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O papel da escola ao propiciar condições para o desenvolvimento do aluno com capacidades múltiplas de interação com a sociedade, amplia suas experiências de letramento e deve possibilitar:

“A Supervisão tem como objetivo geral dar condições para que os objetivos da educação sejam atingidos.” São objetivos da Supervisão Escolar, EXCETO:

De acordo com o movimento histórico da ação do supervisor escolar no contexto brasileiro, esse, passa de uma função de controle e inspeção, para o exercício mais amplo e ativo através de uma ação pedagógica de:

A expressão temporalidade dos documentos escolares, refere-se:

Ao discutir sobre a importância dos projetos de trabalho a SE Marilda preocupou-se em atender uma das definições postas no PPP elaborado na perspectiva crítica da educação. Essa modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica em considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos, deve sim exercer a função de:

“A supervisão escolar visa à melhoria do processo ensino-aprendizagem, para o que tem de levar em conta toda a estrutura teórica, material e humana da escola. A supervisão escolar é a visão sobre todo o processo educativo, para que a escola possa alcançar os objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola.” De acordo com Nérici, as funções do supervisor escolar são divididas em três partes:

O SE Reinaldo possibilita aos professores o relato, das suas experiências que tem como fundamento a avaliação mediadora, contida no PPP, de acordo com Jussara Hoffmann. Nesta perspectiva, os professores ingressantes na escola solicitaram o significado do “acompanhar” nessa tendência pedagógica, o que deve ser explicitado que o acompanhamento sistemático às atividades requer:

Não é uma das atribuições que tradicionalmente competem à supervisão escolar:

- A supervisora escolar Maria cria situações de aprendizagem que favorecem a participação dos professores e familiares na construção dos saberes escolares. Essa atitude deve levar em conta:

A SE Matilde desempenha as ações pedagógicas com base no Projeto Político Pedagógico (PPP escolar), coletivamente construído na perspectiva crítica da educação, a qual destaca a importância do plano de ensino, efetivamente utilizado como uma das ferramentas que considerar:

Ao ingressar em uma escola pública o SE deve propiciar momentos formativos, conforme as demandas manifestadas pelos professores. Ao solicitarem sugestões de aprendizagens que propiciam a interligação dos saberes prévios do aluno com os conhecimentos científicos o SE deve fornecer os elementos necessários que vão ao encontro dos objetivos traçados por ano de escolaridade, de modo a contribuir para:

O orientador educacional possui um documento que é essencial para nortear os seus trabalhos, além de poder constituir fonte de consulta para a equipe pedagógica. Esta consulta pode auxiliar no relacionamento e na integração da programação da escola. O documento referido é o:

A conquista da profissionalidade do SE exige deste pedagogo, uma tomada de consciência diante da realidade. Essa tomada de consciência deve ocorrer:

Em seus primórdios a função da supervisão escolar era fundamentalmente a de:

Entende-se que uma pedagogia para a autonomia se constitui em uma direção defensável para a supervisão, promovendo nos professores e nos seus alunos 'a competência para se desenvolverem como participantes autodeterminados, socialmente responsáveis e criticamente conscientes em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e de transformação social'. (Jiménez Raya et al., 2007, p. 1). VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educ. Soc. vol.30 no.106 Campinas Jan./Apr. 2009. De acordo com o excerto acima, sabe-se que somente esta visão de educação garantirá que a autonomia do educador se construa em estreita ligação com a autonomia dos educandos e não à sua margem, instituindo a autonomia como interesse coletivo. No cenário proposto, podemos avançar alguns princípios reguladores de uma prática supervisiva de natureza transformadora e orientação emancipatória, EXCETO:

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