Segundo a perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento humano é produzido a partir da interação do homem com o grupo social no qual está inserido. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
O processo de desenvolvimento humano consiste na individualização da criança, ou seja, na expressão de habilidades e funções mentais programadas biologicamente.
A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue os itens seguintes.
O que os jovens fazem e como eles se comportam nos dias atuais é fruto das relações sociais, das condições de vida e dos valores sociais da cultura em que estão inseridos.
Em atendimento psicológico, Otávio relatou que seu filho,
João, apresentava humor deprimido na maior parte do dia, se
recusava a sair de casa, estava choroso e apresentava fadiga e
insônia. De acordo com Otávio, João, que nunca havia passado por
nenhum tipo de depressão, tinha passado a apresentar os sintomas
descritos a partir do momento em que o pai fora abandonado pela
esposa, mãe de João. Durante a consulta, foi detectado que João
apresentava, ainda, sentimento de menos valia.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Se o profissional que atendeu João não tiver certeza do diagnóstico, deverá fazer constar no diagnóstico o termo provisório.
Julgue os itens a seguir, com relação aos transtornos somatoformes.
Os pacientes com transtorno factício distinguem-se dos pacientes com transtorno conversivo por apresentarem produzirem ou simularem sintomas intencionalmente.
Julgue os itens a seguir, com relação aos transtornos somatoformes.
Os pacientes com transtorno de somatização apresentam sintomas dolorosos, gastrointestinais, sexuais e um sintoma pseudoneurológico.
Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de
idade, procurou o serviço de saúde do órgão em que trabalhava por
apresentar um quadro álgico importante, que o incomodava havia
aproximadamente um ano. Realizados os exames, foi diagnosticada
uma condição crônica que explicava os sintomas álgicos e indicada
cirurgia que poderia minorar, mas não curar a dor, e atrasar a
evolução da doença. O paciente entrou em processo de ansiedade,
e a intensidade da dor aumentou. O médico responsável decidiu
afastar o servidor do trabalho por trinta dias, em licença médica, e
o encaminhou para o serviço de psicologia, solicitando intervenção
complementar no tratamento da dor e auxílio psicológico para
favorecer a decisão do paciente de se submeter ou não ao ato
cirúrgico.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens subsequentes com relação aos aspectos éticos e técnicos para
assistência cognitivo-comportamental ao paciente em questão.
O psicólogo deve estimular o paciente a realizar a cirurgia, pois cabe a esse profissional apoiar a indicação do procedimento e dessensibilizar o paciente em relação às ameaças percebidas quanto à cirurgia.
No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue os itens a seguir.
O profissional da psicologia que atua no sistema prisional deve entender a complexidade das questões relacionadas ao encarceramento e promover a construção da cidadania em detrimento da cultura da primazia da segurança e da vingança social.
Com relação à redução de danos, tratamento e prevenção da dependência química, julgue os itens que se seguem.
A distribuição de preservativos e a divulgação de informações sobre os riscos de contaminação pelo compartilhamento de seringas constituem alternativas de redução dos prejuízos associados ao consumo de drogas.
Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue os itens de 61 a 66.
Conforme a abordagem da psicologia comunitária, as relações de poder são determinadas pelas situações caracterizadas pela substituição do ideal de ego do indivíduo pelo superego do grupo.
Sabendo que a promoção da saúde e higiene mental é um dos objetivos da atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens subsequentes.
A análise da sedução e fascinação é importante para o diagnóstico dos jogos de poder e de desejo nas instituições.
Considerando as abordagens teóricas da psicologia, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Melanie Klein, a resistência é algo inerente ao processo de análise, haja vista que esta faz parte dos processos defensivos do paciente, por isso caberia ao analista a utilização do tempo lógico para vencer as barreiras que a resistência interpõe ao tratamento.
Julgue os itens a seguir, relacionados à psicologia hospitalar e à atuação do psicólogo nesse contexto.
A atuação do psicólogo hospitalar deve restringir-se ao desenvolvimento de intervenções clínicas em caráter exclusivamente individual, fundamentadas em uma perspectiva institucional.
Considerando as teorias de liderança e os aspectos relacionados ao desenvolvimento de equipes, julgue os seguintes itens, relativos ao desempenho da função de gestor em uma organização.
É importante que a equipe perceba que o gestor não tem a obrigação de dominar todos os processos da área em que atua visto que sua função principal não é manter o fluxo correto desses processos.
No que se refere à motivação da equipe, julgue os itens subsecutivos.
O gestor deve utilizar argumentações convincentes, ainda que superficiais, para o alcance os objetivos organizacionais.
Considerando os pressupostos da educação corporativa (EC) e das universidades corporativas (UCs), julgue os itens a seguir.
Constitui pressuposto da EC e das UCs a manutenção de um local físico para aulas presenciais a serem ministradas a todos os empregados.