Com relação a assinatura e certificação digital, julgue o próximo item.
Os algoritmos MD5 e SHA1 ainda são utilizados em alguns mecanismos que fazem uso de assinatura digital, mas, atualmente, ambos são considerados inseguros.
Com relação a snapshot de becape em dispositivos do tipo storage, julgue o item que se segue.
Snapshots do tipo clone/split-mirror são mais demorados que os do tipo copy-on-write, porque, no primeiro tipo, todos os dados são copiados quando o clone é criado.
Sobre firewall considere as afirmativas a seguir:
I Um firewall é um hardware, software ou uma combinação de ambos que monitora e filtra o tráfego de pacotes que entra ou sai de uma rede privada protegida.
II Um firewall tem duas funções básicas de segurança: filtra um pacote, baseado na política de segurança de aceitar ou refutar, e aplica proxy gateways que fornecem serviços aos usuários internos e ao mesmo tempo protegem estes usuários de intrusos.
III o serviço de firewall que atua na camada de enlace efetua filtragem de endereços MAC, enquanto que o serviço de firewall na camada de transporte efetua filtragem de endereços IP.
IV o firewall NAT esconde todas as identidades das máquinas de usuários externos, fornecendo uma única identidade para serviços externos, ou seja, externamente todos as máquinas aparentam ter o mesmo endereço IP.
Estão corretos os itens
Acerca de prevenção e tratamento de incidentes, julgue os itens seguintes.
No caso de um ataque de DoS (Denial of Service) a uma rede de computadores, seria mais indicado como resposta reconfigurar o roteador para minimizar efeitos de flooding que duplicar a configuração dos ativos envolvidos para investigação forense.
Acerca de prevenção e tratamento de incidentes, julgue os itens seguintes.
Com a implementação do whitelisting, recurso que é o contrário do blacklisting, impossibilita-se a entrada de qualquer executável que não esteja cadastrado, dada a existência de uma lista de emails, domínios ou endereços IP previamente aprovados e, normalmente, não submetidos aos filtros.
Julgue os itens seguintes, a respeito da análise de artefatos maliciosos.
Situação hipotética: Um analista com acesso legalmente constituído extraiu dados de dois sistemas protegidos, aos quais tinha autorização válida e vigente. Após obter os dados, o servidor os compartilhou com terceiros não autorizados, propositalmente. Assertiva: Essa situação descreve uma exfiltração de dados, ainda que o agente causador tenha autorização e fosse confiável, isso porque ela pode ocorrer da forma descrita ou ainda por meio de processo automatizado conduzido por meio de um programa malicioso.
A respeito de inteligência de ameaças em fontes abertas (OSINT), julgue os itens a seguir.
Informações obtidas por meio de OSINT são menos confiáveis e menos precisas que aquelas obtidas usando-se disciplinas de inteligência tradicionais.
Acerca das ameaças persistentes avançadas (APT), vulnerabilidades zero day e engenharia social, julgue os itens a seguir.
O uso de engenharia social e o envio de mensagens contendo links para websites hospedeiros de código malicioso a fim de explorar vulnerabilidades zero day para pessoas cuidadosamente selecionadas e conectadas a redes corporativas são maneiras comuns de iniciar ataques de APT.
Com relação a redes de computadores e segurança de dados, julgue o item a seguir.
A única ferramenta capaz de assegurar a segurança dos dados de modo eficaz, resolvendo todos os problemas de segurança, é a criptografia.
A respeito de artefatos maliciosos, julgue os itens que se seguem.
Rootkits executando em modo usuário são difíceis de detectar, possuem acesso irrestrito ao hardware e operam tipicamente subvertendo o fluxo de execução, ocultando-se e substituindo por código malicioso as chamadas do sistema que manipulam arquivos, processos, memória, controle de acesso e comunicações de rede.
O requisito II é uma descrição do teste de penetração do tipo white-box, que é normalmente considerado uma simulação de ataque por fonte interna e(ou) usuário privilegiado.
Acerca de testes de penetração, julgue os itens seguintes
Na situação apresentada na figura a seguir, de acordo com o OSSTMM (The Open Source Security Testing Methodology Manual), seria correto classificar o teste de penetração como um teste do tipo tandem, mas não como um teste double blind, haja vista que, na técnica tandem, o alvo não recebe notificação prévia referente ao alcance da auditoria, aos canais testados e aos vetores de teste.
Considerando o acesso a um sítio de uma empresa, desenvolvido em arquitetura Web/PHP, julgue os itens a seguir, a respeito de segurança de aplicações web.
Situação hipotética: Um empregado da empresa que deveria ter acesso apenas a seu contracheque, ao inspecionar o código, observou que é possível alterar os seus dados GET de busca e acessar o contracheque de outro empregado, do qual conhece o user, que é o filtro do sistema. Assertiva: Essa situação ilustra um problema de cross-site scripting (XSS), que pode ser resolvido alterando-se o método do formulário para post.
Com relação a criptografia simétrica e assimétrica e a ataques a sistemas de criptografia, julgue os itens a seguir.
Na criptografia assimétrica, as duas partes comunicantes compartilham a mesma chave, que precisa ser protegida contra acesso por outras partes.
Acerca de criptografia e segurança em computadores, julgue os próximos itens.
A função MAC (message authentication code) utiliza como entrada uma chave simétrica e um bloco de dados e produz um valor de hash associado à mensagem protegida.