Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.
Um dos riscos na atividade de psicodiagnóstico é a fragmentação em dimensões — biológica, psicológica, sociológica etc. —, o que contribui para a instabilidade, o reducionismo e a heterogeneidade da prática profissional.
No que se refere ao exame neuropsicológico, julgue o seguinte item.
Dado o objetivo avaliativo e funcional do sistema nervoso do paciente, o exame neuropsicológico exclui o critério da observação.
Estabeleça a correspondência e assinale a sequência correta. I - Anamnese. II - Entrevista de triagem. III - Entrevista diagnóstica IV - Entrevista motivacional ( ) Tem como objetivo o exame e a análise explícitos ou cuidadosos de uma condição na tentativa de compreendê-la, explicá-la e possivelmente modifica-la. Implica descrever, avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição. ( ) Tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história do desenvolvimento do examinando principalmente na infância. ( ) Tem por objetivo principal auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência. ( ) Tem por objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento
O processo de psicodiagnóstico tem como característica:
Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.
A classificação das características psicológicas e o devido enquadramento do indivíduo nas taxonomias de psicodiagnóstico permitem a explicação do comportamento humano sob aspectos gerais, relacionado ao agir social, e específicos, que diz respeito ao agir privado.
Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.
A duração e a quantidade de entrevistas iniciais podem variar de acordo com a situação institucional e com a complexidade do caso.
No que se refere ao exame neuropsicológico, julgue o seguinte item.
O nível global do paciente deve ser considerado na escolha dos instrumentos para avaliação.
Para Ocampo e colaboradores (1986), o processo psicodiagnóstico é uma situação bipessoal que envolve o psicólogo e o paciente ou o psicólogo e o grupo familiar, tendo como objetivo
Na bateria de testes, utilizada em um psicodiagnóstico,
Para Jurema Alcides Cunha, a escolha de testes que serão utilizados em um processo psicodiagnóstico corresponde a uma das etapas do estabelecimento de um plano de ação e que se deve ter em conta que
Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.
O surgimento de diferentes escolas psicoterápicas permitiu o desenvolvimento de técnicas orientadas à prática da psicoterapia e do psicodiagnóstico, abordando questões como personalidade, doença mental e modelos teóricos psicoterápicos.
No que se refere ao exame neuropsicológico, julgue o seguinte item.
Escalas de autorrelato não são utilizadas em exames neuropsicológicos, por causa do objetivo do exame em questão.
Para Jurema Alcides Cunha, estudiosa do Psicodiagnóstico, um dos objetivos da avaliação psicológica clínica é o entendimento dinâmico, que pode ser considerado, em sentido lato, uma
Conforme o modelo interpretativo de Murray, na análise de conteúdo do Teste de Apercepção Temática − TAT, o psicólogo desmembra cada história nos conteúdos expressos no tema central, chegando à identificação do herói, ao reconhecimento de seus motivos, tendências e necessidades, à exploração de seus estados interiores, ao exame das pressões
Processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica, que ocorre em uma sequência de passos, para a consecução dos objetivos diagnósticos, orientados em função de determinados embasamentos teóricos e práticos, sendo classificado de conformidade com os tipos existentes. No processo compreensivo busca-se