Em uma cidade industrial localizada na região periférica da Paraíba, João realiza suas atividades laborais que envolvem o emprego de produtos parasiticidas, inseticidas e raticidas à base de compostos de arsênico. Carlos desenvolve seu trabalho em outra empresa, manipulando cromatos e bicromatos. Francisco, por sua vez, atua em um hospital da região, onde mantém contato permanente com pacientes em isolamento com doenças infectocontagiosas, inclusive os objetos de seu uso, não previamente esterilizados. Os graus de insalubridade associados às atividades desenvolvidas por João, Carlos e Francisco, respectivamente, são
De acordo com a NR 15 – “Atividade e operações insalubre”, assinale a alternativa correta em relação aos trabalhos sob ar comprimido.
As dez concentrações das amostragens obtidas na avaliação
de um agente químico em um ambiente de trabalho
variaram de 15 a 25 ppm, resultando numa concentração
média de 18 ppm. O limite de tolerância desse agente,
constante do Anexo 11 da NR 15, é 20 ppm, e o valor
máximo, 30 ppm.
De acordo com esses dados, constata-se que a (o)
Dentre as diversas medidas de controle empregadas na pre- venção da segurança e saúde ocupacional, a ventilação industrial é uma das alternativas preconizadas para proteção coletiva, cujo conceito técnico considera que:
Acerca da regulamentação de segurança e saúde no trabalho, julgue os itens de 182 a 187.
A atividade que implicar exposição ocupacional a vibrações localizadas ou de corpo inteiro, sem proteção adequada, será caracterizada como insalubre em grau médio.
Marque a opção que não está de acordo com os anexos 01 e 02 da NR 15.
Analise as atividades abaixo.
I.atividades em serviços de emergência.
II.atividades em enfermarias gerais.
III.trabalho em laboratórios de sorologia.
Dessas atividades, de acordo com a Norma Regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho e Emprego, podemos considerar como insalubres em grau médio:
A respeito das doenças pulmonares de origem ocupacional, julgue os próximos itens.
No Brasil, o uso da maior parte dos asbestos é proibido, exceto o crocidolita, cujo limite de tolerância mostra-se inferior ao proposto pelos organismos internacionais de saúde e segurança do trabalho.
Quando se desenvolve um trabalho em condições de insalubridade de grau mínimo, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-15 - Atividades e Operações Insalubres, esta condição assegurará ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a
O Anexo 1 da NR 15 trata do ruído contínuo.
De acordo com essa Norma, qual é o valor percentual
devido, a título de adicional de insalubridade, a quem se
expõe sem proteção a níveis desse agente, acima dos
limites de tolerância?
A avaliação do calor em um ambiente de trabalho revelou os seguintes dados: Tbn= 25,0 ºC; Tg= 30,0 ºC; Tbs= 28,0 ºC.
Sabendo-se que o ambiente é interno e sem carga solar, conclui-se que o IBUTG é igual, em ºC, a
Conforme a Norma Regulamentadora NR-15 - Atividades e Operações Insalubres, nos trabalhos sob ar comprimido, em tubulões pneumáticos e túneis pressurizados, deve-se observar:
Um operário tem uma jornada de trabalho em um ambiente exposto a uma intensidade sonora de 90 dB(A) durante 1 hora, 85 dB(A) durante 4 horas e 86 dB(A) durante 3 horas. Para as intensidades citadas, a máxima exposição diária permitida prevista na NR 15 é de 4 horas, 8 horas e 7 horas, respectivamente. Assim, constata-se que a(o)
Conforme a Norma Regulamentadora 15, Anexo 1, aos indivíduos que não estejam adequadamente protegidos NÃO é permitida a exposição a níveis de ruído contínuo ou intermitente acima de
A concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a vida laboral, define, de acordo com a NR-15,