Esta característica do “ídolo-herói” transforma o universo do esporte. (3o parágrafo)
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:
A coesão textual se dá pela omissão de um substantivo que pode ser subentendido pelo contexto no seguinte trecho:
Considerando os aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.
No trecho “os investidores reconhecem cada vez mais o impacto, para a sociedade, das empresas nas quais investem” (l. 35 a 37), a substituição de “nas quais” por aonde prejudicaria a correção gramatical do texto.
Considerando os aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.
Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, o período “Sustentabilidade é vista como uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, levando-se em conta como uma companhia opera nos ambientes ecológico, social e econômico.” (l. 12 a 15) poderia ser reescrito da seguinte forma: Vê-se sustentabilidade como uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, considerando-se como uma companhia opera no ambiente ecológico, no social e no econômico.
Considerando os aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.
O texto é um artigo de opinião, em que predomina o tipo argumentativo, haja vista a presença de diversos argumentos para sustentar a ideia defendida por seu autor.
Observe o poema a seguir. O poema “Tem gente com fome”, do poeta negro pernambucano Solano Trindade, foi duas vezes censurado no Brasil: em 1944 e em 1975. Na primeira vez, o poeta foi preso e teve seu livro recolhido. Na segunda vez, o cantor Ney Matogrosso foi proibido de cantar o poema que havia sido musicado, podendo fazê-lo somente em 1979, no álbum Seu tipo. A possibilidade de abertura de uma fresta metodológica interdisciplinar ao ensinar poemas como forma literária evidencia-se, predominantemente, pelo
Analise a tirinha da personagem Mafalda e o texto a seguir:
Levando em consideração a tirinha de Quino, interpretada como crítica a uma concepção específica de trabalho com a linguagem nas escolas, e a concepção defendida por Geraldi (2004), é correto afirmar que
As imagens abaixo são referentes a :
Texto para responder à questão.
Leia as afirmativas sobre os elementos destacados dos trechos: 1- “Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade.” 2- “Não estou me referindo muito a escrever para jornal.”
Nas frases abaixo identifique, na sequência, quais são os pronomes apresentados.
Aponte a alternativa CORRETA: