A ordem escrita de uma autoridade judicial ou administrativa com a finalidade de que se pratique determinado ato ou para o cumprimento de um despacho é um tipo de documento oficial denominado:
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, de acordo com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
Embora estabeleça parâmetros para o uso da língua em redações oficiais, o MRPR rejeita a adoção de um padrão de escrita baseado em uma linguagem administrativa específica, alheia à evolução natural da língua.
A Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais de uma universidade federal necessita enviar uma comunicação oficial a uma universidade estrangeira, com o intuito de apresentar um professor que irá participar de um evento internacional na condição de professor intercambista. O fecho adequado para o documento a ser redigido deve ser obtido no Manual de Redação
Com base no Manual de Redação e Estilo da Apex-Brasil, em relação à grafia de endereços, assinale a alternativa correta.
O emprego dos pronomes de tratamento nas redações oficiais obedece a determinadas normas. Referente ao uso do pronome Vossa Excelência no Poder Legislativo, a que cargos não deve ser aplicado?
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.
O MRPR estabelece o padrão oficial de linguagem, segundo o qual textos oficiais devem ser redigidos de maneira formal e impessoal.
Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.
As partes II e III correspondem, respectivamente,
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O uso da primeira pessoa no expediente hipotético apresentado não viola a recomendação de impessoalidade da linguagem em comunicações oficiais.
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O uso da primeira pessoa no expediente hipotético apresentado não viola a recomendação de impessoalidade da linguagem em comunicações oficiais.
Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
Manual de Redação da Presidência da República. 2ª ed. rev. e atual. Brasília, 2002, p.4
Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.
O trecho a seguir está em conformidade com o padrão culto da língua portuguesa, sendo, por isso, adequado para compor uma redação oficial.
No momento que o infrator se apresenta ou é recapturado em 10 dias, é desclassificado para o art. 187 do CPM, a deserção especial prevista no art. 190 do mesmo diploma legal,
Considerando o trecho de documento hipotético apresentado anteriormente, julgue o item a seguir.
A linguagem empregada no texto é inadequada à correspondência oficial, por sua informalidade e simplicidade.
De acordo com as regras de redação oficial, a sigla encontra-se incorretamente grafada em:
Em uma redação oficial, são características que demonstram a concisão do texto, exceto:
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos que estamos tentando acesso junto ao Sistema de Informações desse Conselho a mais de quinze dias sem sucesso e o mesmo consta como "aguardando autorização", conforme comprovante em anexo.
Quanto ao uso do pronome de tratamento Vossa Excelência é empregado para todas as autoridades abaixo relacionadas, exceto: