A concepção política e pedagógica que orienta essas diretrizes para as escolas indígenas é a de
Nas últimas décadas, as políticas públicas têm intensificado a preocupação com o direito ao acesso e à permanência na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 atualizada, representa um marco na história recente da educação brasileira. Em relação à Educação Básica, analise as afirmativas abaixo.
I. Engloba também a Educação de Jovens e Adultos, educação especial e a educação do campo.
II. Expressa um ensino universal, destinado à formação comum sendo compreendida como um direito público.
III. Expressa uma concepção restrita de educação com a prevalência da prática habitual de limitá-la ao domínio da habilidade de ler, escrever e contar.
IV. Reconhece a função eminentemente pedagógica do atendimento às crianças de zero a cinco anos na educação infantil.
Estão corretas apenas:
Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem com cegueira de gênero na geografia escolar.
No que se refere à função social da educação e da escola, assinale a alternativa INCORRETA:
O educador José Carlos Libâneo defende uma concepção de educação crítica-social. Para Libâneo (2007), nessa concepção, os objetivos da escola são, EXCETO:
"Cabe ao educador evidenciar em sua prática pedagógica um agir que não acabe reproduzindo apenas conteúdos programáticos, mas sim um pensar e agir reflexivo."
(OLIVEIRA et al., 2015)
A tendência pedagógica a que se refere esse fragmento de texto é a:
Observe:
I. Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
II. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
III. Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e todos os estabelecimentos de ensino.
IV. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.
V. Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
Segundo a Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:
Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A educação, ao longo de toda a vida, baseia-se em 4 pilares: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a aprender a ser. Por isso, a educação é uma construção contínua da pessoa humana, de seu saber e de suas aptidões, mas também da sua capacidade de discernir e agir.
Diante dessa colocação, podemos afirmar que a educação, baseada nos 4 pilares recomendados pela UNESCO, é uma educação que corresponde corretamente ao item da alternativa:
“As profundas contradições que marcam a sociedade brasileira indicam a existência de graves violações destes direitos [Direitos Humanos] em consequência da exclusão social, econômica, política e cultural que promove a pobreza, as desigualdades, as discriminações, os autoritarismos, enfim, as múltiplas formas de violência contra a pessoa humana. Essas contradições também se fazem presentes no ambiente educacional (escolas, instituições de educação superior e outros espaços educativos). Cabe aos sistemas de ensino, gestores/as, professores/as e demais profissionais da educação, em todos os níveis e modalidades, envidar esforços para reverter essa situação construída historicamente. Em suma, essas contradições precisam ser reconhecidas, exigindo o compromisso dos vários agentes públicos e da sociedade com a realização dos Direitos Humanos." (PARECER CNE/CP, n. 8/2012)
A Educação em Direitos Humanos vem sendo entendida como uma mediação necessária de acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos, bem como um alicerce para a mudança social. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
Assinale a alternativa incorreta. As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:
Leia a manchete a seguir.
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Observe a figura a seguir.
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
No TEXTO 06, a personagem Susi, por razões conhecidas, parece não desejar estar próximo a
Calvin e fazer com ele a tarefa escolar. Para Wallon (1981, p. 232), no período entre os sete e
doze anos (ou mesmo quatorze anos), é comum perceber que as crianças desenvolvem laços de
companheirismo que se tornam habituais. Estes laços podem ser percebidos na escola pelo
assistente de alunos no momento em que são formados e se perpetuam grupos de amizade entre
estudantes. Sobre a formação, manutenção e dinâmica destes grupos, é CORRETO afirmar que
Leia a manchete a seguir
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal: