Sobre Avaliação de Desempenho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Segundo Chiavenato (2004), "Escalas gráficas de classificação" é um método de avaliação de desempenho e "Escolha e distribuição forçada" é um tipo de erro cometido por avaliadores ao realizar a avaliação de desempenho de suboridnados.
( ) Segundo Araújo (2006), um das funções da avaliação de desempenho é nortear e mensurar o processo de treinamento e desenvolvimento. As informações fornecidas pela avaliação de desempenho permitem direcionar as ações de treinamento para as áreas mais carentes. A avaliação de desempenho também pode ser utilizada como instrumento de avaliação de impacto do treinamento.
( ) Segundo Chiavenato (2004), são métodos modernos de avaliação de desempenho:" Avaliação 360 graus", "Avaliação por Competências" e "Avaliação Participativa por Objetivos (APPO)".
( ) Para Spector (2002), no método de avaliação "Avaliação 360 graus" o avaliado é avaliado por todas as pessoas que têm contato com seu trabalho: pares, superior imediato, subordinados, clientes e ele próprio (auto-avaliação).
( ) No método Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) o desempenho é pactuado previamente estre as partes, avaliador e avaliado. Neste método, existe um constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos traçados. A medição do alcance é feita constantemente, ou seja, não é necessário aguardar o momento formal da avaliação de desempenho para verificar o cumprimento dos objetivos.
( ) Segundo Chiavenato (2004), são métodos tradicionais de avaliação de desempenho: "Escalas gráficas de classificação", "Escolha e distribuição forçada" e "Incidentes críticos".
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
O Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde desenvolveu uma medida aplicável e válida em diversas culturas, que resultou na elaboração do World Health Organization Quality of Life-100 (WHOQOL-100). Ele é classificado como um instrumento
Julgue os itens a seguir, referentes ao bem-estar no trabalho e aos
temas associados à saúde do trabalhador.
Os modelos de estratégias de qualidade de vida no trabalho, que surgiram como alternativa aos sistemas tayloristas/fordistas, fortaleceram a prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações ao proporem compensação justa, segurança e saúde no trabalho, oportunidade de crescimento e garantias constitucionais para os trabalhadores.
Com relação à saúde no trabalho, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com o modelo de qualidade de vida no trabalho
desenvolvido por Walton, condições de segurança e saúde no
trabalho figuram entre os oito fatores que afetam a qualidade
de vida no trabalho.
Com relação à saúde no trabalho, julgue os itens subsecutivos.
A qualidade de vida no trabalho pode ser medida de acordo
com o grau de satisfação ou insatisfação do empregado,
influenciando seu estado emocional dentro e fora da
organização.
Sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta.
A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho
e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsequentes.
A qualidade de vida no trabalho é um fenômeno complexo sustentado pela noção de satisfação no trabalho, cuja essência é a percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escala de valores individual.
Julgue os itens a seguir, referentes a qualidade de vida no trabalho.
O ritmo de trabalho, determinado pela prescrição da tarefa, pode ser desencadeador de estresse laboral caso o empregado tenha pouco ou nenhum controle sobre o próprio ritmo de trabalho e, embora provoque estresse, tal situação não altera o estado fisiológico do empregado.
Na CEB, muitos trabalhadores executam atividades externas à empresa, a céu aberto. Acerca das temáticas segurança no trabalho e saúde ocupacional, assinale a alternativa incorreta.
Segundo a OMS, qualidade de vida diz respeito a um conjunto de percepções, metas, expectativas, preocupações individuais no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que as pessoas vivem. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA em relação aos benefícios que um programa de qualidade de vida pode trazer às organizações:
I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos.
II. Melhora a capacidade de desempenho das atividades do dia a dia e da produtividade.
III. Melhora o clima organizacional, o ambiente, as relações e ações saudáveis.
IV. Aumenta os níveis de satisfação e saúde dos empregados, afetando também a imagem externa da organização.
O Ministério da Educação busca assegurar às pessoas com deficiência física e sensorial condições básicas de acesso ao ensino superior. Desse modo, o psicólogo, enquanto parte de uma instituição de ensino superior, deve estar preparado para atender esse grupo de pessoas. Sobre esse atendimento, é correto afirmar: