Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.
Cultura organizacional dominante se expressa nas experiências comuns de alguns de seus membros e reflete problemas, experiências e situações de diversos departamentos, ainda que geograficamente dispersos.
Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.
Cultura organizacional consiste no conjunto de decisões administrativas que estabelece processos mensuráveis de gestão de pessoas e explica o processo simbólico subjacente às relações de trabalho.
A cultura organizacional é, dos pressupostos básicos, o padrão mais difícil de entender. Ela é passada como a maneira
correta de perceber, de imaginar e de sentir em uma organização. Uma cultura organizacional bem-sucedida resulta
na sobrevivência; uma cultura que não funciona bem resulta no declínio ou na falência da organização. Partindo
dessa afirmativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O clima organizacional refere-se às percepções individuais da cultura organizacional.
( ) A cultura organizacional refere-se aos pressupostos básicos subjacentes de uma organização.
( ) Tanto os empregados quanto as organizações ajudam a determinar a estrutura de uma organização.
A sequência está correta em
A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma
organização que a diferencia das demais. Existem sete características básicas que capturam a essência da
cultura de uma organização. Em relação a essas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F
para as falsas.
( ) Atenção aos detalhes é o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão e análise.
( ) Orientação para resultados é o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas
e os processos empregados para seu alcance.
( ) Foco na equipe é o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes
do que de indivíduos.
( ) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em
vez do crescimento.
Assinale a sequência correta.
A cultura organizacional apresenta-se em diferentes níveis. A realização de um diagnóstico da cultura de uma organização envolve o conhecimento desses diversos níveis. Para se conhecer o nível dos artefatos é preciso, entre outros aspectos:
Cultura organizacional é um termo avaliativo e se refere a uma
percepção comum dos membros da organização ou a um
significado compartilhado, sendo possível, no ambiente de uma
organização, haver uma cultura dominante e várias subculturas.
Em se tratando de cultura organizacional, assinale a
alternativa correta.
Com relação ao papel e ao impacto da cultura organizacional,
julgue os próximos itens.
Quando a cultura é forte, há consenso quanto a objetivos,
comprometimento organizacional e baixa rotatividade.
A cultura organizacional apresenta algumas características básicas. De acordo com Chiavenato (2010), assinale a alternativa que melhor caracteriza as políticas que afirmam as crenças acerca de como os empregados ou clientes devem ser tratados.
Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.
A maioria das abordagens do comportamento humano utiliza como sinônimos os termos emoção e afeto fundamentais na compreensão das dimensões simbólicas da cultura organizacional.
A respeito de cultura organizacional, assinale a alternativa correta.
Com relação ao papel e ao impacto da cultura organizacional,
julgue os próximos itens.
A cultura organizacional é um conjunto de padrões, crenças e
valores importantes para orientar e moldar o comportamento
organizacional.
Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Uma cultura organizacional estabelecida com base em atitudes rígidas e controladoras serve aos interesses da racionalidade econômica e favorece o desenvolvimento de patologias do comportamento nos membros da equipe de trabalho.
O fato de os dirigentes de uma organização priorizarem o produto final em detrimento das técnicas e procedimentos empregados para o seu alcance indica uma cultura organizacional orientada para
A cultura organizacional apresenta seis características principais: regularidades nos comportamentos observados, normas, valores dominantes, filosofia, regras e clima organizacional. As regularidades nos comportamentos observados, referem-se às interações entre os participantes caracterizadas por uma linguagem comum, terminologias próprias e