Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa incorreta sobre "avaliação":
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, assinale a alternativa que condiz com os temas transversais de Língua Portuguesa:
As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Em contato com essas produções, o aluno do ensino fundamental pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas em torno da aprendizagem artística e estética. Ao mesmo tempo, seu corpo se movimenta, suas mãos e olhos adquirem habilidades, o ouvido e a palavra se aprimoram, enquanto desenvolve atividades nas quais relações interpessoais perpassam o convívio social o tempo todo. Muitos trabalhos de arte expressam questões humanas fundamentais: falam de problemas sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos, perguntas e inquietações de artistas, documentam fatos históricos, manifestações culturais particulares e assim por diante. Sobre o que é necessário para que exista essa manifestação cultural, assinale a alternativa CORRETA.
“Pesquisas realizadas desde a década de _____ (HARDY; PLATONE; STAMBACK, 1991) enfatizam que todas as crianças podem aprender, mas não sob qualquer condição. Antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, bebês e crianças são capazes de interagir a partir de outras linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, faz-de-conta, entre outras) desde que acompanhadas por parceiros mais experientes [...]." (Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil – Volume 1).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, sobre os números racionais, julgue as alternativas como verdadeiras V ou falsas F:
( ) Se o “tamanho" da escrita numérica, no caso dos naturais, é um bom indicador da ordem de grandeza (8345 > 83), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério.
( ) Cada número racional pode ser representado por diferentes, mas finitas, escritas fracionárias.
( ) Ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1), a expectativa é a de encontrar um número menor que ambos.
( ) Se a sequência dos números naturais permite estabelecer sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números
racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional.
Os temas transversais são constituídos:
Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).
Os objetivos dos PCN’s se definem em termos de capacidades de ordem:
Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que a educação básica tem a função de garantir condições para que o estudante construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente.
Para tanto, é necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas(os):
1.a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
2.o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.
3.a autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.
4.as habilidades manuais capazes de formar estudantes capacitados para competir no mercado de trabalho.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No que diz respeito às competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, considere os seguintes itens:
I. analisar a distribuição desigual pela população dos efeitos positivos decorrentes da aplicação dos conhecimentos biológicos e tecnológicos na medicina, na agricultura e na indústria de alimentos;
II. reconhecer as formas pelas quais a biologia está presente na cultura atual, quer seja influenciando a visão de mundo quer seja participando de manifestações culturais, literárias, artísticas, dentre outras.
III. confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Faz parte das competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia o que consta em
Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.
Nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, os temas que serão estudados e possibilitarão o desenvolvimento das competências e habilidades almejadas são divididos em apenas dois grandes eixos: álgebra e geometria.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.
Em decorrência da aridez e da especificidade dos conteúdos da química, a contextualização e a interdisciplinaridade constituem eixos secundários na organização das dinâmicas interativas no ensino de química.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.
As atividades práticas não devem ser meras repetições dos procedimentos experimentais, mas sim possuir caráter investigativo, para que o aluno possa compreender a relação teórico-conceitual da situação real.
Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Os objetivos gerais dos PCN incluem a utilização das diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio de o aluno produzir, expressar e comunicar ideias.
A respeito de temas transversais, julgue o item que se segue.
Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania, além de atenderem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.
Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.
De acordo com os PCNEM, o professor de arte pode eleger competências e habilidades necessárias a uma aprendizagem específica e mais restrita ao campo da arte, desconsiderando as demandas interdisciplinares.