Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.
Leia o fragmento a seguir.
“Os conteúdos químicos de natureza simbólica estão agrupados
no nível representacional, que compreende informações inerentes
à linguagem química, como fórmulas e equações químicas. O
aspecto representacional inclui ferramentas simbólicas para
representar a compreensão dos processos de idas e vindas entre
teoria e experimento. (...) Nas análises do momento discursivo
que denominei Elaborando uma Forma Química de Pensar, a
questão dessa dimensão constitutiva da linguagem química
adquire visibilidade.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Sobre as concepções estabelecidas pela autora sobre o momento
discursivo, analise as afirmativas a seguir.
I. Para entender as equações químicas os alunos devem
aprender uma série de conceitos.
II. A equação química e a linguagem química são instrumentos
para a elaboração do pensamento químico.
III. A partir da linguagem química, no movimento de significação
das representações vai se constituindo certa forma de
pensamento.
Assinale:
Leia o fragmento a seguir.
“Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a
compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido
pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII,
Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e
outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do
vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido
acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser
dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e
F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco
dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações
obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao
observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes,
porém os alquimistas não tinham informações suficientes
para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,
A atmosfera terrestre é formada por diversos compostos que
podem sofrer transformações químicas cujas velocidades
dependem de fatores tais como: concentração, temperatura,
catalisador e reatividade.
Alguns autores relacionam a capacidade de reagir e de atuar em
diferentes pontos da superfície terrestre como tempo de
residência. O quadro a seguir apresenta o tempo de residência de
alguns constituintes da atmosfera.

Considerando a hipótese desses compostos serem emitidos nas
mesmas condições e quantidades, e na mesma região geográfica,
assinale a opção que indica o composto que apresenta maior
capacidade de se espalhar pela atmosfera e atuar em regiões
mais distantes.
A estocagem de substâncias deve levar em consideração a incompatibilidade dos reagentes para que não se iniciem reações espontâneas que provoquem riscos químicos nos laboratórios. Assim, é incompatível para estocagem
O professor de Ciências queria montar um experimento para que
os alunos pudessem entender que a combustão produz gás
carbônico. Para essa finalidade, dispunha de três potes iguais,
que poderiam ser emborcados sobre uma mesma quantidade de
água de cal incolor, conforme a figura a seguir:

Considerando que os alunos já sabiam que a água de cal incolor
ficava esbranquiçada quando em contato com o gás carbônico
(CO2), o melhor experimento para verificar se a combustão
produz gás carbônico deveria conter
Um dos critérios que pode ser utilizado para classificar águas
naturais é o de dureza, propriedade que resulta da dissolução de
minerais do solo e das rochas ou do aporte de resíduos
industriais.
A classificação de águas naturais, de acordo com a dureza, é
expressa em função da concentração de
As substâncias húmicas presentes nos solos, nos sedimentos e
nas águas naturais são formas importantes de distribuição da
matéria orgânica na Terra.
O controle das propriedades físicas e químicas dos vários
ambientes naturais está relacionado à presença dessas
substâncias.
Assinale a opção que apresenta propriedades das substâncias
húmicas.
No laboratório de Ciências o professor colocou 3 mL de água oxigenada (H2O2) em um tubo de ensaio, acrescentou uma pitada de um catalisador (MnO2 ) e, imediatamente, ocorreu uma efervescência, característica da liberação de um gás. Para testar o gás liberado, o professor introduziu um barbante em brasa dentro do tubo e a brasa inflamou. A repetição do experimento com água pura, em vez de água oxigenada, não teve o mesmo resultado, isto é, a brasa ficou mais fraca e não se inflamou. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o gás liberado era
O conceito de solubilidade pode ser trabalhado em sala de aula
por meio de análise da curva de solubilidade apresentada sob a
forma de gráficos e/ou da realização de experimentos simples
que mostrem os fatores que alteram a solubilidade.
Após uma discussão sobre esse assunto em sala de aula foram
levantados pelos alunos alguns fatores que alteram a solubilidade
tais como: o solvente, o ponto de fusão do soluto, a temperatura
da solução, a pressão, as interações intermoleculares envolvidas.
O fator apresentado pelos alunos que deve ser rediscutido por
não influenciar na solubilidade das substâncias é
A companhia distribuidora adiciona um produto ao gás denominado odorante. A função do odorante é
Para que os alunos verificassem a composição química de alguns
alimentos, o professor distribuiu seis diferentes tipos de
alimentos numerados, pedindo que os submetessem aos
seguintes testes:
I.esfregassem cada um deles sobre um papel absorvente; e
II.Pingassem uma gota de iodo diluído sobre cada um.
Os resultados desses testes foram registrados, de comum acordo
com a turma, no quadro.
A tabela a seguir mostra os resultados obtidos.

Em seguida, o professor pediu que os alunos escrevessem o
número dos alimentos que contivessem apenas gordura no
círculo da esquerda e, os que contivessem apenas amido, no
círculo da direita.
Na intercessão dos dois círculos deveriam ser colocados os
alimentos que contivessem gordura e amido. Para indicá-los, os
alunos deveriam escrever
Para demonstrar como as correntes de ar se formam, o professor de Ciências colocou um bastão de incenso aceso próximo à porta da sala, que estava ligeiramente aberta, e pediu aos alunos que, ao observarem o movimento da fumaça, constatassem que o ar entrava por baixo da porta e saía por cima. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o ar frio
O triângulo apresentado a seguir representa objetos de interesse
da Química, colocando no centro os materiais e substâncias e, em
cada um dos vértices, aspectos diferentes do conhecimento
químico com eles relacionados.

Segundo a proposta de MACHADO, (2014, p. 157) os vértices
desse triângulo devem corresponder aos seguintes aspectos:
Considere a figura a seguir.
De acordo com a figura, assinale a alternativa que apresenta a associação correta das
substâncias ao seu respectivo símbolo de segurança: