Um especialista em segurança identificou um ataque que emprega códigos inseridos em um site comprometido para explorar vulnerabilidades em navegadores, visando a atacar um sistema cliente quando o site é visitado.
É correto afirmar que foi(ram) empregado(s):
A respeito do SAML 2.0, julgue o item a seguir.
O SAML é considerado o principal padrão de autenticação, sendo o OAuth2 a sua correspondente implementação.
______ é um tipo de golpe de engenharia social que usa o medo para enganar as pessoas para que elas façam download de um malware. No exemplo clássico ele alerta a vítima de um vírus em seu dispositivo através de uma mensagem pop-up.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Acerca de SAML e JWT, julgue o item a seguir.
O SAML, assim como o JWT, utiliza JSON para formatar as afirmações de segurança.
Durante uma varredura na rede interna, a equipe de segurança do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul detectou a ocorrência de alguns incidentes de segurança. Como forma de mitigar a ocorrência de incidentes, um membro da equipe foi orientado, pelo Chefe de Departamento de Segurança, a fazer uma notificação dos incidentes ocorridos ao CERT.BR (Centros de estudos, resposta e tratamento de incidentes de segurança no Brasil).
Porém, em virtude da falta de respostas às notificações anteriores, a equipe de desenvolvimento utilizou como método(s) alternativo(s)
Um servidor público necessita enviar informações sigilosas sobre um projeto de pesquisa para os membros de sua equipe. Para evitar a interceptação e a leitura não autorizada dessas informações, o servidor protegeu os arquivos com criptografia assimétrica.
Um dos métodos criptográficos que pode ser utilizado na técnica de criptografia adotada é:
Para elevar o nível de segurança das infraestruturas críticas dos órgãos do Poder Judiciário, a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) estabelece ações a serem executadas pelos órgãos.
Uma das ações estabelecidas é:
Um órgão implementou sua Equipe de Tratamento e Resposta de Incidentes de Segurança Cibernética (ETIR) utilizando a sua equipe de Tecnologia da Informação (TI) com atuação primordialmente reativa e não exclusiva. As atividades reativas da ETIR terão prioridade sobre as outras determinadas pelos setores específicos de seus membros. A ETIR participará do processo de tomada de decisão sobre quais medidas deverão ser adotadas e poderá recomendar os procedimentos a serem executados ou as medidas de recuperação durante um ataque. Quanto ao modelo de implementação de ETIR e sua autonomia, o órgão optou, respectivamente, por:
A implementação de um sistema de gestão de continuidade de negócios (SGCN) visa a proteger a organização, reduzindo a probabilidade de ocorrências de disrupções e definido formas para responder e se recuperar de interrupções no negócio. A definição de um escopo para o SGCN é importante para limitar e definir sua aplicabilidade.
Na definição do escopo, a organização deve:
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) está trabalhando para obter um novo certificado digital emitido pela ICP-Brasil, em virtude da expiração do certificado antigo. Por essa razão, entrou em contato com a autoridade de registro para encaminhar os documentos necessários.
O Tribunal foi informado, no entanto, de que havia problema em alguma funcionalidade da Autoridade Certificadora (AC), pois:
Ao elaborar um plano de continuidade do negócio, um analista deve observar algumas exigências.
Em relação às exigências pertinentes, é correto afirmar que:
Marque a alternativa que corresponde corretamente a um ataque de engenharia social?
Entre as alternativas apresentadas, marque a opção que contem corretamente, algoritmos de criptografia assimétrica?
Em Segurança da Informação, temos variadas formas de defesa, como por exemplo “algoritmos de proteção”, entre eles algoritmo AES em criptografia simétrica, capaz de criptografar (codificar) e descriptografar (decifrar) informações. Sobre o algoritmo AES em criptografia simétrica, marque a alternativa que contem a opção correta sobre a chave de tamanho “padrão” usada pelo algoritmo AES em criptografia simétrica?
A Resolução CMN n°4.893, de 26 de fevereiro de 2021, dispõe sobre a política de segurança cibernética e sobre os requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem a serem observados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Segundo essa resolução, a política de segurança cibernética deve ser divulgada aos funcionários da instituição e às empresas prestadoras de serviços a terceiros, mediante linguagem clara, acessível e em nível de detalhamento compatível com as funções desempenhadas e com a sensibilidade das informações. Essa resolução também estabelece que as instituições devem divulgar ao público