Sobre as especificidades da atuação do pedagogo no Ministério Público Estadual, é INCORRETO afirmar que se trata de uma prática:
A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:
I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.
II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.
III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.
IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.
Está correto o que se afirma em
Segundo José Carlos Libâneo, em sua obra clássica “Pedagogia e pedagogos para quê?”, a pedagogia, embora não tenha um “objeto intrinsecamente próprio”, tem como um de seus objetos precípuos:
Segundo Perrenoud (1999), é INCORRETO afirmar que a avaliação formativa:
No Livro “Democratização da Escola Pública”, José Carlos Libâneo discute as abordagens pedagógicas na prática pedagógica.
Identifique, dentre as conceituações de conhecimentos a seguir, aquela que se refere à Tendência Progressista “Crítico-Social Dos Conteúdos”.
Altet (2001) levanta quatro modelos diferentes de profissionalismos de ensino, que correspondem aos paradigmas que os construíram.
Identifique, dentre as alternativas a seguir, a descrição que NÃO apresenta um desses modelos de formação.
Indique a alternativa que aponta uma percepção equivocada sobre o conceito de interdisciplinaridade.

se refere à Instrução Normativa nº 006/2022 (DEDUC/SEED) sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
Sobre as disposições da DEDUC sobre o NEM, considerando a organização da carga horária do NEM, assinale a afirmativa INCORRETA.
O Programa Mais Aprendizagem (PMA) tem, na Instrução Normativa nº 005/2022 – SEED/DEDUC/DAP, estabelecidas as normativas para a organização da oferta e o funcionamento do Programa.
Sobre o Programa Mais Aprendizagem (PMA) criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, assinale a alternativa INCORRETA.
A nova cultura avaliadora situa a avaliação educacional no centro nevrálgico da ação pedagógica, acentuando sua função de orientação, motivação e regulação do ensino e da aprendizagem. Sua contribuição principal é proporcional à informação e conhecimento, tanto dos professores quanto dos alunos, que lhes permitam melhorar seus processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, os resultados de sua respectiva atividade. Os resultados são importantes; mas, antes, importantes são os processos que os geram.
Essa forma de o professor entender a avaliação implica:
As reflexões sobre construtivismo e o trabalho pedagógico na alfabetização envolvem a análise de múltiplos aspectos dessa teoria, relevantes para o ensino e para o aprendizado. As concepções epistemológicas diferenciam-se, basicamente, pela ênfase que atribuem aos componentes do ato cognitivo – ao sujeito, ao objeto ou à própria interação entre eles. As concepções apriorista e empirista focalizam o conhecimento e o desenvolvimento da inteligência com ênfase, respectivamente, nos fatores internos ou nos fatores externos ao indivíduo, ao passo que a teoria operatória da inteligência, proposta por Piaget, acentua as próprias iterações do indivíduo com o meio físico e social. Do ponto de vista pedagógico, o construtivismo no processo de alfabetização pressupõe que:
I. As situações didáticas propostas para a interação das crianças com a escrita podem ser adequadas para todas as crianças, sendo prudente esperar a mesma resposta por parte de todos os alunos.
II. Os diálogos são indispensáveis para que haja troca de informações entre professores e alunos e o desenvolvimento de reflexões neste processo ocorra.
III. As diferenças entre os alunos podem dificultar o trabalho pedagógico, pois nem sempre as interações entre pares constituem fator favorável ao aprendizado.
IV. Quem ensina necessita ultrapassar os conhecimentos do senso comum para interpretar as exigências que as diferentes respostas dos alunos propõem ao ensino, quando eles dispõem de oportunidades de dizer o que estão pensando.
Está correto o que se afirma em
Considerando as informações e as ideias expressas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As fragilidades no sistema educacional provenientes da pandemia pelo novo coronavírus tiveram um grande impacto nesse sistema, uma vez que expôs aspectos prejudiciais que jamais existiram.
( ) Os desafios e o papel da escola nesse contexto pandêmico são inócuos para garantir a todos uma aprendizagem de qualidade e com equidade.
( ) Há um ambiente desfavorável para estudantes, cujas famílias vivem em condições limitadas de acesso à infraestrutura necessária para o ensino remoto demandado pela pandemia.
( ) O desafio para articular tempo e qualidade na educação requer políticas públicas por meio de um conjunto de ações planejadas e objetivas, com clareza sobre metas, estratégias, pessoas envolvidas, monitoramento e avaliação de resultados.
A sequência está correta em
O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolasinfantis, sempre considerando o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. No Referencial Curricular do Estado do Paraná, este tema é um dos cinco campos de experiência recomendados para a educação infantil.
Está em acordo com suas orientações:
Um estudante no ensino fundamental terá como tarefa para as festas julinas o desenvolvimento de um pequeno painel reciclado, cujo fundo deverá ser executado com papéis de carta.
Considerando que João possui 3 papéis. Sendo elas com as seguintes medidas:
Qual é soma total das áreas das cartas que resultará ao final da execução de sua tarefa a área do painel?
Tonico e Tinoco cantaram as águas paranaenses que fazem parte de uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As águas desses rios abastecem milhões de habitantes, além de serem utilizadas nas atividades industriais e agrícolas, sendo o grande destaque desses corpos d’água a produção de eletricidade, por meio da instalação de usinas hidrelétricas.
São rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Paraná: