/legal, as dimensões conceitual, política e teleológica. Ora, remetendo-nos aos princípios fundamentais do Código, que reconhecem a liberdade como valor ético central, a essência desta determinação se pauta em exigências para atender sua efetiva materialidade, quais sejam:
Conforme o Código de Ética do/a Assistente Social sobre alguns princípios fundamentais assinale V(verdadeiro) e F(falso):
( ) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
( ) Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
( ) Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
( ) Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a alternativa CORRETA:
A natureza socioprofissional do Serviço Social é permeada por uma característica própria que acompanha o desenvolvimento histórico da profissão: a I , ou seja, a fluidez, o II e a heterogeneidade com que os profissionais de Serviço Social são obrigados a organizar sua III cotidiana. Completa as lacunas I, II e III correta e respectivamente: