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Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.

Com base nas normas estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial do TCDF para a elaboração de comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.

A regra da formalidade exigida nas comunicações oficiais está preservada no trecho a seguir: “Nos termos do plano geral de flexibilização da carga horária funcional, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam alocados três novos funcionários neste Departamento”.

Com relação ao uso dos pronomes de tratamento na redação oficial, é INCORRETO

afirmar que

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando cada função

administrativa à sua respectiva definição.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre as características da redação oficial e assinale

com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua.

( ) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser

compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

( ) Os princípios fundamentais da administração pública não têm nada a ver com atos

e comunicações oficiais.

( ) Concisão, clareza, objetividade e formalidade, aspectos necessários para a

elaboração de expedientes oficiais, não contribuem para que seja alcançada a

impessoalidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação da modalidade com

o seu respectivo conceito, conforme descrito por Martins e Zilbergnop (2010).


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Considerando que a redação oficial é a forma pela qual o poder público redige atos normativos

e comunicações e que uma das atribuições do profissional de secretariado é a elaboração desses

documentos, avalie as assertivas seguintes.

I. São características da redação oficial a impessoalidade, o uso de padrão culto da

linguagem, clareza, concisão, formalidade e padronização.

II. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é

“Ilustríssimo Senhor", seguido do cargo respectivo.

III. “Vossa Magnificência" é o vocativo correspondente às comunicações dirigidas aos

Reitores.

IV. A “Vossa Reverência" é o vocativo utilizado nas comunicações destinadas aos Cardeais.

V. O fecho de comunicações “atenciosamente" é para autoridades de mesma hierarquia ou

subordinadas, enquanto que o “respeitosamente" é para autoridades superiores.

Estão CORRETAS apenas:

O Manual de Redação da Presidência da República informa que o correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Entre os requisitos enumerados, qual deve ser considerado para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original?

No padrão ofício, há três tipos de expedientes que se

diferenciam, antes pela finalidade do que pela forma. São

eles:



Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.

Identifica–se, no ofício, erro de formatação em relação à numeração de parágrafos, que só devem ser enumerados caso haja mais de três parágrafos.



Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.

Nesse ofício, deveriam constar do cabeçalho ou do rodapé informações acerca do remetente, tais como nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone; e endereço de correio eletrônico.

Em relação às correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.

A redação oficial caracteriza–se por uma linguagem contrária à

evolução da língua, uma vez que sua finalidade é comunicar com

impessoalidade e máxima clareza.

Em relação às correspondências oficiais, julgue os seguintes itens.

Os princípios da publicidade e da impessoalidade, que regem

toda a administração pública, devem nortear a elaboração das

comunicações oficiais.

À luz das orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

A concisão, que consiste no respeito ao princípio da economia linguística, é uma característica fundamental em telegramas, modalidade dispendiosa de comunicação.

Com base nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

No âmbito da administração pública, arquiva-se, se necessário, a cópia xérox do fax, meio de comunicação utilizado para transmissão de mensagens urgentes e para o envio de documentos que não possam ser encaminhados por meio eletrônico.

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