Um ex-trabalhador da empresa está solicitando indenização por ter tido uma doença relacionada ao trabalho. Os advogados solicitam ao médico do trabalho o prontuário médico do ex-trabalhador para realizar a defesa do caso. Neste caso, em relação à solicitação do prontuário médico pelos advogados, o médico do trabalho
Trabalhador de 48 anos de idade, auxiliar administrativo com mobiliário de trabalho adequado, sem exposição a riscos ocupacionais específicos, deve realizar exame médico periódico
Em atendimento ocorrido no serviço de atenção à saúde de trabalhador que tenha sofrido acidente de trabalho com material perfurocortante no ato de punção venosa em paciente, o protocolo de Profilaxia pós-exposição − PEP ao vírus da imunodeficiência humana − HIV recomendado é:
No exame periódico de um profissional de enfermagem que presta serviço ao sistema judiciário, o médico do trabalho detecta elementos clínicos de exaustão emocional com esvaziamento afetivo, relato de distanciamento e insensibilidade no atendimento ao público e a percepção de uma baixa realização profissional, que pode indicar um quadro de
Um assistente administrativo empregado de empresa privada e filiado ao Regime Geral de Previdência Social do Brasil poderá ter acesso ao benefício:
Um dos integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho − SESMT solicitou à empresa uma avaliação da sua exposição ao ruído contínuo, conforme anexo 1 da NR-15. Ele fica exposto durante cinco horas a um nível de pressão sonora de 86 dB(A), no setor A, e depois trabalha no setor B, uma fresadora, expondo-se a um nível de pressão sonora de 89 dB(A). O regime de trabalho deste profissional é de 8 horas por dia.

Nestas condições, devem ser considerados os seus efeitos combinados, de forma que não exceda a unidade de exposição e não ultrapasse o limite de tolerância. O tempo máximo que o profissional da área da segurança do trabalho pode ficar exposto no setor B a 89 dB(A), sem ultrapassar o limite de tolerância é de aproximadamente
Todos os anos milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes. Grande parte deles são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem. Assinale a opção INCORRETA quanto à prevenção de acidentes:
O proprietário de um novo estabelecimento solicitou ao órgão regional do Ministério do Trabalho, antes do início de suas atividades, a aprovação de suas instalações. Porém, dada a impossibilidade de realizar a inspeção prévia antes do início das atividades do estabelecimento, o órgão regional do Ministério do Trabalho não emitiu o Certificado de Aprovação das Instalações − CAI. De acordo com as disposições da NR-2, a empresa poderá
Em um frigorífico de pequeno porte, com a média anual de 20 colaboradores e uma jornada de trabalho de 6 horas por dia, em 2016, ocorreram os seguintes casos:

A empresa deve encaminhar os mapas com as avaliações anuais até 31 de janeiro, ao órgão do Ministério do Trabalho e Emprego − MTE, de acordo com a legislação vigente.

Os valores a serem preenchidos no Quadro III − Acidente com Vítimas, para o Índice Relativo/Total de Empregados e para Dias/Homens perdidos, respectivamente, são:
Uma empresa siderúrgica da região sul do país chegou a ter 12000 funcionários em 2005. Atualmente, possui 2000 funcionários no total, para cuidar dos mesmos riscos ambientais. A empresa está classificada com CNAE 28.31-3, conforme consta no registro de seu CNPJ, pertencendo, portanto, ao grupo C13 − Metálicos, para fins de composição da CIPA.

A diferença entre a quantidade de integrantes da CIPA de 2005 e a composição atual é de
Uma construtora vai construir um local adequado para refeições dos seus empregados em seu canteiro de obras. Para atendimento aos requisitos da NR-18, esse local para refeições deve ter
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos − GHS estabelece critérios harmonizados para classificar substâncias e compostos com relação aos perigos físicos, para a saúde e para o meio ambiente. Inclui elementos harmonizados para informar dos perigos, com os requisitos sobre a rotulagem, pictogramas e fichas de segurança, conforme descrito na NR 26 − Sinalização de Segurança. Os critérios estabelecidos no GHS estão baseados no que descreve o documento chamado Livro Púrpura, que estabelece a simbologia convencional a ser aplicada nas unidades de transporte e nas embalagens, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos, de acordo com a carga contida. Um produto químico, na FISPQ, apresenta os seguintes dados:
I. Nome do produto: Solução Água Régia.
II. Classe de Risco: 8.
III. Número de risco: 88.
IV. Número da ONU:1789.
O código da classe de risco e o número do risco significa que este produto em relação a perigo ao meio ambiente é
Um trabalhador irá desenvolver uma atividade que será executada na altura de 4 metros do nível inferior, com risco de queda, para atender uma situação de emergência. Para essa atividade, a empresa constatou a impossibilidade de adoção de SPCQ, pois ele não oferecia completa proteção contra os riscos de queda. Nestas condições, para atendimento às disposições da NR-35,
A "Saúde e Segurança" dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é uma preocupação permanente das gestões da instituição. As ações referentes às condições de trabalho para os servidores orientam-se pela legislação vigente e, a norma de referência para abordagem dos Riscos Ocupacionais Ergonômicos e a Norma Regulamentadora 17 (N R17), denominada de Ergonomia. Pela natureza educacional da Instituição muitas das "atividades exigem solicitação intelectual e atenção constante", nos locais onde são executadas tais atividades, como por exemplo "salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros" para esses ambientes segundo a NR17 são recomendadas condições de conforto, como:
I. níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no IN METRO;
lI. índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);
III. velocidade do ar não superior a 0,80 m/s;
IV. umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Os Equipamentos de Proteção Individual para proteção dos membros superiores são descritos nas alternativas a seguir, COM EXCEÇÃO do disposto na alternativa: