Considere os itens a seguir com relação aos princípios do SUS:
I- Resolubilidade: É a exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência;
II- Controle social: É a garantia constitucional de que a população, através de suas entidades representativas, participará do processo de formulação das políticas de saúde e do controle da sua execução, em todos os níveis, desde o federal até o local;
III- Universalidade: É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.
Dos itens:
“A área de vigilância de zoonoses deve estabelecer parcerias interinstitucionais, visando à implementação das ações de interesse sanitário, principalmente a limpeza pública e o destino adequado de lixo orgânico. Além disso, deve-se desenvolver a intrassetorialidade, requerendo o envolvimento efetivo das equipes multiprofissionais e multi-institucionais, com vistas ao trabalho articulado nas diferentes unidades de prestação de serviços. "
Com relação aos modelos de ação em vigilância de zoonoses, o trecho discorre sobre:
O ACS deve ter especial atenção aos Recém-nascidos (RN) com menos de 28 dias, observando os seguintes itens, EXCETO:
A adolescência é uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento físico, moral e psicológico. Promoção à saúde e prevenção de agravos para o adolescente devem ser desenvolvidas pela equipe em integração com diferentes instituições na comunidade.
As seguintes orientações devem ser realizadas pelo ACS. Identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Sexualidade: doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/Aids, anticoncepção, gravidez.
( ) Hábitos saudáveis.
( ) Uso de álcool e outras drogas.
( ) Desempenho escolar e método mais adequado para estudar.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Uma das principais causas de óbito e adoecimento são as doenças crônicas, que são aquelas que demoram meses ou até anos para se manifestar, às vezes já com complicações para a pessoa. Dentre as doenças crônicas, podemos citar a hipertensão arterial.
A alternativa que MELHOR descreve a fisiologia da doença é:
Para assegurar a garantia do direito social à saúde, a Constituição da República de 1988 criou um Sistema Único de Saúde integrado por uma rede pública regionalizada e hierarquizada, descentralizado, com direção única em cada esfera de governo, que deve oferecer atendimento de qualidade a toda a população e priorizar as atividades preventivas, sem que haja prejuízo dos serviços assistenciais.
Ao Sistema Único de Saúde compete, segundo o que dispõe a CF no Art. 200, além de outras atribuições, nos termos da lei:
I. executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.
II. participar do controle e da fiscalização da produção, do transporte, da guarda e da utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
III. promover a habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
IV. fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
Estão CORRETAS as assertivas:
Assinale a alternativa que apresenta um dos componentes da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia as afirmativas a seguir:
I. O cuidador do paciente no domicílio não pode ser um parente, vizinho, amigo, nem possuir vínculo emocional com o paciente.
II. Está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.
III. No contexto do Pacto pela Saúde 2006, é correto afirmar que o Colegiado de Gestão Regional deve seguir o processo de planejamento nacional.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O serviço de Atenção Psicossocial não se configura como Porta de Entrada à Rede de Atenção à Saúde do SUS.
II. Pela Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecerá mecanismos de incentivos à participação do setor privado no investimento em ciência e tecnologia e estimulará a transferência de tecnologia das universidades e institutos de pesquisa aos serviços de saúde nos Estados, Distrito Federal e Municípios, e às empresas nacionais.
III. A Atenção Básica utiliza tecnologias de baixa complexidade e densidade, com as quais deve resolver os problemas de saúde de menor frequência e relevância em seu território de atuação.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho, assim como as ações de assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui entre seus objetivos a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas, inclui também no seu campo de atuação a realização de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A execução de ações de saúde do trabalhador, a fiscalização da produção de alimentos e a autorização de criação de novos cursos superiores no Brasil são ações incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) é financiado com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Está incluída no campo de atuação do SUS, entre outros aspectos, a participação na fiscalização da produção de substâncias psicoativas.
Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com o Manual de Ouvidorias do SUS (2014), sobre a importância do sigilo e da ética no funcionamento das Ouvidorias do SUS, analise as assertivas a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Ouvidoria do SUS deve ter sua autonomia assegurada para manter a confidencialidade de denunciantes quando isso for necessário.
( ) Em nome da transparência, deve haver publicidade sobre a identidade de servidores que sejam objeto de manifestação, a fim de garantir que o processo de investigação transcorra sem privilégio e especulação.
( ) A Ouvidoria do SUS deve manter o sigilo da fonte quando o interessado solicitar a preservação de sua identidade. Porém, deve-se esclarecer ao(à) cidadão(ã) sobre a possibilidade da quebra do sigilo por seu consentimento ou por determinação judicial.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
De acordo com o Manual de Ouvidorias do SUS (2014), sobre o público-alvo das Ouvidorias do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O público interno das ouvidorias são os gestores e os servidores do órgão/entidade integrante do SUS.
( ) As demandas do público externo devem receber tratamento prioritário e diferenciado em relação às demandas recebidas do público interno.
( ) O público externo das ouvidorias é formado pelos(as) cidadãos(ãs) e pelas entidades civis, desde que sejam usuários dos serviços prestados pelo órgão ou entidade integrante do SUS.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
“A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações de saúde" (BRASIL, 2018, p. 1). Os chamados indicadores de saúde possuem papel fundamental neste cenário.
Em relação aos indicadores de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A mensurabilidade de um indicador se refere à sua capacidade de medir o que se pretende.
( ) A confiabilidade de um indicador se relaciona à sua capacidade de detectar somente o fenômeno analisado.
( ) Os indicadores de saúde devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.
( ) As informações geradas pelos indicadores de saúde contribuem para o estabelecimento de políticas e prioridades melhor ajustadas às necessidades de saúde da população.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A operacionalização do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) depende de um conjunto de estratégias que garantam a sua implementação de forma efetiva. Tais estratégias são definidas pela Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2013).
Em relação à implementação do PNSP, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A elaboração de protocolos, guias e manuais de segurança do paciente compõe o conjunto de estratégias para implementação do PNSP.
( ) O engajamento dos profissionais de saúde com ênfase na responsabilização individual se constitui em estratégia fundamental para implementação do PNSP.
( ) É recomendada a articulação com o Ministério da Educação, enquanto estratégia para qualificar os profissionais de saúde no tema segurança do paciente.
( ) A vigilância e o monitoramento de incidentes na assistência à saúde são irrelevantes neste cenário, por serem atribuições específicas da vigilância epidemiológica.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é