Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 428 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

De  acordo  com  o  Manual  de  Redação  da  Presidência  da  República,  a  redação  oficial  deve  caracterizar‐se  por  determinados atributos, entre os quais é correto citar o(a) 

A redação oficial tem a finalidade de comunicar com objetividade e clareza, seguindo determinados parâmetros, considerado o uso da linguagem:

I. De maneira diversa daquele da literatura.

II. De forma semelhante a linguagem coloquial.

III. De forma análoga do texto jornalístico.

IV. Diferente da correspondência particular.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

A respeito da redação oficial de documentos, julgue o item  

Na redação oficial, recomenda‐se o uso de intercalações sempre que isso for possível

O Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Dos relacionados a seguir, é um atributo da redação oficial:

A Redação Oficial caracteriza-se pela maneira como o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

A seu respeito é INCORRETO afirmar que

Em relação ao uso do vocativo na redação de documentos oficiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Compreende a invocação do remetente e deve ser acompanhado de ponto e vírgula.
( ) Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
( ) No documento remetido a um particular, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.
( ) As autoridades tratadas por Vossa Excelência receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo e devem ser acrescidos no final dois pontos.

Assinale a sequência correta.

Podemos considerar que a correspondência é toda e qualquer forma de comunicação escrita. Quanto a sua classificação no ambiente organizacional, que afirmação podemos considerar?

As características fundamentais da redação oficial decorrem da Constituição Federal, devendo nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais, obedecendo os princípios de:

I. Impessoalidade, Publicidade e Eficiência.

II. Moralidade, Impessoalidade e Transparência.

III. Legalidade, Moralidade e Publicidade.

IV. Impessoalidade, Originalidade e Publicidade.

V. Eficiência, Legalidade e Publicidade.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

A respeito da redação oficial de documentos, julgue o item

A redação oficial deve ser objetiva, ou seja, conduzir o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios e sem excessos de palavras e de ideias

Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.

O fecho para as comunicações oficiais possui a finalidade de marcar o fim do texto e de saudar o destinatário. Com o intuito de simplificar e padronizar os fechos de comunicações oficiais foi estabelecido o emprego de somente dois fechos para todas as modalidades. Assinale a alternativa que apresenta o fecho de comunicação oficial encaminhada para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

De que se trata ato administrativo expedido por autoridade pública por meio do qual instruções são dadas para a execução de um serviço, uma lei, regulamento, nomeação, demissão ou medida disciplinar?

Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

É com grande satisfação que vimos agradecer a prestimosa colaboração de V. Sa. e dos funcionários do CRM-PR, que com exímia competência e diligência, foram peças fundamentais para a realização e o sucesso da IV Conferência Nacional de Ética Médica. Nos colocamos a disposição dessa Regional para outras parcerias que oportunamente sejam necessárias.

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informamos à Vossa Senhoria que vosso pedido está sobre análise da Comissão de Controle e Finanças.

O documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração é denominado:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282