As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. Maria do Socorro é pedagoga em uma escola que fica na região de Vitória. Para preparar a discussão sobre práticas curriculares que fará com os professores, ela analisou planejamentos de aula elaborados na escola e percebeu certa diversidade nas teorias curriculares que informam a prática dos professores:
Ensinar esses alunos nunca foi uma tarefa fácil. Implicou planejar e replanejar as ações que pudessem ter a participação de todos. Significou despender tempo, tanto para reflexões, quanto para a construção das práticas pedagógicas. Pensar em trabalhos que usassem pouco a linguagem escrita, mas que, ao mesmo tempo, a exercitassem exigia revisar leituras e práticas, refazer as trajetórias de aprendizagem dos alunos, dialogar com colegas especialistas em leitura e escrita, disponibilidade para criar novas práticas e estar aberta para a possibilidade de frustração. O tempo usado para o planejamento era inversamente proporcional aos resultados.
(Extraído do estudo de Goulart, 2011)
Este relato mostra a complexa tarefa do ensino que tem início no planejamento exigindo que o professor:
I. Conheça os alunos e a compreensão que eles têm dos conteúdos propostos para que estruture as experiências de aprendizagem, o que pressupõe conceber formas de representar e explicar o conteúdo.
II. Pense sistematicamente sobre a realidade, sobre a proposta de trabalho, sobre a prática, tendo em vista criar diferentes oportunidades de aprendizagem.
III. Desenvolva um planejamento suficientemente elaborado e que sua aplicação seja fiel ao que foi estabelecido para evitar adaptações no decorrer do processo de ensino.
Está correto o que se afirma em
Para cada uma das assertivas abaixo, marque V para verdadeiro e F para Falso, considerando os indicativos presentes na literatura educacional sobre o processo de planejamento.
I. O processo de planejamento do ensino deve incorporar diferentes dimensões, abarcando desde o planejamento de metas definidas em documentos nacionais, como o Plano Nacional de Educação, até as indicações do Plano Municipal de Educação e da Proposta Pedagógica da Escola.
II. Em geral, o planejamento docente contempla uma lista de conteúdos a serem ensinados, mas não necessariamente exige a apresentação dos objetivos e das atividades a serem utilizados no seu ensino.
III. É função do coordenador pedagógico acompanhar e subsidiar os professores no processo de planejamento de ensino.
IV. A realidade da sala de aula e o cotidiano imprevisível com que os professores se deparam no dia a dia são um empecilho para que exerçam a atividade de planejar a prática.
A sequência correta que classifica a veracidade das assertivas acima é, respectivamente:
O ser humano sempre organiza as suas ações e, assim, realiza o seu planejamento. Nem sempre percebe que está planejando diariamente. Quando Vasconcellos (2012) reflete sobre o planejamento, ele afirma que:
I. O objetivo de todo processo de planejamento é chegar à ação, mas esta deve estar atravessada por uma intencionalidade.
II. O ensino desprovido de sentido e reprodutivo existe somente com um planejamento.
III. A tarefa de educar é por demais importante e, também, complexa, o que não impede que seja realizada e que as decisões sejam tomadas isoladamente e no improviso.
Quais estão corretas?
Rodrigo Reis acaba de passar em um concurso para coordenador pedagógico na rede pública. No planejamento para formação da equipe de uma Escola Estadual para o primeiro semestre de 2022, Rodrigo propõe que trabalhem a partir de um projeto interdisciplinar. A justificativa que melhor traduz os princípios teóricos que fundamentam esse tipo de projeto é:
Plano de Aula: O planejamento de aula é considerado uma peça chave para o alcance de qualquer objetivo profissional. Ele é responsável por nortear a realização de suas atividades, bem como de suas ações, sendo imprescindível na carreira de um professor.
Ao elaborá-lo, é importante que preze pela clareza e objetividade, que o atualize periodicamente, que tenha conhecimento dos recursos disponíveis da escola, que saiba sobre as principais características de seus alunos, que aposte em metodologias diversificadas e inovadores e que tenha flexibilidade para lidar com imprevistos no ambiente escolar. Avalie os elementos de um plano de aula descritos
abaixo, e correlacione as colunas:
( I ) Tema
( II ) Objetivos
( III) Conteúdos
( IV ) Duração
( V) Recursos
(VI) Metodologia
(VII) Avaliação
(__) Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.
(__) Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. Se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.
(__) Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.
(__) Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.
(__) O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.
(__) Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil. Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.
(__) É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.
Marque a alternativa CORRETA da sequência de cima para baixo.
Vasconcellos (2002) concebe o planejamento como uma
oportunidade de repensar todo o fazer da escola, como
um caminho de formação de educandos e dos educadores;
sendo que o conceito de planejamento que descreve
apresenta como exigência: a participação. O autor afirma
que a proposta metodológica do planejamento participativo
oferece inúmeros benefícios, por exemplo, favorece o
envolvimento dos indivíduos, visto que nasce na própria
participação ativa de cada membro. De acordo com Vasconcellos,
a participação no planejamento é também um
elemento estratégico, visto que
Numa escola de ensino fundamental, os professores se reúnem para conversar sobre as aulas desenvolvidas e os objetivos trabalhados, bem como para planejar as ações, a partir da análise dos resultados obtidos. Essa prática indica que o planejamento:
Quanto ao planejamento pedagógico, assinale a alternativa correta.
Para facilitar o planejamento, o professor deve utilizar como
instrumento o plano de ensino, que serve para sistematizar
suas atividades de modo que contemple seus objetivos quanto
aos componentes curriculares, devendo ter a definição dos
objetivos, procedimentos metodológicos, avaliação e os
recursos necessários. Para tanto, é necessário considerar
O processo de planejamento de cada aula deve contemplar a forma de realização da avaliação que, na realidade, expressa a visão do professor sobre o que é e para quê serve "aprender". Sob esta perspectiva, se o profissional não iniciar sua aula ensinando algum elemento presente no currículo, mas aplicando uma avaliação diagnóstica, há sinais contundentes de que ele:
O ato de planejar se caracteriza como uma condição primordial no contexto educacional. Dessa forma, o planejamento se apresenta em diferentes níveis e com diversos propósitos, dentre os quais:
No que se refere ao planejamento no contexto escolar, analise as afirmativas abaixo: I. A prática pedagógica torna-se uma escolha de vida. O professor precisa estar ciente de sua função emancipadora, concretizando-a em suas ações, bem como a sua identidade sociopolítica, quando ele trabalha com a realidade ao redor. II. Se o planejamento é a identidade da escola, o currículo vem a ser sua concretização, mediante a execução do mesmo na prática de ensino, sendo indispensável no sistema educacional. III. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social; é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade. Assinale
O processo de ensino é composto por elementos que devem ser considerados na elaboração do planejamento escolar. Esses elementos são:
“A elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular, com a participação das famílias e em interface com os demais serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros necessários ao atendimento."
Sobre o trecho acima: