O termo DORT ou LER refere-se a uma doença ocupacional que tem como principal causa o (a)
Nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho – DORT, entre outros, como a Lesão por Esforço Repetitivo – LER, além de fatores psicossociais, estão presentes cognições e percepções de tais processos e distúrbios.
A respeito das cognições e percepções, é correto afirmar que
O evento que provoca lesão corporal, comprometimento
funcional ou morte, desde que atenda aos preceitos
estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, é
denominado acidente ou doença de trabalho.
Assinale a opção que pode ser considerada acidente ou doença
de trabalho.
As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) são danos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, e da falta de tempo para recuperação. Quanto aos objetivos dos profissionais de saúde na abordagem dos casos de LER/DORT, pode-se afirmar que:
LER/Dort são causas comuns de incapacidade funcional e afastamento do trabalho. Dentro do programa de saúde do trabalhador, o empregador deve incluir medidas preventivas dessas lesões, como
A síndrome do túnel do carpo é considerada uma Doença Osteomuscular Relacionada com o Trabalho (DORT). Assinale a opção que indica a atividade laboral relacionada a essa doença.
Sobre a LER/DORT assinale V(verdadeiro) ou F (falso).
( ) entre os fatores de risco pode–se incluir a monotonia fisiológica ou psicológica.
( ) não há dados que comprovem que as exigênciascognitivas podem causar aumento da tensão musculare comprometimento físico–funcional.
( ) quadros de tenossinovites de tendões dos dedos dasmãos, em digitadores, podem ser caracterizados como Ler/DO RT.
( ) a ausência de sinais objetivos não autoriza descartar o diagnóstico.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Julgue os seguintes itens, acerca das LER/DORT.
Na pesquisa e no diagnóstico de casos de dor osteomuscular de origem ocupacional, as atividades extralaborais do paciente devem ser identificadas, pois, geralmente, elas desencadeiam quadros semelhantes aos casos de LER/DORT.
Considere o texto e responda. “A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas consequências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.”(CONFEF, 2004) O profissional de Educação Física ao atuar neste segmento do mercado de trabalho deve estar ciente dos principais fatores relacionados ao aparecimento dos quadros de LER/DORT sendo estes: 1.Resistência. 2.Vibração. 3.Posturas viciosas. 4.Compressão mecânica. 5.Repetitividade. 6.Força. 7.Frio/calor. 8.Estresse psicológico. Assinale a alternativa correta.
Ao participar de um programa de prevenção à LER/DORT - Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (SESAB, 2009), o enfermeiro deve saber que são exemplos dessa síndrome clínica
Existem critérios utilizados para o estadiamento das disfunções de apreensão e do membro superior da LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Assinale a alternativa correta
A ocorrência de Lesões por Esforços Repetitivos e de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) em grande número de pessoas e em diferentes países provocou uma mudança significativa nos conceitos e práticas organizacionais relacionadas ao trabalho. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alguns quadros clínicos relatados por cirurgiões-dentistas
podem ser incluídos entre os Distúrbios Osteomusculares
Relacionados ao Trabalho — DORT e colocam esses profissionais
de odontologia entre os primeiros lugares em
afastamentos do trabalho por incapacidade temporária ou
permanente, respondendo por cerca de 30% das causas
de abandono prematuro da profissão.
(SANTOS FILHO, S. B., BARRETO, S. M. Atividade ocupacional
e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiõesdentistas
de Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil: contribuição
ao debate sobre os distúrbios osteomusculares
relacionados ao trabalho. Cad. Saúde Pública, Rio de
Janeiro, 17(1):181-193. 2001)
Considere as afirmativas a seguir:
I. Os cirurgiões-dentistas que trabalham em posições
consideradas mais adequadas para o tratamento do
paciente (12 e 15 horas, ou seja, atrás e ao lado do
paciente) têm menores queixas de dor no pescoço.
II. Os dentistas que usam ambas as visões, direta e
indireta, queixam-se menos de dor no pescoço do
que aqueles que utilizam apenas a visão direta.
III. O trabalho em posição sentada é confortável, independente
da organização do processo de trabalho,
como jornadas, tempos e ritmos.
IV. Algumas exigências do processo de trabalho dos
cirurgiões-dentistas são apontadas como fatores de
estresse, o que mostra associação com problemas
musculoesqueléticos.
V. A presença de compressor dentro do consultório é
associada a queixas de dor por desencadear desequilíbrio
fisiológico, gerando irritabilidade, estresse
e tensões musculares.
Está correto o que se afirma APENAS em
Devido às Afecções Musculoesqueléticas Relacionadas ao Trabalho - AMERT (LER/DORT) se desenvolverem de forma insidiosa, é importante saber reconhecer os sinais e sintomas a fim de prevenir possíveis danos à saúde do trabalhador. Uma sintomatologia importante a ser pesquisada é quanto à presença de
Quando solicitado por médico da equipe de trabalho, o psicólogo deve fornecer laudo técnico sobre as condições psicológicas de paciente com diagnóstico de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), desde que esteja qualificado para isso.