Uma primeira reflexão que devemos fazer é sobre a palavra escravo, que foi sempre atribuída a pessoas em determinadas condições de trabalho. Portanto, a palavra escravo não existiria sem o significado do que é o trabalho e das condições para o trabalho. A lei n. 10.639/03 vem nos representar como, marque a alternativa CORRETA:
Os objetivos que movem nossa leitura podem ser os mais variados. Lemos para obter uma informação, para adquirirmos certo conhecimento. Por exemplo, a leitura que você está realizando neste momento desta questão está acompanhada de um objetivo específico: compreender o que está sendo informado para a resolução da questão. Podemos dizer que se trata de uma leitura guiada e orientada. Diante dos objetivos que temos com a atividade de leitura, escolhemos os textos e, também, estratégias de leitura. Essas estratégias podem ser entendidas como ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura
O Programa Novo Mais Educação, instituído pela Portaria no MEC 1.144/2016 se apresenta como uma estratégia do Governo Federal para melhorar a aprendizagem de crianças e adolescentes matriculados no Ensino Fundamental por meio da ampliação da jornada escolar. Assinale a alternativa que está CORRETA no que tange à uma das prioridades para a seleção do referido Programa.
A Matemática no Ensino Fundamental como facilitadora para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do(a) aluno(a) e para a formação básica de sua cidadania, necessita favorecer o desempenho, equilibrado e indissociável, na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação, devem lhe propiciar:
Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta os conceitos de Geografia a serem apropriados pelos estudantes nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, segundo as Diretrizes Curriculares Municipal de Blumenau (2012):
Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da língua inglesa de acordo com os PCNEM, julgue o próximo item.
Por envolver tanto a gramática da língua quanto seus aspectos culturais e sociais, a aprendizagem do inglês relaciona-se a outras disciplinas.
Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue o seguinte item.
O professor deve adotar, em sala de aula, uma postura semelhante à do personagem que afirma: “O correto é 'disseram-me'. Não 'me disseram'.".
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
Paisagem e espaço são conceitos sinônimos, pois ambos se referem às formas que exprimem heranças passadas somadas às dinâmicas sociais que se desenvolvem em determinado local.
O Professor pode usar de formações literárias populares para desenvolver a oralidade dos alunos. O Professor poderá utilizar a seguinte prática pedagógica:
No contexto das capacidades linguísticas essa formação literária pode ser corretamente conceituada como:
Para desenvolvimento da escola é importante que a escola tenha autonomia para decidir sobre horários escolares, metodologias adotadas, equipamentos e materiais necessários. No contexto da “gestão de processos" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Texto para responder à questão.
Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem literária. I. É um texto polissêmico, em que os múltiplos sentidos de várias palavras e expressões se sustentam, sem cometer enganos, graças ao amparo do contexto. II. Há o uso predominante de recursos específicos de textos escritos em linguagem formal. III. O autor consegue envolver o leitor através da maneira particular de ver o cotidiano brincando com os fatos e as palavras. Está correto o que se afirma apenas em:
Tendo como referência aspectos da filosofia da educação, leia e analise os itens abaixo:
Item I – As perspectivas educacionais que privilegiam o desenvolvimento da capacidade mental vinculam-se, geralmente, ao modelo de verdade como coerência, priorizando o exercício do raciocínio, independentemente do seu conteúdo.
Item II – Na perspectiva convencionalista, não há fatos ou uma realidade objetiva à qual se ater: todo conhecimento é mera interpretação.
Item III – Na convenção convencionalista a aceitação de uma determinada interpretação se deveria não a evidências objetivas, mas a fatores políticos, culturais e históricos.
Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:
Considerando conhecimentos sociais: aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí, em especial sobre trabalho e rendimento, dados referenciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é adequado afirmar que:
Baseando-se em ideias progressistas de ensino e portanto, considerando principalmente, o conhecimento do aluno, a experiência de vida como fator elementar para o efetivo aprendizado, além de evidenciar severas críticas ao fatalismo, ao neoliberalismo e a globalização, Paulo Freire enfatizava que só é possível ensinar em processo que é obtido socialmente e, não se trata de um ato de transmissão de conteúdos, mas sim criação de oportunidades para a construção de novos saberes. Dessa maneira, os alunos vão ter capacidade de tecer críticas, serem autônomos e capazes de criar. As ideias progressistas pedagógicas não devem ser confundidas com um ato de espontaneidade e liberdade dos professores e alunos diante da construção desse conhecimento. Cabe aos educadores conduzirem de forma metodológica os conteúdos ensinados para que essa prática seja eficiente. Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido, para que ele possa se comportar como ser histórico e ativo de suas opiniões e atitudes.
O objetivo do trabalho pedagógico diante desse viés é para desenvolver no aluno a:
“[...] respostas que se separam das respostas corretas, mas que, longe de impedir alcançar estas últimas, pareceriam permitir os acertos posteriores." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 25).
A definição apresentada acima refere-se aos: